PROBLEMAS E SOLUÇÕES
A vida se tornando cada vez mais difícil para o povo hebreu, apesar dos esforços de Moisés e Aarão. Reclamaram que estavam com fome. Deus mandou o maná. E o que era o maná? Eram grãos que caíam toda noite, com o orvalho. Pela manhã, o orvalho ia se desfazendo; eles catavam aqueles grãos, socavam e faziam pães, bolos... e comiam.
Com o passar dos tempos, começaram a reclamar que já estavam fartos daquele "alimento miserável" e gostariam de ter carne para comer. Moisés falou com Deus e a resposta foi: "pela manhã, eles têm o maná; à tardinha, virão codornizes em abundância e eles terão carne com fartura". E assim aconteceu. Algum tempo, sem grandes problemas.
Mas nunca foi fácil! Havia sempre no ar uma grande interrogação: Quando chegariam à tal "Terra Prometida"? Haveria mesmo uma terra assim onde "corria leite e mel"? Como a encontrariam?... E o pobre do Moisés sempre sobrecarregado com tantos questionamentos. Em sua tenda, recebia os curiosos que queriam saber isto... saber aquilo... e reclamavam de tudo...
Um dia, chegou ao acampamento, o sogro Jetro, com a esposa de Moisés e seus dois filhos. E foram levados à tenda dele. Moisés então falou com o sogro de todas as coisas que já haviam acontecido, desde as pragas do Egito, a falta de água, o maná, as codornizes, tudo, tudo... e falou do seu cansaço.
Então seu sogro lhe deu bons conselhos que suavizaram bem a sua situação. Aconselhou-o a escolher homens de sua confiança e que seriam responsáveis por determinado grupo de pessoas. Assim, qualquer reclamação ou questionamento, a pessoa iria à tenda de seu chefe imediato e ele tinha autonomia para resolver os pequenos problemas. Somente os grandes, seriam levados a Moisés. Ele ficou satisfeito com as palavras de seu sogro, fez da forma como ele aconselhou e ficou bem mais suave seu fardo a partir dessas decisões. E depois?
(Celina - 08/08/24)