segunda-feira, 24 de junho de 2024

585 - ENFIM...TERRA À VISTA!

 ENFIM...TERRA À VISTA!

Continuavam ouvindo o barulho da chuva... Mas a arca era toda fechada. Ainda bem que nela  havia espaço suficiente para todos. Só precisavam ter paciência - e esperar...

Enfim, um dia, a chuva parou. Noé foi lá pra cima e abriu a claraboia. Olhou: só água... norte, sul, leste, oeste! Água por todos os lados; nada mais se via...  Pela claraboia, Noé soltou um dia um corvo para ver se as águas estavam baixando; mas ele voltou, porque não havia ainda onde pousar. Era continuar lá dentro. E ninguém sabia por quanto tempo...

Desceu  -  e deu a notícia: muita água! Teriam que esperar a água baixar, a arca pousar em terra firme - para que pudessem sair.

Mandava o corvo - e ele voltava. Um dia, mandou uma pomba; e ela voltou também, sem achar onde pousar. Sete dias depois, mandou-a de novo; e ela trouxe um ramo de oliveira no bico. 

Até que enfim: terras à vista! Já estavam com saudades de pisar em solo firme. E Deus disse a ele que descesse da arca com sua família e tirassem também todos os animais. Que fossem fecundos e povoassem novamente a terra. 

E Deus firmou com Noé uma aliança; formou no céu um lindo arco-íris, dizendo-lhe que todas as vezes que o vissem, lembrassem do dilúvio, pois aquele seria o único: nunca mais usaria  o dilúvio para exterminar os seres humanos da face da terra. Isto foi há muitos anos! Quarenta dias de fortes chuvas ininterruptas e cento e cinquenta dias para as águas baixarem! É muito tempo... Muito mesmo!

Porém, o que salvou a humanidade foi que Noé acreditou! Ouviu a Palavra de Deus, creu nela, arregaçou as mangas, convenceu a família a obedecer. E tudo se fez, como Deus havia planejado! E este foi o valor da fé e da obediência!

(Celina 23/06/24)


584 - NA ARCA

  NA ARCA

Já disse que a arca era muito alta; e muito larga também; cheia de repartições. Para quê? Se fosse só para a família de Noé, poderia ser pouco mais que uma barquinha bem fechada, não é? Mas Deus tinha outros planos...

E era este o sonho de Deus: queria salvar a família de Noé, que era constituída de quatro casais de humanos; e também um casal de cada animal daqui da terra. Difícil, hein?

Difícil mesmo! Assim que terminaram de construir a arca, com madeira e betume - imagine a quantidade de madeira  para 150 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de altura! Grande, a arca, não é? Dá pra você imaginar?... E os quatro casais, sempre envolvidos nessa tarefa por um tempão... Depois, começaram a sair atrás dos casais de vivos, não humanos; não foi uma tarefa fácil! Ah! E tem mais: a arca tinha três andares e compartimentos diferentes para separar os bichos que lá estavam. Era madeira "pra ninguém botar defeito!"

Um outro trabalho grande: colocar na arca, alimento para os humanos e todos os outros. Nossa!... Era muito trabalho! Mas eles conseguiram!  Com muita fé e obediência!

Assim que estava tudo no jeito, Deus liberou água de todas as fontes que havia na terra e abriu as comportas dos céus! Choveu, choveu, choveu... durante muitos dias... A água foi subindo, subindo... e, com ela, a Arca de Noé. Subiu acima das mais altas montanhas da terra! Uns sete metros a mais! Quarenta dias e quarenta noites, chovendo seu parar! Noé, sua esposa, seus filhos e noras lá dentro, cuidando dos animais, tratando deles com a comida que tinham posto num local separado. 

Que situação! Será que estavam preocupados?... Claro! Imagine, que situação difícil!

(Celina  -  23/06/24)