442 - Xerox
No meu tempo de aluna, não havia xerox; a gente precisava copiar tudo que tivesse que guardar para recordar depois, intensificando os estudos. No início do meu magistério, surgiu o mimeógrafo, facilitando um pouco mais a vida dos estudantes, pois nós, professores, mimeografávamos os textos para que eles os tivessem, lendo e guardando para trabalhos posteriores.
Ainda na minha caminhada de professora - e depois, supervisora - surgiram os xerox e aí é que os alunos quase nada escreviam, pois já vinha tudo pronto. Tranquilidade, não é? E ainda surgiram livros que chegavam para eles já com as atividades no jeito, apenas para marcar com um x, sublinhar, ou escrever algumas palavras e pequenas frases, facilitando mais ainda a vida escolar de crianças e jovens.
Porém, os dois parágrafos anteriores são apenas uma introdução ao assunto que quero abordar hoje, cujo teor é muito profundo: não existe xerox do ser humano! Não se copia uma pessoa! Ela é única, um ser que não se repete; uma vida que é só dela! Cada ser humano é dotado de sua identidade própria, sua filiação, sua experiência de vida, seus passos, seus projetos, seus estudos, seus trabalhos, sua vida enfim!
Cada pessoa, ao ser criada, recebe de Deus, uma alma imortal que voltará para Ele, quando for determinado. Esta parte é DELE. Cabe a nós tentar conservar esta alma que nos foi dada, o mais pura possível! E sempre que for manchada de alguma forma, deveremos pedir perdão para limpá-la novamente - e seguir em frente! Felizes os que conseguirem levá-la para Ele, sem muitas impurezas.
Mas isto, Ele mesmo na Sua bondade, já providencia desde o início. Pois, ao nos entregar uma alma imortal, Ele nos dá também, de presente, um Anjo da Guarda, que é só nosso, e que caminhará conosco durante toda a vida terrena. Cabe a nós, procurar ouvir seus conselhos e caminhar retamente.
Além disto, para nos livrar da mancha original, Ele nos deu ainda, o Sacramento do Batismo, depositando em nós, a grande virtude da fé! Que maravilha! E ainda tem mais: assim como Jesus prometeu e mandou o Espírito Santo Paráclito, podemos contar com Sua sabedoria também em tudo o que fazemos. Não é maravilhoso?
Tudo isto porque Deus nos nos ama, nos deu o livre arbítrio e sabe que a pessoa pode, levada pelo inimigo, apesar de todo esse suporte, chegar a deslizes de que se arrependerá profundamente. Por isto, entregou-nos também os outros Sacramentos, não é fantástico? Pois se, num momento de fraqueza, desconsideramos os Seus mandamentos, temos a chance de nos reconciliar com Ele. Deus é maravilhoso!
Volto a reafirmar meus irmãos: não existe xerox de nenhum de vocês; nem de mim também! A responsabilidade por esta vida é de cada um de nós. E é só esta vida, esta oportunidade que nos foi dada; não existe outra! Em Hebreus 9,27 lemos: "... os homens morrem uma só vez; depois virá o juízo final." Percebem? Não haverá uma segunda chance. É agora!
Eu os convido a meditar comigo hoje: Como está nossa relação com o nosso Anjo da Guarda? E com o Espírito Santo de Deus? Com os Sacramentos?... E com os nossos irmãos? Pensemos nisto!
(Celina - 16/05/2020)