quinta-feira, 24 de setembro de 2020

494 - Vozes, Imagens!...

 494  - Vozes, Imagens!...

Eu já acordo com sua voz! Belíssima! Cada vez mais nítida! Cada vez, mais cedo! Aqui bem pertinho da janela do meu quarto, num chorão mexicano, que resolveu lançar seus galhos em todas as direções, com suas flores bem vermelhas! E já ultrapassa o telhado, maior ainda que as palmeiras, que também estão aqui na frente! É ele quem me acorda bem cedinho! Estou falando da "Sua Majestade", o sabiá!

Mas meu esposo, que conhece muito de fauna e flora, já listou, mostrando pra mim, mais de vinte espécies de pássaros, que aparecem por aqui. Quer saber? Será que em seu quintal, eles aparecem também? Aqui temos muitas árvores, que nós plantamos, e isto favorece, não só o seu passar por aqui, mas também, montar barraca e criar seus filhotes. E há alguns que chocam praticamente no mesmo lugar, todos os anos!

Estou falando, por exemplo, das pombas, em pelo menos três tamanhos diferentes: as pequenas, tão comuns, quanto graciosas. Já viu como elas andam de forma elegante? Mas temos também algumas enormes, que meu esposo diz que são "as verdadeiras", não sei por quê - as outras, não são? E as de tamanho intermediário, bem diferentes, tanto das pequenas, quanto das grandes!

E são tantos os outros que, se eu for contar tudo que o Waldívio diz sobre cada um, isto não será uma crônica, mas, com certeza, um livro! Então vou apenas citar. Veja se você já viu todos eles, dando sopa, aí no seu quintal. São tantos que prefiro fazer um novo parágrafo com a citação:

Gaturamo - lindo! - tizil, saíras, assanhaço, bem-te-vi, pica-pau, maritaca, periquito, joão-de-barro, melro, canário, papa-capim, pata-choca, tolinha (azulzinha!), papa-mel, um outro menor que ele - e o meu esposo diz que não sabe o nome, alma-de-gato, beija-flor, pardal, coruja, peixe-frito - que grita assim: PEIxefrito! PEIxefrito!...

É uma algazarra o dia todo. E por que eu coloquei "saíras", se todos os outros estão no singular? Quem já viu um pardal sozinho? Parece que o certo seria colocar pardais, não é? Mas estou apenas citando as espécies de pássaros que já vimos no nosso quintal. Devo até ter esquecido de alguns. Coloquei saíras, porque há mais de uma espécie delas por aqui. E as maritacas? Aparecem sempre em bandos, não é mesmo? E que gritaria elas fazem! Já prestou atenção em como conversam entre si?

Eu disse por que é que temos sempre aqui, tantos passarinhos;  é por causa das árvores que plantamos. Começamos com alguns pés de goiaba - que produzem tantos frutos; ganhei depois uma muda de acerola, que já rendeu outros pés por aqui; limoeiros são dois grandes e produzindo muito; uma pitangueira no meio do terreiro, um cajueiro, uma mangueira;  alguns mamoeiros e uma jabuticabeira-criança, da qual espero provar uns frutos, um dia; uma macieira - que não conseguiu ir pra frente... Ainda temos uma moita enorme de ora-pro-nobis, chuchuzeiro, verduras... É só plantar e cuidar, não é mesmo? Além dos pássaros, as plantas servem ainda de suporte para as orquídeas. Muito bom!

Como os homens, normalmente, não têm muitas tarefas em casa, quem cuida mais das plantas é o meu esposo, que ontem completou setenta e sete anos, com muita saúde, graças a Deus! Mas eu molho todos os dias, cuido e planto também.  Amo as plantas!  É uma verdadeira terapia, no jardim e no fundo do quintal. E ainda temos os peixinhos e, além deles,  as galinhas com seus ovos e pintinhos, a nos alimentarem e preencherem nossos momentos, sendo ainda a alegria dos netos, que dão nomes a eles, não é, Lukinha? 

Acabei de ler pro Waldívio, para ele ver se faltou alguma coisa, e ele disse que faltou citar a "dama-da-noite", que perfuma toda a vizinhança e, como está uma moita enorme sobre o telhado do primeiro pavimento, está sempre cheia de ninhos também, como vejo agora, além do ora-pro-nobis, o chuchuzeiro, a mangueira, a pitangueira, o chorão mexicano e outros mais, cheios de diferentes ninhos!  

Aí você pode estar se perguntando: Moram numa chácara?... E eu respondo: Não! Num lote comum, de trezentos e sessenta metros quadrados! Como o seu, certamente! Ou menor ainda!...

(Celina  -  24/09/2020) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário