A ALIANÇA
Lembra, criança, da aliança que Deus fez com Noé? Foi o arco-íris no céu, não foi? Mas o homem se afastou de Deus de novo! E agora, Deus faz uma nova aliança com Abraão. Disse a ele que sua descendência seria maior que as estrelas do céu, ou os grãos de areia da terra! Imagine!
E aí, a Humanidade foi crescendo, tendo em Abraão um patriarca muito respeitado e o povo de Deus, foi povoando toda a terra. Isaac, seu filho, era também um homem bom, muito respeitado; e depois o filho dele, Jacó, deu continuidade a esse jeito de ser respeitoso, caminhando à frente do povo com muita fé e sabedoria.
Quando você ouvir o padre dizer assim: "O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó", saiba que esses foram os maiores patriarcas do início de nossa caminhada aqui na terra. Abraão era o pai de Isaac e este era o pai de Jacó. E Jacó teve doze filhos que deram origem às doze tribos de Israel.
Um dos doze filhos de Jacó se chamava José. Este foi de fundamental importância para seus irmãos, que demonstravam não gostar muito dele; tanto que fizeram com ele uma grande maldade, que vou contar pra você. É uma história linda, de crueldade, surpresas, e lágrimas, como tantas outras situações com o povo escolhido, o povo de Deus, não é mesmo?
Cada um com sua história de vida, feita de estudos, trabalhos, dificuldades, sucessos e derrotas, sorrisos e lágrimas. Você também, à medida que vai vivendo, vai construindo a sua história, não é verdade?
(Celina - 26/06/24)