387 - Salmos
Ter vez e voz - que interessante! Voz para cantar, sei que não tenho! Para falar, sim; para cantar, não! Uma vez, o otorrino me disse, solenemente, como dono da verdade absoluta: "Cantar, nunca mais. Nem no banheiro!" Continuei cantando, não no banheiro, mas na igreja, com certeza! Porque amo as músicas que lá são cantadas por toda a assembleia.
Mas estou tendo vez! Nem sei como! Pediram-me um dia para cantar um salmo. Achei simples - e cantei. E me pediram de novo! E agora, toda segunda-feira, lá estou eu, cantando. E no sábado passado, o coordenador me disse: "O salmo hoje é do Eduardo, mas se ele não vier, você vai cantar." Tomei a Liturgia Diária e comecei a ensaiar ali um pouco; o Eduardo chegou, mas estava sem voz, muito rouco, e eu subi, pedindo a Deus que me ajudasse; ao descer, o coordenador me deu os parabéns. Fiquei feliz porque tudo o que procuramos fazer na igreja é para a glória de Deus.
Claro que há muita gente que canta e encanta; não tenho esta pretensão. Mas se continuam pedindo, eu continuo cantando. Mesmo porque, canto para Deus! E creio que, para Deus, não é preciso ter uma voz assim tão bela; ninguém está pedindo um tenor que se apresente para encantar a assembleia! Apenas uma pessoa que tenha a coragem de subir lá no presbitério, pegar o microfone e cantar.
Assim, estou cantando. Olho o Salmo do dia, e a primeira melodia que me vem, vou cantando e aprimorando para fazer o melhor que posso. Porque é para a glória de Deus. O nosso novo reitor quer que o salmo seja cantado e não apenas lido. Então, vamos tentando. É mais um aprendizado. E creio que precisamos aprender a cada dia. E nem é tão difícil assim. Se você for à internet, vai encontrar um mesmo salmo cantado de várias formas. Então aprendi que você pode colocar nele a melodia que mais lhe convier. E, como disse a minha irmã: quanto mais suave, melhor fica. Porque as harpas e liras, soavam as mais encantadoras notas pelos dedos mágicos daqueles que as sabiam manejar.
Que bom! Estamos cantando os salmos todos os dias. Sempre aparece um corajoso para pegar o microfone e fazer o que estou fazendo. Obrigada, meu Deus! Muito obrigada, por mais esta atividade!
Que bom! Estamos cantando os salmos todos os dias. Sempre aparece um corajoso para pegar o microfone e fazer o que estou fazendo. Obrigada, meu Deus! Muito obrigada, por mais esta atividade!
(Celina - 05/08/19)