115 - DEUS EXISTE!
Esta foi a conclusão maravilhosa a que chegou o grande escritor Augusto Cury, neste lançamento arrojado a que denominou "Os segredos do Pai-Nosso, A solidão de Deus". Tenho lido várias obras deste autor, mas esta, eu a considero especial, porque aqui ele se declara abertamente que era ateu, que fez tudo para provar que Deus não existe e - Graça Divina! - conseguiu provar o contrário!
Veja, na íntegra, o que ele escreveu no décimo parágrafo da Introdução, página onze: "Eu fui um dos ateus mais críticos que já existiram. Mas, depois de intensa reflexão, me convenci de que não há discurso ateísta que aplaque a ansiedade inconsciente do ser humano pela compreensão da vida e pela continuidade da existência. O vácuo da inexistência imposto pela morte nos perturba profundamente. Só não se inquieta quem nunca o analisou."
E no capítulo onze: " Tal inquietação, longe de ser negativa, é uma fonte inesgotável que impulsiona o saber e alimenta a produção de teólogos, filósofos, pensadores, cientistas. Sempre haverá um prazer da mente humana pelo desconhecido, pela superação das intempéries. Sempre haverá o desejo irrefreável de desvendar o Autor da existência."
Parágrafo doze: " Einstein também foi consumido por essa inquietação. Não se contentou em produzir conhecimento sobre a relação espaço-tempo. Queria entender Aquele que inaugurou e fundamentou os elementos da existência. Desejava perscrutar a mente de Deus."
... E assim, Augusto Cury continua suas reflexões... Vale a pena ler. Voltaremos a falar disto depois. Hoje tenho pressa, mas até onde li, já me satisfez plenamente, porque vai clareando cada vez mais a verdade suprema. Obrigada, Carol, pelos dois volumes desta empolgante obra.
(Ai! Daqui a pouco vou para a Capela: Missa de sétimo dia por intenção da alma do meu irmão Geraldo que partiu para a eternidade. Precisamos crer: DEUS EXISTE - e está com ele neste momento em algum lugar da amplidão do Universo. E está conosco aqui também. Que Ele nos abençoe e nos conforte nos momentos de dor! Amém!)