sábado, 16 de novembro de 2013

58 - APÓSTOLO DE CRISTO

58 - APÓSTOLO DE CRISTO

Grande Apóstolo, consanguíneo, contemporâneo, conterrâneo de Jesus: São Judas Tadeu! Perguntei na crônica anterior o porquê de sua quarentena - por que rezar durante quarenta dias? E insinuei que talvez tivesse ele vivido quarenta anos... Sete visualizações até o presente momento, mas nem uma mensagem sobre o assunto.

Continuei pesquisando e hoje já sei que ele viveu - acredite! - oitenta anos! Então, não é o que imaginei, a não ser que reduziram pela metade, já que seria muito - pensaram - aumentar um Pai-Nosso a cada dia, até completar oitenta! 

Fiquei sabendo que ele nasceu em Caná da Galiléia, na Palestina, e que viveu do ano 10 a.C. até o ano setenta. Era agricultor, primo-irmão de Jesus e filho de Alfeu ou Cléofas, que era irmão de São José e de Maria Cléofas, prima-irmã de Maria Santíssima. Tinha quatro irmãos: Tiago, o Menor,  José, o justo, Simão, Apóstolo,  e Maria Salomé. Tiago, um dos doze apóstolos, tornou-se o primeiro Bispo de Jerusalém e Simão, o segundo. Maria Salomé, a única irmã, foi mãe dos apóstolos Tiago, o Maior e João Evangelista. 

Depois da ascensão de Jesus e que os Apóstolos receberam o Espírito Santo no Cenáculo em Jerusalém, Judas Tadeu iniciou a pregação do Evangelho pela Galiléia, no meio dos maiores sofrimentos e perseguições. Viajou depois para a Samaria, Mesopotâmia, Edessa, Arábia, Siria, Armênia... 

Tomou parte no primeiro Concílio de Jerusalém, no ano cinquenta.  Segundo relata São Jerônimo, Judas Tadeu e o apóstolo Simão, evangelizando juntos na Pérsia, foram martirizados cruelmente, mortos a golpes de machado, a 28 de outubro de 70.

No Brasil, é grande a devoção a este Santo e  é celebrado com grandes festas, no dia vinte e oito de outubro. Isso eu já sabia e continuo sem saber o porquê de sua Quarentena: rezar um Pai-Nosso no primeiro dia, dois no segundo, três no terceiro... até completar os quarenta. Hoje estou no vigésimo sétimo dia; e quando termino, começo novamente. Rezar me faz um grande bem! Reze também! Estar em oração é encontrar-se em estado de graça e mais próximo de Deus e dos irmãos.