sexta-feira, 11 de março de 2016

215 - O MOMENTO SEGUINTE


  •                                              215 - O MOMENTO SEGUINTE


Levantei-me hoje com uma vontade imensa de escrever, um desejo incontrolável de postar alguma coisa... Porém, pensei: não estou bem, ando meio triste, bastante preocupada com algumas coisas, acertos a serem concretizados,  decisões que nem sempre dependem só de mim...

Aí, decidi: não posso escrever hoje! A minha proposta é passar boas mensagens, coisas boas de se ver; não, não quero passar minhas preocupações para o papel; poderia até fazê-lo, mas, para rasgar e jogar no lixo; não para que outros as vejam. Porque jamais gostaria de reforçar o desânimo de alguém que esteja mais ou menos na mesma situação.

Pronto! Acabou. Decididamente, nada escrevo hoje. Ponto final.

Fui fazer o almoço e de repente a neta caçulinha começa a resmungar, agarrada à minha saia. E já sei o que ela quer. Se já se conhece uma situação, parece fácil lidar com a mesma; mas, não, grande engano! Muitas vezes se conhece o problema  e também a solução, mas esta não depende de nós. É o que nos acontece agora.

Ela já fez dois anos e estamos tentando, devagar, devagarinho, ajudá-la a se livrar das fraldas. Um treino bem difícil. Aceitar que pode assentar-se ali e fazer suas necessidades,  isto não está ainda nos seus planos. Mas já se sente incomodada ao não fazê-lo também... Haja paciência dos dois lados!

Então aconteceu mais uma das suas: O Lucas estava almoçando; ela já havia terminado e resmungava do meu lado. Perguntei:
_ Quer fazer cocô, Gabizinha?
_ Não, não quero!
Aí, o galo cantou bem alto e eu arrisquei:
_ O galo cantou, Gabizinha. Tá na hora de fazer cocô!
Ela colocou as duas mãozinhas na mesa, ficou na pontinha dos pés, olhou para o quintal e gritou:
_ Ô galo, cê quer fazer cocô?!...
Rimos a valer! Lukinha quase engasga de tanto rir! E o vovô também!
****
E voltando aos primeiros parágrafos, que diferença hoje! Nada como um dia após o outro! Como não postei ontem, posso anotar o que recebi hoje, por whatsapp: "Quando a alma está feliz e agradecida pelo que recebemos de bom na vida, a prosperidade cresce, a saúde melhora, as amizades aumentam, o mundo fica de bem com você  porque o mundo exterior reflete nosso mundo interior. (Mahatma Gandhi).”

Exatamente!
(Sete Lagoas, 11 de março de 2016)