52 - A ESCOLA
Pois é... O Lucas foi pra escola! A mãe está toda preocupada, caminhando rente com ele. Na foto que postou no Facebook, escreveu: "Ontem foi o primeiro dia. Ficou bem. Hoje agarrou em mim como se fosse pra salvar a própria vida, mas depois de umas duas despistadas e saídas fui embora de vez e ele ficou até o final. Fiquei jururu nos dois casos. Vamos ver amanhã. Acho que ele está indo bem. Na hora de ir embora hoje, pedi pra ele dizer que voltava amanhã, dar beijo e agradecer e ele fez tudo direitinho".
É engraçado: as mães querem que os filhos fiquem na escola - mas ficam um pouco decepcionadas quando eles ficam bem longe delas; alguns já no primeiro dia, dão adeus à mamãe com a maior tranquilidade, como se quisessem ficar livres dela por algum tempo.
Cortar o cordão umbilical... dói mesmo! - eu acho que dói... É muito complicado. Mas, necessário, com certeza! E quanto antes a criança conseguir ficar bem com outras pessoas, compreender que a mamãe vai, mas volta, ou que ela, a criança, fica na escola durante um certo período, porém volta para o aconchego do lar, quanto antes for capaz de entender esta dialética da vida, melhor para ambos. Então, vamos ajudar nossos filhos a vencerem todas as etapas, naturalmente, sem nos estressarmos, pois depende muito mais de nós, adultos, que deles, coitados! Vamos ajudá-los!