BELAS SURPRESAS!
José estava aguardando a volta dos irmãos e, assim que chegaram, começou a questionar sobre o suposto mau comportamento deles, enquanto ele esperava somente gratidão. Judá então encheu-se de coragem e relembrou "àquele senhor" toda a conversa deles sobre Benjamim e o pai, na primeira viagem.
Por fim, José não aguentou mais. Pediu que todos os escravos saíssem e confessou a eles que ele era o José, seu irmão que eles haviam vendido um dia... E pôs-se a chorar tão alto que chamou a atenção dos que estavam lá fora.
Todos ficaram muito assustados e envergonhados, certamente, muito arrependidos também; mas José os tranquilizou dizendo que foi Deus quem permitiu que tal acontecesse, pois, com certeza, seria muito mais difícil para eles, resolverem o problema da fome, se a história fosse outra. Então todos se abraçaram e choraram muito.
Os que estavam lá fora, perceberam a situação e foram contar tudo ao faraó, que determinou que José trouxesse toda a sua família para morar ali com eles no Egito. E disse aos escravos que levassem carruagens a Canaã pra trazerem a todos com suas esposas, seus filhos e todos os animais deles, todos os seus pertences para morar num dos melhores lugares do país.
Jacó teve muita dificuldade para acreditar em tudo o que os filhos contavam sobre José, e sobre a oferta do faraó... Mas quando viu os carros que estavam ali no pátio para levá-los, deu graças a Deus por Ele não ter se esquecido de seu povo. E se mostrou, afinal, muito feliz por poder abraçar seu filho José, antes de morrer!
(Celina - 06/07/24)