quarta-feira, 26 de junho de 2024

590 - A ALIANÇA

 A  ALIANÇA

Lembra, criança, da aliança que Deus fez com Noé? Foi o arco-íris no céu, não foi?  Mas o homem se afastou de Deus de novo! E agora, Deus faz uma nova aliança com Abraão. Disse a ele que sua descendência seria maior que as estrelas do céu, ou os grãos de areia da terra! Imagine!

E aí, a Humanidade foi crescendo, tendo em Abraão um patriarca muito respeitado e o povo de Deus, foi povoando toda a terra. Isaac, seu filho, era também um homem bom, muito respeitado;  e depois o filho dele, Jacó,  deu continuidade a esse jeito de ser respeitoso, caminhando à frente do povo com muita fé e sabedoria.

Quando você ouvir o padre dizer assim: "O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó", saiba que esses foram os maiores patriarcas do início de nossa caminhada aqui na terra. Abraão era o pai de Isaac e este era o pai de Jacó. E Jacó teve doze filhos que deram origem às doze tribos de Israel. 

Um dos doze filhos de Jacó se chamava José. Este foi de fundamental importância para seus irmãos, que demonstravam não gostar muito dele; tanto que fizeram com ele uma grande maldade, que vou contar pra você. É uma história linda, de crueldade, surpresas, e lágrimas, como tantas outras situações com o povo escolhido, o povo de Deus, não é mesmo?

Cada um com sua história de vida, feita de estudos, trabalhos, dificuldades, sucessos e derrotas, sorrisos e lágrimas. Você também, à medida que vai vivendo, vai construindo a sua história, não é verdade?

(Celina  -  26/06/24)

589 - ABRAÃO CONSTRUIU UMA LINDA HISTÓRIA!

 ABRAÃO CONSTRUIU UMA LINDA HISTÓRIA!

Considerado o primeiro Patriarca da história da Humanidade, Abraão sempre mostrou ser um homem de fé, obediente a Deus e fazia tudo o que Deus determinava. Certo dia, Deus disse a Abraão que deixasse aquela terra e fosse para um lugar onde Ele iria indicar.

Você acredita que ele acreditou? Chamou o seu sobrinho Ló, pegou sua esposa, seus criados, todos os seus bens e partiu.  Veja quão grande era a fé de Abraão! 

Até quando Deus falou de seu filho Isaac, ele confiou. Como foi isso? Eu conto: Abraão e Sara não tinham filhos porque ela era estéril. Mas um dia, chegaram mensageiros de Deus e disseram que Sara seria mãe. Sara até achou graça quando ouviu aquilo porque já era tão velha...

Mas ela engravidou e no ano seguinte nasceu Isaac. E quando ele já era bem grandinho - um adolescente - Deus quis testar a fé de Abraão e disse a ele que era para sacrificar seu filho. Abraão chamou Isaac bem cedinho para fazer um sacrifício numa montanha, muito distante dali. Pediu que ele levasse a lenha para o sacrifício. E saiu com ele e um criado. 

Esse monte ficava bem longe de sua tenda e caminharam muito para chegar lá. Quando chegaram, o menino achou estranho: tinha a lenha, a faca, corda, jeito de fazer fogo, mas... e o cordeiro para o sacrifício, onde estava?! Os dois - porque o servo tinha ficado lá embaixo - os dois fizeram um altar com pedras, puseram a lenha e o pai  deitou o filho sobre a mesma e o amarrou.

Meu Deus, que situação! Quando o pai levantou a faca para sacrificar o filho, ouviu uma voz: "Guarda a sua faca, Abraão! Não sacrifique o seu filho! Agora sei que você é realmente um homem de fé." 

Imagine, criança! Qual pai teria uma coragem assim? E uma fé desse tamanho?... Olharam e viram um carneiro com os chifres agarrados no espinheiro. Pegaram-no e o sacrificaram, agradecendo a Deus tanta bondade! Que fé tinha Abraão!!!

(Celina - 26/06/24)

588 - ABRAÃO E LÓ - SODOMA E GOMORRA!

  ABRAÃO E LÓ  -  SODOMA E GOMORRA!

Abrão (depois chamado Abraão) e Ló eram homens bons. Ló morava em Sodoma e um dia, estava sentado na porta de sua casa, quando chegaram dois mensageiros e ele os recebeu com respeito, dizendo à sua esposa e filhas que preparassem algo para eles comerem. Os habitantes de Sodoma, que eram grandes pecadores, viram os dois estrangeiros chegando e queriam fazer maldades com eles, mas Ló os defendeu.

Por que eles, os habitantes, queriam isto?! Porque eram muito maus, grandes pecadores e os habitantes dessas duas cidades - Sodoma e Gomorra - agiam sempre assim. Eram malvados mesmo. Tanto que Deus destruiu as duas cidades e foi isto que aqueles dois foram fazer lá.

Como Ló era parente de Abraão, que era muito bom, Deus mandou que os dois fossem lá para tirar a família de Ló daquele lugar de crueldades. Ló saiu à noite com sua mulher e as duas filhas, indo para outra cidade ali perto  e depois foram para as montanhas. E nessa noite, depois que eles saíram, as duas cidades foram destruídas, porque Deus não quer o mal, somente o bem. 

Você pode estar se perguntando: "Por que Deus destruiu as duas cidades?" A Bíblia responde assim, certamente: Porque Deus é bom, quer que sejamos bons uns para com os outros, e quem se afasta de Deus, começa a  fazer muitas maldades, porque longe de Deus, o ser humano perde o seu jeito de ser bom, de amar o próximo, de fazer caridade, de fazer somente boas ações.

Entendeu, criança? Se formos pessoas boas, como Deus sonhou pra nós, jamais seremos destruídos, certamente! Deus, estando sempre conosco, como nosso Pai do céu, nós nos entendemos como irmãos e ninguém vai querer destruir o outro. Seja você, uma criança boa! Sempre! Crescendo, continue sendo uma pessoa do bem! Vale a pena!

(Celina  -  25/06/24)