451 - P X
Cristograma muito utilizado na Hóstia Consagrada e nas vestes litúrgicas. Usado antes mesmo do imperador Constantino que o mandou colocar em seu estandarte militar romano. É formado pelas duas primeiras letras da palavra Cristo, em grego, não assim como eu as registrei no título desta, mas são letras maiúsculas sobrepostas; monograma gravado nos escudos dos soldados e, após uma importante vitória, ficou conhecido como o "lábaro de Constantino". Ele era filho da nossa tão venerada Santa Helena, aquela que mandou procurar até encontrar, a Cruz, onde Jesus foi cruelmente pregado.
Santa Helena, a mãe do imperador Constantino, foi uma pessoa de muita fé e que influenciou seu filho, para o bem do cristianismo. Lembra do Édito de Milão? Pois é. Até então havia uma perseguição enorme aos cristãos que precisavam se reunir às escondidas, para seus cultos religiosos. A partir do ano 313 - 13 de junho - com a promulgação do documento do imperador, o Império Romano deixou de perseguir os cristãos que já podiam se encontrar livremente. Além da liberdade religiosa, eles contaram ainda com a devolução dos lugares de culto e as propriedades que haviam sido confiscadas.
Assim, o monograma acima se tornou também um dos símbolos católicos como o JHS ou IHS e outros mais. Como disse na crônica anterior, sempre ficava curiosa com esses monogramas utilizados nas celebrações e acho que vale a pena pesquisar sobre os mesmos.
Porém, é preciso um tempo maior e uma dedicação muito grande aos estudos para se compreender a História da religiosidade de um povo que caminha e que teve, na vinda do Filho de Deus ao mundo, um ganho imenso na tentativa de compreensão das coisas eternas. Muito difícil tudo isto. E não podendo saber como será daqui para a frente, vamos, pelo menos, procurar conhecer e compreender o passado, o que também não é nada fácil!
Enfim, precisamos contar mesmo é com a ajuda da sabedoria divina até onde a Trindade Santa nos pode, ou nos quer revelar. Há pessoas, como alguns dos grandes Santos, que tiveram lindas revelações. E algumas pessoas atualmente também. Resta-nos procurar conhecer um pouco, contentando-nos com as migalhas de reflexões, a que podemos ter acesso. E é apenas isto! Procure viver sempre com o Cristo: P X - Alfa e Ômega!
(Celina - 19/06/2020)