FINAL DA HISTÓRIA DE JOSÉ
Jacó mandou Judá ir à frente para, junto com José, prepararem o lugar em Gessen, onde eles deveriam morar. E Deus disse a Jacó que foi Ele quem preparou sua ida para o Egito, para que não morressem de fome em Canaã. E seria Ele também quem os tiraria de lá e os levaria para as terras prometidas a Abraão.
E ali foi morar toda a família de Jacó. Eram ao todo, setenta pessoas. Jacó tinha cento e trinta anos e viveu mais dezessete nas terras do Egito, morrendo com cento e quarenta e sete anos; mas, antes de morrer pediu a José que levasse seu corpo para ser enterrado junto com seus pais num local que Abraão havia comprado para isto.
José tinha dois filhos - Manassés e Efraim - nascidos ali no Egito e levou-os para que seu pai, Jacó, os abençoasse. E todos os seus irmãos tinham filhos também e a família crescia a cada dia, habitando ainda ali naquelas terras e José os ajudando sempre.
Certo dia, José disse aos irmãos: "Estou para morrer, mas certamente, Deus cuidará de vocês e os fará subir daqui para a terra que Ele jurou dar a Abraão, Isaac e Jacó. Quando Deus intervier em favor de vocês, levem meus ossos daqui."
Quando José morreu, aos cento e dez anos, seu corpo foi embalsamado e colocado num sarcófago no Egito. Mas seus irmãos se lembraram daquilo que ele disse e se comprometeram a fazer o que ele pediu, e não deixariam os seus ossos ali e os levariam consigo para onde fossem.
Com esta linda história, Criança, termina o primeiro livro da Bíblia Sagrada. Uma história grande, mas muito bonita e nos faz entender o segundo livro que é o Êxodo, com a interessante e longa história do povo de Deus!
(Celina - 07/07/24)