536 - O MEU SIM!
Digo SIM à vida! Quero viver! Viver muito, fazer muito, levando as pessoas a viverem melhor. Quero mostrar que vale a pena ser mais tolerante, mais paciente, mais assertivo, mais e mais serviço!
Tantas vezes, pude dizer SIM! Um SIM verdadeiro, carregado de boa vontade e responsabilidade. Sim, eu posso, eu quero, eu ajudo, faço, por você, este sacrifício.
Porém, muitas vezes, é necessário dizer "não", o que deve vir, certamente, com argumentos verdadeiros, embora eu saiba que nem sempre serão aceitos de boa vontade. Creio ser necessária tal atitude, porque é preciso investir na educação do outro, para se evitar a instalação de uma dependência prejudicial.
Tenho pensado nisto. Se eu sempre digo Sim, todas as vezes que alguém se considerar necessitado de ajuda, posso estar favorecendo a criação de um círculo vicioso, de cansaço de um lado, e preguiça do outro. Por isto, acredito ser necessário, analisar bem cada situação e, vez por outra, dizer "não" explicando claramente o porquê do mesmo.
Porém é exatamente neste ponto que me embaraço, pois acho difícil ser sincera naquilo que sinto não estar muito de acordo e tenho dificuldade de dizer a verdade, embora esta me pareça tão clara. Tenho receio de machucar alguém. E assim, continuo com o Meu Sim.
Preciso ir amadurecendo a ideia do "Não" para que tal comportamento seja mais educativo, favorecendo a compreensão do outro e o crescimento em atitudes mais maduras. Concorda comigo?
(Celina - 23/12/21)