418 - Nosso Coração
Muitas vezes, ouvimos falar de "morte cerebral". Mas, se ouvirmos falar de "morte cardíaca", se o coração parou - é o fim! Por isto, hoje, estou pensando nestes dois órgãos: o cérebro e o coração..
Achei interessante registrar aqui, a princípio, algumas "falas", às quais tenho tido conhecimento. Duas de uma música, que recebo com frequência:
* "o coração de quem se entrega à oração tem mil histórias pra contar";
* "o coração de quem conversa com o céu tem tanta coisa pra dizer".
E aí me aparece uma música que fala de "lágrimas do coração". E assim, tantas outras ações atribuídas, não ao cérebro, mas ao coração!
Sim, é o coração - e por que não? - quem a tudo comanda. Pois não é ele que tem a força de enviar o sangue, com o alimento necessário, para todas as células do corpo, das mais próximas às mais distantes?... E se ele deixar de funcionar, meu filho, adeus! É o fim!
Em várias passagens da vida de Jesus, O ouvimos falar sobre o coração humano. Em Mateus, por exemplo, lemos: "Amarás o Senhor teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento." E ainda: " Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração". Em Marcos, vemos "... e não duvidar em seu coração..."
Também no Antigo Testamento, em vários Salmos, vemos considerações sobre o coração: "Conceda-te conforme o teu coração e cumpra todo o teu desígnio". E mais: "Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto"; ..."e o buscam de todo o coração..." E ainda: "Louvar-te-ei com retidão de coração..." Em Provérbios: "... escreve-as na tábua do teu coração"; "O coração alegre serve de bom remédio..." E mais: "... e o teu coração guarde os meus mandamentos..."
Por isto, louvo a Deus, pela nossa devoção tão antiga, e sempre nova, ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria.
É realmente do coração que sai muita coisa boa, e também muita coisa ruim. Quando eu era pequena, ouvia sempre alguém dizer assim: "Fulano tem o sangue ruim" ou "Fulano tem o sangue bom". E quem bombeia esse líquido precioso, não é ele, o coração? Pois é! Então é ele também quem alimenta os nossos neurônios, não é mesmo? Então!
Continuo achando que é ele, o principal órgão do nosso corpo. Por isto, peço a Deus que eu possa ter sempre um bom coração!
(Celina - 02/02/2020)