sexta-feira, 22 de janeiro de 2016

207 - VIDA BOA!...

207  -  VIDA BOA!...

Semana intensa, muito intensa: resolvi, no primeiro dia, que visitaria meus irmãos - deu-me uma vontade imensa de estar um pouco com eles! - e, sem dizer coisa alguma a quem quer que seja, após a missa, fui à rodoviária e comprei as passagens. Que bom que temos ônibus que nos oferecem a oportunidade de estarmos ao lado dos nossos, de vez em quando. Já agradeci muito a Deus, quando meus pais estavam doentes,  e, de uma hora pra outra, eu precisava vê-los. 

Mas um ônibus apenas, não me levaria tão longe assim: com uma de  minhas sobrinhas, em poucas horas, cruzei os mares, visitei Portugal, França, Holanda e a grande Itália, com sua histórica Roma - e o meu sonho, o Vaticano!

Em poucas horas, desfilaram-se ante nossos olhos, para nossa contemplação, entre outras, imagens lindíssimas da fascinante Paris, a bela Amsterdam, Florença maravilhosa, belezas tantas que nos fascinam... contrariando uma mensagem de whatsaap, que recebi recentemente, sobre ver fotos de viagens encantadoras de outras pessoas... Foi cansativo?... Nem um pouco! Mais de três mil fossem, Maria Emília, e eu as veria com avidez, saboreando as suas explicações, enquanto seus olhos brilhavam, como se as visitasse de novo! Foi ótimo estar com você durante algumas horas, num fantástico tour pela Europa. Muito obrigada!

E foi muito interessante, no terceiro dia, ao iniciar a viagem de volta, alguém do meu lado pergunta: "Que cidade é esta?" Teixeiras, respondi. Pra onde você vai? "Mariana". Bastou esta primeira pergunta, para que entabulássemos um diálogo gostoso, que fez com que o percurso fosse pequeno para eu percorrer com ela, as montanhas geladas do Colorado, as belezas incríveis de Chicago, o famoso "Feijão" do qual nunca havia ouvido falar, e outras tantas maravilhas, pois essa estudante de medicina veterinária da UFV falava de seu intercâmbio nos Estados Unidos com uma empolgação tão grande que me senti um dos cinco, percorrendo aquelas paragens; cheguei a sentir o frio de vinte e cinco graus negativos, ao tocar o solo esbranquiçado e participar da guerra de neve com os outros da equipe. Obrigada, Nayara, você tornou ainda mais agradável a minha rápida viagem. 

Fiquei pensando, quando ela ficou em Mariana: Como pude percorrer em três dias, tantos lugares?! Deus é maravilhoso de me permitir uma vida boa assim, desse jeito, com pessoas maravilhosas, que nos dão atenção e se prestam a nos ensinar tantas coisas!

Pensar agora no chá das cinco, com tanta gente falando ao mesmo tempo, as orações em conjunto, a visita à antiga imagem de Nossa Senhora da infância de meus filhos, na Rua Santa Teresa, a rápida passagem pela Igreja de Santo Antônio, nosso padroeiro, tudo isto me dá uma alegria imensa, sem contar a resposta imediata pelas nossas orações, joelhos no chão, em prol da extinção completa do incêndio, ao lado da escola de nossa irmã, cujas labaredas e rolos de fumaça nos assustaram tremendamente, não foi, Tia Marta? 

Obrigada, Tia Alcina, você fez com que a decisão da viagem, fosse imediata; nem deu tempo pra pensar. Obrigada! Foi muito bom! Agradecimentos à Tia Graça, Tia Luzia, Tia Lúcia, Tia Cida, tias todas, muito consideradas pelos sobrinhos, pela alegria e empolgação com que recebem a todos, gente fina demais!

E como estou resgatando pequenos antigos poemas, aqui vai mais um, sobre uma viagem que fiz, através de uma foto que recebi:

ILHA DE PAQUETÁ



Hoje, a Marta, minha irmã, me ligou cedinho. 
Tinha "umas coisas" para me contar. 
Foi ela que, a passeio um dia, nesse maravilhoso lugar,
me mandou um cartão postal.
Entusiasmada, escrevi:
******************

ILHA DE PAQUETÁ

******************


GANHEI HOJE
UM CARTÃOZINHO
DA ILHA DE PAQUETÁ.
QUE MARAVILHA!

***********************

VEJO CRIANÇAS
BRINCANDO NA AREIA
E TANTAS PESSOAS
DEITADAS AO SOL!

************************

VEJO BARCOS
OCIOSOS,
VEJO PEDRAS
MARAVILHOSAS!

***********************

ALGUM VERDE
E MUITO ANIL.
OH, COMO É LINDO,
ESTE MEU BRASIL!!!

**************************