537 - O Silêncio!
Sempre se fala no silêncio de Maria. Fala-se também no de José, já que ele queria abandoná-la em silêncio, assumindo uma culpa que não tinha, para livrá-la de um castigo terrível. Foi um período difícil, de insegurança, de indecisão, quase de desespero, devido à situação completamente inusitada, conhecendo ele a pessoa - quase criança - que lhe havia sido entregue. Providencial, a vinda do Anjo, em sonhos, para tirá-lo daquela incerteza.
Hoje ouvi sobre o silêncio de outra pessoa de uma história bíblica maravilhosa. Um silêncio forçado, já que lhe fora tirada a capacidade de falar.
Era um sacerdote, e estava a serviço no templo de Jerusalém. Um Anjo lhe aparecera também e ele deveria ter acreditado em suas palavras. Mas ele duvidou! Duvidou porque era por demais maravilhoso e inacreditável para ser verdade. E como duvidara daquelas palavras, ficou mudo. E mudo, ele permaneceu durante os nove meses de gestação.
Zacarias teve que aprender a conviver com o silêncio, durante todo aquele tempo. Como deve ter sido difícil! Mais difícil ainda, por não ter a certeza de quando poderia ser-lhe devolvida a voz e - até mesmo - se lhe seria concedida algum dia!
A gente conhece esta história! Está na Bíblia. Mas eu nunca havia parado pra pensar no quanto deve ter sido terrível não poder falar, dividir com a esposa a alegria de um filho que estava a caminho, depois de tantas orações, depois de tantos dias, meses, anos de intenso pedido, entre lágrimas...
Porém, lembremo-nos de que a Bíblia diz: "Aqueles que semeiam entre lágrimas, na alegria voltarão, carregando seus feixes!"
E ainda podemos repetir confiantes: "Deus não demora! Deus capricha!!!" Porque aquele Menino seria - e foi! - simplesmente, o precursor de Jesus Salvador entre nós!
(Já vivi um momento assim: no silêncio, pagando por uma culpa - que eu não tinha...)
Confiemos sempre! Deus não demora! Deus capricha!!!
(Celina - 06/01/22)