terça-feira, 29 de junho de 2021

526 - Em que curva do Caminho?

 526  -  Em que curva do Caminho?

Onde?... Em que curva do Caminho se perdeu, a Humanidade redimida? Redimida pelo Filho de Deus! Onde? Em que curva, se perderam tantos e tantos filhos de Deus?

Deus - para a humanidade - era aquele Javé, lá longe, que só falava com os profetas. E poucos eram os que acreditavam. E se afastavam das Leis de Deus. E se perdiam pelo caminho. 

E Deus cobrava: queria que os homens permanecessem bons, boas criaturas, felizes, usufruindo de tudo o que Ele havia criado e colocado à sua disposição.

Mas em Gênesis 6, 5  e seguintes, lemos: "Javé viu que a maldade do ser humano crescia na terra e que todo projeto do coração dele era sempre mau. Javé arrependeu-se de ter feito o ser humano sobre a terra e seu coração ficou triste. E Javé disse: 'Vou eliminar da superfície do solo, o ser humano que criei, desde o ser humano, até os animais domésticos, até os bichinhos, até as aves do céu, porque me arrependo de tê-los feito.' Noé, porém, alcançou graça diante dos olhos de Javé."

E aí, Deus mandou o dilúvio, salvando apenas a família de Noé e um casal de cada animal. Depois, precisou exterminar os habitantes de Sodoma e Gomorra - episódio que conhecemos.

Assustamos, muitas vezes, lendo e refletindo sobre os passos da humanidade, no Antigo Testamento. Mas aí, chegamos ao Novo. Novo, de verdade! Porque o Filho, que nos foi dado, veio nos trazer um Deus diferente: um Deus muito próximo de nós, sempre presente, com quem podemos falar. Um Deus misericordioso - um Pai! E aí, Ele nos ensinou a Oração do Pai Nosso. 

Um Pai que nos ensina, que nos adverte, que cobra de nós, mas que é bom e nos ajuda - Ele mesmo - a nos arrependermos das nossas faltas, a pedirmos perdão e retomarmos o caminho. Um Pai bondoso!

Então, se tudo isto nos foi ensinado pelo Salvador, por que a Humanidade está se afastando tanto de Jesus, Ele que é "o Caminho, a Verdade e a Vida"? Se queremos viver em Paz, às claras,  precisamos urgentemente, retomar o caminho! Mesmo que tenhamos distanciado tanto, daquela curva - que já nem sabemos mais onde fica - mesmo que possa parecer dolorido, não pode ser um caminho sem volta!

Vamos, meus irmãos, enquanto é tempo! Vamos retomar os caminhos do Senhor! Vejamos o Decálogo: o que é que não estamos cumprindo? Onde ficou parada a nossa alma? Em que ponto, nos deixamos levar pela mentira, pela insensatez, pelo sentimento de morte?...

Retornemos a Jesus: Ele é realmente o nosso Salvador. Ele veio para isto. Assim, mostrou-nos o caminho, sofreu por nós, morreu por nós, ressuscitou, para mostrar-nos como será a nossa 'Passagem". 

Voltemos a Jesus. Ele é o Caminho, o único caminho que nos levará de volta ao Pai! Peçamos à doce Virgem Maria que nos ajude a reencontrar Seu amado Filho Jesus. 

(Celina  -  29/06/21)

Nenhum comentário:

Postar um comentário