terça-feira, 25 de junho de 2024

587 - UM NOVO COMEÇO!

 UM NOVO COMEÇO!

Então, a vida do ser humano na terra que havia começado com Adão e Eva, recomeça agora com a família de Noé. Ele e seus três filhos, Sem, Cam e Jafé, começaram de novo a cultivar o solo, a cuidar dos animais, um trabalho grande nesse recomeço, mas viviam felizes, porque estavam com Deus e contavam com a Sua proteção.

A população cresceu novamente, já havia muita gente na terra. Um dia resolveram fazer tijolos para construir casas e começaram a edificar uma torre. Queriam que ela fosse bem alta, muito alta, para chegar aos céus. Assim eles pensavam. E trabalhavam, trabalhavam, trabalhavam...

Já ouviram falar na Torre de Babel?... Pois é essa torre que eles estavam fazendo! Cheios de entusiasmo! Pensavam fazê-la bem alta, para depois subirem por ela. Eram todos descendentes de Noé e, por isto, falavam todos a mesma língua.

E o que Deus fez? Confundiu a língua deles, e ninguém se entendia mais. Cada um falava de um jeito. É como se você estivesse brincando com um tanto de crianças e uma falasse inglês, a outra, francês, e tinha criança que falava italiano, espanhol... e tinha também crianças da China, do Japão, da Coreia, de Senegal... de tudo quanto é país! Como vão se entender?... E tiveram que parar de fazer a tal torre! E se espalharam pelo mundo conhecido na época.

Como cada pessoa é de um jeito, e todos pensam de forma diferente, com o tempo, começaram a fazer maldade uns com os outros. E alguns foram se distanciando de Deus, esquecendo-se dele, e praticando o mal, e não o bem que Deus quer que a gente faça. Começaram uma vida pecaminosa, vivendo alguns deles, o contrário do que Deus sonhou pra nós.

E você, criança, que é uma pessoa boa, pode entender que o nosso Pai do Céu, começou a ficar triste de novo, com a criação do ser humano, não é? Exatamente!

(Celina  -  25/06/24)

 

586 - DE ADÃO A NOÉ

  DE ADÃO A NOÉ

Lembra de Adão e Eva?... O único casal modelado pelas mãos de Deus! Todos os outros seres humanos vieram desse primeiro casal. Assim também aconteceu com todos os animais e todas as plantas: o primeiro, Deus criou; os demais vieram deles.

Adão e Eva tiveram filhos, e netos, e bisnetos... E assim a humanidade foi crescendo, aumentando em número a cada dia e, quando Noé e os seus nasceram, já havia muita gente na face da terra. 

Mas, se o próprio casal, que era o primeiro a habitar o planeta terra, desobedeceu a Deus, a sua descendência também foi desobediente, até chegar ao que nós vimos nos capítulos anteriores e naquela frase tão triste que está em Gênesis, capítulo seis, versículo seis: "E Deus se arrependeu de ter feito o ser humano, que foi modelado com tanto amor, à Sua imagem e semelhança".

Isto foi muito triste! Quando contei esta História para alguns netinhos, a Gabi disse: "Então, vovó, a gente tem que agradecer a Noé! Se não, a gente nem iria existir, não é?" Achei interessante a sua observação!

Era uma população de pessoas que não temiam a Deus. Nem se lembravam de que estavam aqui, porque Deus os havia criado e que, só ficariam na terra, enquanto Deus permitisse. Esqueciam de que todos nós viemos de Deus e vamos voltar para Ele, quando Ele determinar. 

Pois é! Foi assim. Mas como a família de Noé era temente a Deus, todos tinham fé, faziam o Bem  eram pessoas boas, como Deus quer que a gente seja, Ele procurou salvá-los. E pôde também salvar os seres vivos pra que depois povoassem novamente a terra. 

É esta a História. Então, de Adão a Noé, tirando a família dele, todas as pessoas faleceram no dilúvio. É uma história muito triste, mas, com certeza, Deus fez tudo para que o homem se convertesse, porém... Isto não aconteceu. 

Procuremos ter uma vida de Oração, de estudos, de trabalho; deixemos a ociosidade que é a "mãe de todos os vícios". Quem não ocupa seu tempo com coisas boas, vai para o caminho do vício, das coisas erradas, para  preencher o tempo. Sejamos pessoas atentas ao que devemos fazer, e procuremos estar sempre ocupados, lembrando-nos de que "mente vazia é oficina do diabo!" É mesmo, de verdade! Vamos pensar nisto! Queremos estar com Deus, e não, com o inimigo dele, não é?

(Celina  23/06/24)