518 - Creio na Remissão dos Pecados
O pecado é uma falta consciente e voluntária contra a boa vontade de Deus; é uma ofensa a Deus. Assim, o Catecismo da Igreja Católica define o pecado como "amor a si mesmo até o desprezo de Deus". O pecado ergue-se contra o amor de Deus por nós e desvia Dele, os nossos corações; é contrário à obediência de Jesus, que realiza a salvação.
Pecamos quando nós, conscientemente, dizemos não para Deus. Deus é a Verdade e o Bem; é o que é melhor para todos. Assim, o pecado é uma falta contra Deus, contra o próximo e contra si mesmo.
Desde o início da criação, a natureza está ferida pelo pecado; toda vida humana, individual e coletiva, vive esta luta dramática entre o bem e o mal, a luz e as trevas, muitas vezes se perguntando: o que devo seguir - o que é bom - o que não é - o que devo fazer?... e acaba, às vezes, fazendo opção pelo mal. É o pecado!
Todos nós pecamos e estamos privados da glória de Deus; mas Jesus veio nos mostrar como podemos adquirir o perdão para as nossas muitas faltas, contra Deus, contra o nosso próximo e contra nós mesmos.
Instruindo aos Apóstolos, Ele instituiu o Sacramento da Confissão: "Recebam o Espírito Santo. Os pecados daqueles que vocês perdoarem, serão perdoados. Os pecados daqueles que vocês não perdoarem, não serão perdoados." (Jo 20, 22-23). E os Apóstolos o conferiram aos seus sucessores.
A Catequese da Igreja nos ensina a analisar os mandamentos. Por isto, precisamos saber quais são para, refletindo bem sobre os mesmos, procurarmos evitar desobedecê-los. Você sabe quais são os mandamentos de Deus e da Igreja?... Se não se lembra de todos, procure recordá-los e pense se você os está cumprindo a todos. Em caso negativo, faça um bom exame de consciência, procure o sacramento da confissão, demonstrando seu arrependimento de tais pecados, e manifestando o firme propósito de tentar não mais cometê-los.
Jesus sempre dizia: "Vai e não peques mais!" Deve ser este o nosso esforço. E se, por causa de nossa fraqueza humana, chegarmos a cair novamente no mesmo pecado, nós o confessaremos de novo e renovaremos nossos propósitos; até que, de tanto querer evitá-los, passaremos a não cometê-los mais.
Dizemos no Credo: "Creio na remissão dos pecados", porque acreditamos que Deus é bom e misericordioso e vai compreender e perdoar nossas misérias humanas. Aliás, foi para isto mesmo que Jesus veio ao mundo: pregar o Amor, o Perdão e a Paz! E, desta forma, aliviar o peso de nossas consciências. Deus é maravilhoso!
(Celina - 04/03/21)
Nenhum comentário:
Postar um comentário