sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

516 - Creio na Igreja Católica!

 516  -  Creio na Igreja Católica!

E continuemos nossa Oração, com o símbolo niceno-constantinopolitano: "Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica". Como surgiu esta nossa Igreja, você sabe?

O povo de Deus vinha caminhando... Deus falava pelos profetas. E estes passavam suas mensagens ao povo. Então, para o ser humano comum, Deus era aquele Jeová, lá longe, que só falava com os profetas. 

Mas esse povo se distanciou tanto de Deus que Ele  resolveu mandar ao mundo Seu próprio Filho Jesus, este Jesus Cristo que conhecemos!

E Jesus veio ao mundo! Nasceu da Virgem Maria, na simplicidade de uma gruta, na cidade de Belém. E Seu primeiro berço foi uma manjedoura, não foi? Começou Sua vida terrena, no meio dos animais. E seus primeiros visitantes foram os pobres pastores, aqueles que estavam  acordados, tomando  conta das ovelhas. E Seus primeiros presentes, muito valiosos, foram o leitinho quentinho -  tirado ali na hora, de uma ovelhinha muito linda - e lã fofinha para aquecê-lo do frio intenso. 

Depois, esses bons pastores conseguiram para eles - a Sagrada Família - um lugarzinho numa pequena pousada, onde puderam receber outros presentes, principalmente dos Reis Magos, o que, certamente, lhes deu condição de iniciar uma vida totalmente diferente, quando tiveram que  se mudar para o Egito, fugindo da maldade de Herodes.

Voltando para Nazaré, a Família continuou sua vida simples, no meio de parentes e amigos. E Jesus, após ser batizado, inicia Sua importante missão, mostrando a todos um viver de acordo com as leis de Deus, e não, dos homens.  Traz a todos a Palavra de Deus, mas não como os profetas: diz que ELE é o nosso Pai Criador, o Pai de todos, e que é importante estar sempre em sintonia com ELE. 

Assim, nos ensina um meio de nos dirigirmos ao Pai - não, Pai meu, mas Pai Nosso! E nos entrega uma importante e nova Oração, quando chamamos a Deus, de PAI!

E após três anos de intenso trabalho de evangelização, Ele volta para o Pai, deixando aqui, ainda por algum tempo, Sua Mãe, para ajudar aos discípulos na implementação da Igreja por Ele inaugurada. Vem o Espírito Santo, como fortaleza sobre eles; e a Igreja Católica, Apostólica Romana se alastra pelo mundo inteiro. Portugueses e espanhóis, principalmente, fizeram com que ela chegasse até nós, no novo continente. 

Louvemos à Trindade Santa por tantas bênçãos!

(Celina  -  18/02 2021)