sábado, 15 de agosto de 2020

480 - Coroar Maria!!!

 480  -  Coroar Maria!!!

As crianças sabem perfeitamente o que é coroar a Nossa Senhora! E como sabem! E como gostam! Na nossa cidade, era tradição incomparável, a coroação à Mãe de Jesus. Ainda no mês de março, ou abril, lá iam elas, as evangelizadoras de Maria, procurar crianças para coroação!

E o mês de maio era todo ele, ornado de lindas e importantes coroações! Qualquer criança, de qualquer idade, e até as adolescentes se ofereciam para esta sublime homenagem à Mãe de Jesus e nossa. Ensaiavam-se os cânticos com grande entusiasmo!

Preparava-se a agenda, listavam todas as crianças! E as coroações se seguiam, todas as noites, durante todo o mês! E havia lágrimas nos olhos das mães, avós e outras pessoas que, dos bancos da Igreja, ofereciam à Mãe de Deus, os filhos seus! 

Era tudo muito lindo, muito simples, na infantilidade elogiada e abençoada por Jesus, que amava as criancinhas e estava sempre no meio delas, citando-as como exemplos a seguir!

Por que tanta emoção, num ato que parece tão simples? Porque a sua origem é grandiosa, pois é sabido que Maria, logo após sua Assunção, foi coroada nos céus, pela Trindade Santa, ela que, por seu "Sim" se tornou a filha predileta de Deus-Pai, a Mãe carinhosa do Deus-Filho e a esposa admirável do Deus-Espírito Santo!

A Coroação de Maria é o vigésimo mistério do Rosário, o quinto glorioso. 

Peçamos à Mãezinha do Céu que interceda por nós! E cantemos, este último mistério com o Padre Antônio Maria, pelo qual estamos hoje, mais ainda em oração, porque dizem que ele se declarou  no Instagram, testar positivo para o covid-19.  Que Deus o abençoe! Cantemos então:

Por Deus Trino é Coroada

Nossa Mãe Virgem Maria

Rainha do Céu, da Terra

Causa de nossa Alegria!

(Celina  -  15/08/2020)

479 - Ser Levada aos Céus!!!

 479  -  Ser Levada aos Céus!!!

Como foi bom, Maria ficar mais um tempo aqui na terra! Como ela pôde ajudar aos discípulos, tirando dúvidas, esclarecendo fatos, animando-os em sua caminhada! Era uma verdadeira mãe para todos! 

Sabemos que ela não voltou para Nazaré, a não ser para visitar. Ficou morando no cenáculo com o apóstolo João. Era ali, o ponto de encontro de todos eles! Saíam em missão, andavam por todo lado, evangelizando,  e sempre voltavam para estar com eles e certamente esclarecer dúvidas e pedir conselhos a ambos, pois, ela era a Mãe e ele, o discípulo mais próximo de Jesus, aquele que estava sempre com Ele!

Assim, os outros dez apóstolos que já conhecemos, e também o Matias, escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, continuavam com coragem e muita sabedoria, a missão de Jesus.

Terminado o tempo, estabelecido por Deus, a Mãe se vai! A assunção de Maria ao Céu foi a coisa mais maravilhosa que já li, desde que aprendi as primeiras letras! E está lá na crônica número 396, no volume 4 desta coleção, na página 169. Afirmo que vale a pena conhecer!

A Assunção de Maria é o décimo nono mistério do Rosário, o quarto glorioso! Cantemos:

E neste quarto mistério

Vamos meditar então

Maria levada ao Céu

Em gloriosa Assunção!

(Celina  -  15/08/2020)

478 - Surgir a Igreja Católica!

 478  -  Surgir a Igreja Católica!

Jesus foi incansável em Sua missão aqui na terra! Como Ele andou! Como ensinou! Como Se manifestou a todos que O conheceram! Elogiou, criticou, mostrou o certo e o errado, com uma maestria, até então, desconhecida! E os amigos foram muitos; os inimigos também! Tanto é que, através de mentiras, O levaram à morte!

Mas Ele ressuscitou e voltou para o Pai, depois de estar com os amigos mais um tempo e prometer-lhes o Espírito Santo Paráclito Consolador, o que aconteceu dez dias após a Sua partida.

Mesmo vendo o Mestre ainda por quarenta dias, mesmo sabendo-O poderoso em Palavras e Obras, mesmo entendendo tudo após o Seu retorno à vida, mesmo assim, o medo ainda tomava conta daqueles que O seguiam! Porque, se mataram o Mestre, o que não fariam com os discípulos D'Ele?!

Por isto, estavam reunidos no cenáculo, em constante oração, confinados ali por medo dos judeus, quando receberam o Espírito Santo. Um vento impetuoso, portas e janelas se escancararam e grossas línguas de fogo pousaram sobre cada um deles! E a conversão foi imediata! Os olhos se abriram - e a boca também! O medo despareceu e dotados todos de uma coragem até então desconhecida, saíram proclamando o Reino de Deus! Nasce a Igreja de Jesus Cristo!!!

A vinda do Espírito Santo é o décimo oitavo mistério do Rosário, o terceiro glorioso! Cantemos:

Com Maria, a Igreja

Unida reza ao Senhor

Desce do Céu como Fogo

O Espírito Santo de Amor!

(Celina  -  15/08/2020)

477 - Partir para Vida Eterna!

 477  -  Partir para Vida Eterna!

Nós certamente partiremos, assim que deixarmos esta vida, ou seja, no momento em que a nossa alma se separar do corpo e partir, deixando no local um ser inerte, totalmente sem vida, que já nada mais pode fazer!  Será levado por pessoas caridosas ao sepultamento ou cremação. Triste isto, não é? Fazer o quê, não é mesmo?... É assim! É assim com todos...

Com Jesus foi diferente, porque após a Sua morte, Ele quis ficar mais quarenta dias com os Seus! Precisava ainda complementar os ensinamentos que lhes dera. Era preciso que eles entendessem bem o que é a vida e o que é a morte. Era necessário mostrar-lhes o que é o Reino de Deus, o que é a Vida Eterna!

E foi assim que, estando com eles mais um pouco, comendo com eles, falando com eles, na presença de todos, no quadragésimo dia Ele Se elevou aos céus! Que lindo! Que poder tinha Aquele -  que fora o sábio Mestre de todos - de ascender assim sozinho para a glória celeste! Era magnífica aquela cena, que nunca mais pôde sair da frente de seus olhos, que O acompanharam até desaparecer entre as nuvens dos céus! Que maravilha!

Ascensão de Jesus é o décimo sétimo mistério do Rosário, o segundo glorioso! Cantemos com o Padre Antônio Maria:

Agora nós contemplamos

A Ascensão de Jesus

Foi preparar lá no Céu

Nossa morada de Luz!

(Celina  -  15/08/2020)

476 - Ressurgir dos Mortos!

 476   -  Ressurgir dos Mortos!

Por que Jesus morreu? Sendo Ele o Filho de Deus, dotado de tantos poderes, tantas vezes manifestado a todos, Ele que fez tantos milagres, prodígios e sinais, por que morreu? E numa morte tão horrível!...

Ele passou por muitas experiências humanas, nasceu de uma mulher, cresceu, viveu a infância, a adolescência e a juventude, ali, na humilde casinha de Nazaré, vivendo em família e numa comunidade de tantas outras; aprendeu o ofício de carpinteiro, com seu pai adotivo, trabalhou com ele, sofreu e chorou muito quando ele morreu... 

E ao completar trinta anos, Ele procura, como outros judeus, o batismo de conversão. Por que conversão, se Ele era Deus? Acontece que até então, quase ninguém sabia disto. E foi aí que seu primo João, o declarou aos que estavam presentes naquele momento, ali, às margens do Rio Jordão. "Eis o Cordeiro de Deus!"

E lá estavam, entre outros, André, irmão de Simão Pedro e João, irmão de Tiago. Esses viram, O acompanharam e perguntaram-Lhe onde morava. Começa assim Seu discipulado.

Então, como Ele vivera muitas realidades humanas, queria passar também pela morte para mostrar a todos, o que é a ressurreição! Se Ele não morresse, como haveria de demonstrar isto? Ficou muito claro para seus discípulos que, até então, não haviam percebido o grande significado desta vida e da outra, por mais que Ele tivesse falado sobre o fato!

Ressurreição de Jesus é o décimo sexto mistério do Rosário, o primeiro glorioso, pois foi como Ele mostrou completamente a Sua glória e a glória do Pai. Amém?! Cantemos, com alegria:

Neste primeiro mistério

Se dá a ressurreição

A morte enfim foi vencida

Por Quem trouxe a Salvação!

(Celina  -  15/08/2020)