quinta-feira, 8 de agosto de 2019

389 - "A Paz Esteja Convosco!"

389  -  "A Paz Esteja Convosco!"


"Ele está sempre presente" foi o título da crônica anterior. ELE também está sempre presente, poderia ser o título desta; porque é assim que ELE caminha conosco, todos os dias, todas as horas. Mas é preciso ter fé para sentir a Sua presença. É preciso ter fé para tentar conhecer melhor a Sua vida, a nossa vida, a nossa missão aqui na terra!


Houve um tempo em que ELE caminhou aqui, enquanto Homem. E só fez o Bem. Mas o Bem às vezes incomoda. E ELE incomodou! Os humildes, os simples, os mansos de coração O compreenderam. Alguns ricos e famosos também. Mas talvez não tivessem a coragem necessária para assumir em público essa amizade, a crença no Filho de Deus, a adesão ao Seu plano de amor, Seu projeto de vida, a verdadeira paz! Como Gamaliel que, apesar de ter participado dos questionamentos e sábias respostas daquele adolescente de doze anos, só veio a acreditar mesmo, no momento de Sua morte na Cruz, com aquele terremoto terrível, de assombrosas consequências! 

"A paz esteja convosco!" - dizia ELE -  ao chegar, ao estar, ao sair. ELE desejava que todos conhecessem a Sua paz! Que todos aqueles que O escutavam, aqueles que ouviam falar dELE, aqueles a quem chegassem as Suas palavras,  todos que ouvissem falar de Suas obras, de Seu modo de ser, que todos pudessem viver em paz. ELE deseja hoje que vivamos em paz, apesar dos problemas, apesar das dificuldades, apesar de tudo, que possamos viver na paz que vem de Deus!

E é assim que queremos viver: em Paz! Por isto buscamos a Deus. Procuramos viver na Sua presença. E pedimos, a ELE na conhecida jaculatória: "Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé!"  Porque almas tíbias se afastam de Deus! E afastando de Deus, irremediavelmente nos afastamos dos irmãos. 

"Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a nós mesmos" - como é difícil seguir esta máxima da cristandade! Porque é preciso contemplação; é preciso disposição; é preciso despojar-se de si mesmo, para ir ao encontro do outro. Desapegar-se é difícil. Como somos pequenos, limitados, diante de Deus, diante do que Jesus pregava aqui na terra - e continua pregando através de Suas palavras! Gostaríamos de ser pessoas melhores. Precisamos ser pessoas melhores! Aos poucos, com a graça de Deus, vamos melhorando nossa atuação, aqui com nossos irmãos...
(Celina - 08/08/19)