465 - Crescer em Idade, Sabedoria e Graça!
Todos ficaram muito admirados, com tão ricas carruagens pelas ruas de Jerusalém! Ninguém melhor que as pessoas do castelo para dar informações seguras sobre o exato local do nascimento do Messias. Dirigiram-se então, os Magos, para Belém, com a promessa de trazerem a notícia para o rei, assim que encontrassem o Menino-Deus! Só que não o fizeram; após o Encontro, voltaram por outro caminho.
Isto irritou profundamente a Herodes, que fez uma tamanha maldade com os belemitas, mandando matar todas as crianças menores de dois anos de idade, na tentativa de se livrar daquele que diziam ser o "Rei dos Judeus".
Avisado em sonhos, José foge com Maria e o Filho para o Egito, lá ficando até a morte de Herodes. Retornando a Nazaré, a vida da Sagrada Família transcorre na simplicidade, como todas as pessoas daquela cidadezinha.
Quando Jesus completou doze anos, indo a Jerusalém com seus pais, resolveu ficar um pouco mais naquela cidade, para conversar com os mestres da lei, sondando o que sabiam eles, a respeito do reino do céu. Assim, os pais, ao notarem que Ele não estava na caravana, na volta para casa, ficaram profundamente preocupados e voltaram às pressas, para O procurarem na cidade, encontrando-O no templo, respondendo e fazendo perguntas.
Grande foi o alívio dos pais ao encontrá-Lo, apesar de uma grande interrogação: Que teria o Menino dito àqueles senhores que O interrogavam?
E após este episódio, a Bíblia silencia suas informações sobre a vida terrena de Jesus, dizendo apenas que "Ele crescia em idade, sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens", convivendo na simplicidade da cidadezinha de Nazaré, voltando à sua narrativa, apenas quando Ele completa trinta anos, ao começar o seu trabalho de evangelização.
Assim como Ele, na vida adulta, encontra alguns dos pastores que O viram recém-nascido, encontra também Gamaliel, que estava naquele dia no templo, admirado com a sabedoria daquele Menino de doze anos. Mas ele não conseguiu fazer a ligação entre o Jesus adulto, a quem muito admirava, com a criança daquele dia, apesar de estar sempre desconfiado. Só reconheceu isto, no momento exato de sua morte na Cruz, obtendo o sinal que Ele prometera.
Este Encontro de Jesus no templo, após uma busca angustiante e cansativa dos pais aflitos, é o que contemplamos no quinto mistério do Rosário!
Peçamos a Deus que possamos ter a graça de compreender os sinais dos tempos e a presença do Sagrado em nossa vida! Cantemos:
"E neste quinto mistério
Depois de aflições e dores
Os pais encontram no templo
O Menino entre os doutores!"
(Celina - 08/08/2020)