49 - APRENDIZADO
Minha filha optou por colocar o Lucas, mais tarde, na escola. Agora, chegou o momento e eu lhe disse hoje para informar direitinho ao pessoal, a situação do mesmo: bem diferente da maioria das crianças do nosso tempo! Bem diferente, de verdade! O Lucas não sabe chupar balas, pirulitos, picolés... Como diz a mãe, ele só sabe comer bananas, maçãs, uvas...
Discutíamos isto agora, já que na próxima semana, nós o levaremos para dar início à sua vida escolar. Disse a ela que em escolas, rola muito isto: essas coisas, essas guloseimas... e é preciso ensinar a ele. "Que estranho! Ensinar uma criança a chupar balas...!" "É preciso, pois, ou ele morde e quebra em pedaços. ou engole inteiro, o que é muito perigoso."
Há pouco tempo, seu tio Júnior lhe deu um pirulito, do mesmo que a Letícia estava chupando. De repente, o Júnior viu que ele estava mastigando o pirulito e lhe disse que era para chupar, porque "... é muito duro, quebra os dentes..." - mas quem disse que ele sabia chupar?...
Como visse que o pirulito já tinha soltado todo da haste, o Júnior, com medo de que ele se engasgasse, disse-lhe: "Cospe aqui na minha mão!" Mas ele, nem pensar!... "Cospe aqui na minha mão, que eu te dou outro!" E ele, mais que depressa, engoliu rapidamente o que tinha na boca e - veja só! - cuspiu na mão do tio para ganhar outro pirulito! Tem condição?!
Rimos a valer e contamos para seus pais, assim que chegaram. Claro que essas coisas viram piadas, mas agora é sério: ele precisa aprender a chupar essas guloseimas tão comuns entre os meninos da escola; ou poderão passar aperto com ele, se tentar mastigar ou engolir, inteiros, pirulitos e balas, grandes e duros demais. É sério!
Ensinar crianças a chupar balas... Que interessante! Nunca havia pensado nisto... E você, já vivenciou algo semelhante?
Ensinar crianças a chupar balas... Que interessante! Nunca havia pensado nisto... E você, já vivenciou algo semelhante?