sábado, 15 de outubro de 2016

258 - NOVA CRÔNICA



NOVA CRÔNICA

Em alguns lugares, denominam a esses coletivos "o lotação"; em outros, dizem "a lotação". Vou deixar o título original neste texto dos tempos de Diamantina:

258 - NO LOTAÇÃO

    _Nossa! Que trânsito horrível! Que chatice!
   _A senhora está com muita pressa? (Ela olhava para o relógio a cada segundo!)
    _Se estou! Deixei as crianças sozinhas em casa e fico preocupada.
    _Não tem ninguém com elas?
    _Não! A minha babá é a Xuxa. Quando preciso sair, deixo os meninos vendo TV. E eles ficam lá vendo a Xuxa, enquanto eu faço minhas compras. A Xuxa é a única empregada que consegui. Como está difícil, não é?
     Daí a pouco, ela dá o sinal, o lotação para, e ela se vai.
   E eu fico a pensar:  Que pena! Uma televisão como babá! Mas, afinal, naquele momento, ela não tinha outra opção.
    Infelizmente, a televisão - por sinal, um excelente meio de comunicação - entrou em nossas casas, com sua programação constante, e tirou a liberdade de muitas pessoas. Então as nossas crianças... Viraram escravas da TV! Onde estão as brincadeiras, os folguedos infantis?!
     Porém, perguntarão: "Brincar, onde?'
   Pois é: esses apartamentos, essas aglomerações humanas nos grandes centros, acotovelando-se uns aos outros, brigando por um metro quadrado de chão...
     É o progresso!
   Contudo, sempre que possível, vamos tirar a televisão de nossas crianças. Elas precisam de movimentos, de exercícios físicos ao ar livre, para se desenvolverem na sua totalidade: "Mens sana in corpore sano!"

(Sete Lagoas, 15/10/2016)

*******

(“A lotação” ou “O lotação”?
As duas formas estão corretas. A palavra lotação, enquanto substantivo feminino, se refere principalmente à capacidade máxima de pessoas que um recinto pode comportar. Pode se referir também ao ato de lotar, ao cálculo da capacidade de carga de um meio de transporte, a um orçamento ou cálculo e à mistura de vinhos de qualidades diferentes. Enquanto substantivo masculino, lotação se refere a um meio de transporte coletivo, sinônimo de autolotação e micro-ônibus. Contudo, os dicionários não são unânimes neste ponto, defendendo que também se deve usar o feminino para designar o meio de transporte. Fonte: Internet)