OS DEZ MANDAMENTOS
Criança, você sabia que os dez mandamentos existiam desde aquela época? Não sabia? Pois foi naquela ocasião que Deus entregou para Moisés, lá no Monte Sinai, as famosas "Tábuas da Lei". Como foi isto?
Para uma boa convivência, é preciso conhecer regras a que todos devem obedecer. Moisés subiu ao Monte Sinai para que Deus o orientasse nesse sentido. E Deus então lhe entregou dez pequenas regras escritas, de um lado e do outro, em duas tábuas de pedras.
Porém, Moisés se demorou tanto lá no monte que pensaram que nem voltaria mais. Então, exigiram de Aarão que lhes fizesse um bezerro de ouro, a quem todos deveriam adorar! Ele então ordenou que trouxessem para ele todos os brincos de ouro de suas mulheres para que ele pudesse derreter e fazer o tal bezerro a ser adorado.
Quando Moisés voltou e viu o povo em festa, dançando em volta daquele bezerro, ficou tão indignado que jogou com força as duas pedras no chão, espatifando-as. Ficou muito triste, muito triste mesmo - e nem sabia como falar com Deus sobre aquilo. Ficou decepcionado com seu povo, a quem Deus sempre ajudara.
Eta povo, de cabeça dura! Deus salvara aquela gente da escravidão do Egito, tirando-os de lá depois das dez pragas que enviara, abriu o mar para eles passarem a pé enxuto, mandou depois o maná para eles, mandou codornizes, fez nascer água da rocha, ia cuidando direitinho do seu povo escolhido, mas, mesmo assim, constantemente se revoltavam contra Deus.
Será que Moisés chegou a levá-los à terra, prometida por Deus, a Abraão, o primeiro grande patriarca do povo escolhido?
(Celina-- 17/08/24)