540 - Minha Mão Esquerda!
Sou destra, extremamente destra! Quase não sei usar a mão esquerda. Coisas simples do cotidiano: não consigo pentear com ela, meus longos cabelos e muito menos, escovar os dentes... Ela não consegue lavar a louça, nem me ajuda a usar os talheres, nas refeições. Acho-a meio preguiçosa.
Dizem que "uma mão lava a outra". A direita lava a esquerda extremamente bem, mas o contrário... não sai não! Somente as duas juntas. Se vou passar um simples esmalte, a esquerda até que fica linda: mas a direita, coitada! - trabalha tão bem e leva a pior!...
Escrever com a esquerda? Nem pensar! Só rabiscos ininteligíveis! Hoje a gente mais digita que escreve, mas mesmo assim, é preciso dar o recado de vez em quando, usando a caneta; e aí, só com a direita! Se algum dia eu machucar seriamente a direita... Sei não!
Mas... de uns três dias para cá, tenho pensado muito no assunto: ao passar o álcool nas mãos, lá na igreja, pela milésima vez, já levo a esquerda, e, com muito carinho, os dois dedos da direita, que serão utilizados na comunhão, deslizam suavemente pela palma da mão esquerda, muitas vezes, espalhando aquilo que, supostamente, nos livrarão de uma doença terrível. E é aí que eu medito:
Minha mão esquerda, todos os dias se transforma numa inexplicável Manjedoura para este Deus Maravilhoso que resolveu um dia, se encarnar e viver no meio de nós, deixando-nos, na Sua partida, de presente, a Eucaristia!
Que privilégio para a minha mão esquerda - e as mãos esquerdas do grande mundo católico de todo o Universo, serem transformadas em uma manjedoura para acolher o Filho de Deus, como aquela de Belém onde foi colocado o Deus-Menino!
Esta pandemia louca do coronavírus, nos presenteou com a belíssima ideia de que ninguém poderia receber a comunhão na boca, mas, apenas na mão esquerda, de onde a direita a pegaria para levar à sua própria boca.
E foi assim que eu pude encontrar uma finalidade única para ela! Já não a considero mais, uma preguiçosa! Pelo contrário, digna de aplausos!
Católico, estenda com carinho a mão esquerda, massageie-a com o álcool, olhe para ela: será a Manjedoura de Jesus Eucarístico! Muito lindo, tudo isto!
E viva a Minha Mão Esquerda!!!
(Celina - 18/03/ 22)