domingo, 17 de abril de 2016

223 - OBRAS DE MISERICÓRDIA

223 - OBRAS DE MISERICÓRDIA

O Papa Francisco convocou o Ano Jubilar da Misericórdia, e recomendou que durante esse tempo realizássemos, com maior intensidade, as obras de misericórdia. Claro, não só durante este ano, mas é o momento de repensarmos nossas ações e tornarmos melhores nossas práticas caritativas diárias. Mas o que são, e quais são as obras de misericórdia?

Disse Jesus: "Sempre que o fizestes a um desses meus irmãos mais pequeninos,  a mim o fizestes."  Isto pesa - pesa muito! Porque a gente nunca sabe se fez o suficiente. Está sempre achando que poderia fazer mais. Fica sempre uma interrogação, um peso na consciência... Mas vamos analisar juntos, as catorze obras de misericórdia listadas para nossa reflexão, baseadas na Palavra de Deus:

_ Obras de misericórdia corporais:
1. Dar de comer a quem tem fome
2. Dar de beber a quem tem sede
3. Vestir os nus
4. Dar pousada aos peregrinos
5. Visitar os doentes
6. Visitar os presos
7. Enterrar os mortos

_ Obras de misericórdia espirituais:
1. Dar bom conselho
2. Ensinar os ignorantes
3. Corrigir os que erram
4. Consolar os aflitos
5. Perdoar as injúrias
6. Sofrer com paciência as fraquezas do próximo
7. Rogar a Deus por vivos e defuntos

Analisando cada uma dessas obras aqui listadas, podemos pensar: será que estamos fazendo o que é esperado de nós, cristãos?... Será que estamos levando a sério o slogan "Sede misericordiosos como o vosso  Pai Celestial é misericordioso?"

É claro que é difícil cumprir algumas delas, como,"Dar pousada aos peregrinos". Foi-se  o tempo em que o ser humano podia confiar num seu semelhante. Como receber em casa alguém que a gente não conhece? Com tantos ladrões, estupradores, assassinos... circulando por aí?... Porém, em tempo de tragédias e quaisquer dificuldades, podemos receber em casa, por algum tempo, parentes e conhecidos, até que se resolva a situação. E pedir sempre a Deus, a sabedoria necessária para agirmos da melhor forma, ajudando, ensinando, corrigindo, aconselhando, enchendo-nos de compaixão para com o próximo, alegrando-nos com eles, vivendo e convivendo em paz com o outro.

Que Deus nos dê a graça de sermos instrumentos da Sua misericórdia na vida de nossos irmãos, levando o Seu nome a todos, para que Ele seja amado e respeitado, em nossas famílias e em nossa Nação. Amém!
(Sete Lagoas, 17/04/2016)

222 - SEGUNDO LIVRO DE LUCAS


222 - SEGUNDO LIVRO DE LUCAS

Título sugerido pelo sacerdote hoje(em sua homilia), vem de encontro ao meu pensar, especialmente neste tempo de vivência pascal. Como é bom ler "Atos dos Apóstolos"! Como foi feliz,  Lucas, ao nos relatar maravilhas dos discípulos de Jesus, após Sua volta para o Pai! Caminhemos com eles, revendo alguns momentos, lendo com carinho, todas as suas ações, prodígios permitidos pelo Pai, coragem recebida do Espírito Santo! 

Sabemos que Paulo - que era Saulo, soldado romano, até cair do cavalo e ficar cego por três dias - tomou para si a responsabilidade de  se aderir aos projetos de Deus e ajudar aos doze apóstolos, nessa importante missão. E como trabalhou! E como batalhou, como se envolveu a ponto de afirmar "já não sou eu que vivo; é Cristo que vive em mim!"

Somos nós hoje, os apóstolos de Cristo. Precisamos evangelizar. Precisamos seguir seus passos, na bondade, na justiça, no amor. Lutemos para um mundo mais justo, em que haja trabalho para todos, pois como diz São Paulo, “aquele que não trabalha, também não deve comer”. Não se pode esperar que as coisas caiam do céu, é preciso ir à luta com garra, com determinação.

Peçamos a Deus que nosso país volte à normalidade, que empresários voltem a investir, com responsabilidade, que os operários trabalhem com dignidade e recebam pelo fruto de serviços prestados. Que possamos viver em paz, sem tantas notícias ruins de propinas, safadezas, enriquecimento ilícito. Que o pão de cada dia seja fruto do suor do rosto de cada brasileiro, todos comprometidos com o sustento de sua família, como deve ser.

Que Deus nos abençoe a todos, que haja transparência e coerência no falar e no agir, e que possamos compreender que a nossa passagem por aqui é muito rápida, e ninguém precisa de tanto para viver.

Que Ele abençoe nossos esforços, assim como abençoou a Pedro, André, João, Tiago (os dois), Filipe, Bartolomeu, Judas Tadeu, Tomé, Mateus, Simão e Matias (que substituiu Judas Iscariotes, após a morte de Jesus); também o grande Paulo - que não caminhou com Jesus, mas teve uma experiência maravilhosa com Ele, após a ressurreição - Maria Santíssima, Maria Madalena, Barnabé, e tantas outras mulheres e homens, que O conheceram, como também, pessoas outras, santificadas, que levaram a sério a vivência da fé.

Leiamos a Bíblia Sagrada, especialmente os Evangelhos, as Cartas e os Atos dos Apóstolos. São bons textos que nos fazem refletir sobre a vida aqui neste planeta.  E que Deus esteja conosco em todos os momentos. Amém!

(Eu disse:  segundo livro de Lucas; o primeiro, você sabe, é o Evangelho segundo Lucas)

Sete Lagoas, 17/04/2016