469 - Transfigurar-se!
Como Jesus caminhou nos seus três anos de evangelização! Às vezes, com um, dois ou três apóstolos; outras vezes, com alguns deles, ou todos, e outros discípulos; ou até com multidões que O escutavam e saíam atrás deles...
Mas quando queria instruir mesmo os doze, ensinar-lhes a doutrina, mostrar-lhes como se deve agir, amando ao próximo, procurando fazer somente o bem, priorizando ações possíveis e, algumas vezes, até impossíveis aos olhos humanos, aí sim, Ele se retirava para lugares desertos, apenas com os doze, passando vários tipos de dificuldades, fome, sede, caminhando sob um sol escaldante ou chuvas torrenciais, para mostrar a eles, que se deve chegar ao extremo, na tentativa de contrastar o que é da carne e o que é do espírito! Sempre se entregar de corpo e alma, às coisas do alto, priorizando-as, aos prazeres da carne. Parece-me que, o que Ele pretendia com todas essas dificuldades, era ver se estava, cada um deles, disposto a "tomar sua cruz e segui-Lo".
Eles iam a diversos lugarejos e voltavam, de vez em quando, à família, onde ficavam pouco tempo, retomando logo, o trabalho. Depois da primeira fase de evangelização, Jesus resolveu levar Sua Mãe e outras mulheres com eles, porque Ele já conhecia, em alguns lugares, famílias boas que os acolheram, onde elas poderiam descansar um pouco, enquanto eles continuavam a missão; ali, naquela casa, seria o ponto de encontro.
Assim foi que Sua Mãe, Maria Salomé, esposa de Zebedeu, mãe dos apóstolos, Tiago Maior e João, Maria de Cléofas, esposa de Alfeu, mãe de Judas Tadeu e Tiago Menor, e depois algumas outras, como Joana de Cuza, Maria de Magdala e Suzana começaram a ir com eles, o que facilitava, sobremaneira, a vida de todos.
Certa vez, Jesus subiu ao Monte Tabor para rezar, levando apenas, Pedro Tiago e João. E lá se transfigurou na frente deles. Era uma visão tão maravilhosa, tão extraordinária, que os três se prostraram em terra, em êxtase! Era demais! Jesus com Seu corpo luminoso, resplandecia divinamente! Eles ficaram atônitos, quase sem acreditar no que viam! Através da Bíblia Sagrada, conhecemos esse episódio e o que Pedro falou, até por não saber o que dizer. Depois, tudo voltou ao normal e Jesus ordenou a eles que nada dissessem a qualquer pessoa, sobre o ocorrido, a não ser após a sua ressurreição! Imagine, segurar um segredo desses, até o fim!
Transfiguração de Jesus é o nono mistério do Rosário, o quarto luminoso. Cantemos:
Neste mistério da luz
Em radiante visão
Jesus Se mostra Divino
É a transfiguração!
(Celina - 12/08/2020)