... E COMO MOISÉS SALVOU SEU POVO?
Moisés caminhava um dia pela praia e viu um egípcio maltratando a um hebreu, batendo muito nele. Ficou indignado com tamanha crueldade; olhou por todos os lados e, não vendo ninguém por ali, matou o egípcio e escondeu o corpo na areia.
Você vai dizer assim, criança: que absurdo! Matar não é pecado?... É sim, você tem razão. Mas ele ficou com tanta pena de uma pessoa do seu povo, um escravo, que não podia se defender - ficou tão indignado, que perdeu a cabeça e fez aquilo.
Aconteceu que, no dia seguinte, ele viu dois hebreus brigando e chamou a atenção deles, dizendo: "Não façam isto! Vocês são irmãos. Por que estão brigando?" E um deles respondeu: "Quem é você pra falar assim comigo? Por acaso, vai me matar também, como matou o egípcio?"
Moisés ficou com medo de que o fato chegasse ao faraó e fugiu para as montanhas. Lá viu algumas mulheres tomando conta do rebanho de seu pai. Ele ajudou a dar água para os animais, ficou conhecendo o pai delas, casou-se com a mais velha e ficou morando com aquela família.
Um dia, levou o rebanho até perto de uma montanha e se admirou de repente, ao ver uma sarça pegando fogo, mas ela não se queimava, não se consumia. Chegou perto para ver o que era e escutou a voz de Deus, que falou que aquele local era uma terra santa.
Moisés ficou muito assustado, mas Deus lhe disse que Ele era o Deus de Abraão, de Isaac e de Jacó; que Ele estava vendo o sofrimento de seu povo no Egito e que contava com Moisés para libertá-lo das mãos do faraó. Como Moisés poderia fazer isto?
Claro que não foi fácil! Ele e seu irmão Aarão tiveram um trabalho imenso! Você já ouviu falar das "pragas do Egito"? Foram dez! Deus ajudando aos dois para saírem com o povo hebreu. Só conseguiram depois de muita luta e com a ajuda de Deus.
(Celina - 23/07/24)