441 - Transubstanciação!
Palavra grande, difícil ensinar para os nossos catequizandos. Difícil para eles falarem, difícil para escreverem, mas - creia povo de Deus! - com a Sua Graça, não é difícil para eles entenderem! Pasmem os céticos, mas quando a gente diz pra eles: "Isto é pão e isto é vinho - após a Consagração, serão Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo!" - eles creem!
Creem, porque está na Bíblia! Creem porque acreditam nas nossas palavras. Acreditam porque as mesmas saem de nossa boca, mas não são nossas, como não são do sacerdote, quando ele proclama solenemente: "Isto é o Meu Corpo!" E depois: "Isto é o Meu Sangue! Sangue da nova e eterna aliança!" É a aliança de Deus conosco.
É difícil entender isto, meus irmãos? Não! Sabemos que estamos nas Mãos de Deus, que não sabemos até quando ficaremos por aqui - alguém sabe? - e não sabemos como será a nossa passagem para a vida eterna. Tudo bem.
Não sabemos nem como surgiu este tal de coronavírus, que nos perturba agora, nem o que mais ele vai nos trazer e nem até quando vai ficar. Ninguém sabe! E nem se compara a realidade de um bichinho maldoso desses, com o que estou dizendo hoje, agora, nesta crônica! Nem se compara! Um sentido infinitamente menor! E nem isto a gente sabe. Ninguém sabe. O mundo parou por causa dele. Incrível! Já tivemos períodos assim na caminhada da Humanidade, como a gripe espanhola do século passado. Mas algumas pessoas não querem entender os sinais dos tempos!
Transubstanciação! É mais um milagre da multiplicação dos pães! Como se faz para se conseguir o trigo e a uva para que a Hóstia Consagrada esteja presente em todos os altares do mundo inteiro, nas mãos de sacerdotes fervorosos, que "in persona Christi" - repetem as máximas Palavras?... E considerando os fusos horários, se, em todo o mundo, temos as nossas celebrações às sete horas da manhã, elas acontecem durante as vinte e quatro horas do dia! Mesmo agora, com as Igrejas fechadas, elas acontecem. E com a graça de Deus, podemos participar, de nossas casas, em lágrimas! Em lágrimas por não poder receber a Jesus Sacramentado...
Mas vai passar rapidinho. Porque confiamos! Porque colocamos este sofrimento físico, mental e espiritual no Coração de Jesus e de Maria, nossa Mãe Santíssima! Vai passar! Muito mais rápido que as autoridades humanas possam pensar. Porque a Autoridade Maior vem do Céu! E Maria, a nossa intercessora, está lá, a pedir por nós, porque nós, cristãos, aqui da terra, estamos de joelhos no chão, rezando o Rosário, pedindo a Sua poderosa intercessão. E cremos que nos atenderá, e rogará a Deus por nós, pelo retorno da alegria, como em Caná da Galileia!
(Celina - 12/05/2020)