sábado, 12 de setembro de 2015

160 - SABER VIVER

160 - SABER VIVER

Caiu-me às mãos hoje, totalmente por acaso, um exemplar de "O Mensageiro da Catedral". Um dos artigos que me chamou a atenção e cujo título utilizo nesta crônica, inicia-se  assim: "De uma pessoa anônima: Este é o começo de um novo dia. Deus me deu este dia para utilizá-lo bem, e assim o farei. Eu posso desperdiçá-lo. Quando o amanhã chegar, o hoje terá ido embora para sempre. E espero não me arrepender do preço que paguei."

Quanta responsabilidade pelos nossos atos! Quantas vezes já nos arrependemos por ações impensadas, palavras que nunca deveriam ter sido proferidas, omissões desnecessárias que nos fazem lamentar ardentemente não ter condições de voltar o tempo, pois, certamente, faríamos diferente.

Mas, como bem disse o texto, o tempo jamais voltará. Quando o hoje se tornar ontem, terá ido embora para sempre. Portanto, vamos procurar estar atentos a tudo que pode ser feito hoje, procurando ser pessoas melhores, responsáveis, comprometidas com o bem.  

Não podemos ser negligentes naquilo que necessitamos fazer, não devemos ficar indiferentes às necessidades dos que nos rodeiam, precisamos pesar bem as nossas escolhas para que possamos errar menos,  não nos arrependendo de preferir isto, àquilo...

E especialmente, que sejamos construtores da paz, evitando sentimentos negativos de indiferença, de ódio, de vingança, pois que estes nos fazem adoecer de arrependimento ou, pior, de remorso (v. postagem 78 - vol. 2). Estejamos atentos e abertos a todas as oportunidades de crescimento emocional e espiritual. O dia de hoje é realmente um presente; façamos bom uso dele!

159 - CORAGEM

159 - CORAGEM

Somente os fortes têm a coragem de se parecer fracos; somente os sábios possuem a coragem de viver a humildade, somente os corajosos enfrentam as dificuldades com um sorriso...

É preciso ir além; transpor todas as barreiras com otimismo; viver períodos difíceis com serenidade e  não se deixar abater por ventos contrários.

Ter coragem é isto; não se intimidar diante dos transtornos da vida; é levantar a cabeça e seguir adiante; é arregaçar as mangas e recomeçar, com firmeza.

Se necessário partir, deixar tudo pra trás, que seja feito. Se necessário ficar, fazer todo o possível para permanecer em paz, sem constrangimento. 

É importante agir de tal forma que não se dê lugar ao arrependimento, à desordem mental, ao remorso... E se algo chegar a incomodar, procurar uma solução pacífica para o caso a fim de que se possa evitar um mal maior e manter a saúde psíquica. Como é bom viver em paz!