quarta-feira, 30 de outubro de 2013

55 - VISITAR


55- VISITAR

"Maria foi às pressas, a uma  cidade de Judá..." Assim proclama a Sagrada Escritura. Era a virgem, milagrosamente  grávida, que visitava a anciã estéril, também milagrosamente grávida! A Virgem Maria, Mãe do Filho de Deus,  que vai levar para Isabel, mãe de João Batista, o maior de todos os presentes do mundo: Jesus, Nosso Salvador! É o Antigo Testamento que recebe a visita do Novo: coisas de Deus!

Vai apressadamente! Vai assim que fica sabendo da gravidez de  sua parenta, ela, que já estava na velhice.Vai para levar-lhe um presente - e para ajudar. Não foi a Ain Karin, somente por curiosidade, não foi para dar trabalho, mas, foi para ajudar nos afazeres domésticos, certamente, conversarem sobre recém-nascidos, os primeiros cuidados... Foi para dar um apoio moral, psicológico... E foi, com certeza, para comemorar!

E assim que aquela mãe ouve a saudação de Maria -  conta o Evangelista - a criança salta de alegria no seu ventre. E Maria canta as maravilhas de Deus!

Imagino as duas mães - marinheiras de primeira viagem - providenciando paninhos, tecendo roupinhas, tricotando... tricotando...

Li uma vez -  não me lembro onde - que  Maria não pôde esperar o nascimento de João Batista porque ela ainda não havia passado pelas dores do parto: na cultura deles, somente quem já tinha dado à luz, poderia assistir a alguém num momento tão delicado. E assim, Maria volta pra casa; e, conta a lenda, que Isabel prometeu que mandaria fazer uma grande fogueira para anunciar o nascimento do filho; daí a origem da fogueira de São João. 

João Batista - um Santo do qual se comemora o nascimento e também a morte, ou seja, a passagem para a outra vida, sua entrada triunfal na eternidade! E embora sua cabeça tenha sido oferecida como prêmio por uma simples dança, no céu ele comemora em seu corpo glorioso. Coisas de DEUS!!!