quarta-feira, 26 de junho de 2024

590 - A ALIANÇA

 A  ALIANÇA

Lembra, criança, da aliança que Deus fez com Noé? Foi o arco-íris no céu, não foi?  Mas o homem se afastou de Deus de novo! E agora, Deus faz uma nova aliança com Abraão. Disse a ele que sua descendência seria maior que as estrelas do céu, ou os grãos de areia da terra! Imagine!

E aí, a Humanidade foi crescendo, tendo em Abraão um patriarca muito respeitado e o povo de Deus, foi povoando toda a terra. Isaac, seu filho, era também um homem bom, muito respeitado;  e depois o filho dele, Jacó,  deu continuidade a esse jeito de ser respeitoso, caminhando à frente do povo com muita fé e sabedoria.

Quando você ouvir o padre dizer assim: "O Deus de Abraão, o Deus de Isaac, o Deus de Jacó", saiba que esses foram os maiores patriarcas do início de nossa caminhada aqui na terra. Abraão era o pai de Isaac e este era o pai de Jacó. E Jacó teve doze filhos que deram origem às doze tribos de Israel. 

Um dos doze filhos de Jacó se chamava José. Este foi de fundamental importância para seus irmãos, que demonstravam não gostar muito dele; tanto que fizeram com ele uma grande maldade, que vou contar pra você. É uma história linda, de crueldade, surpresas, e lágrimas, como tantas outras situações com o povo escolhido, o povo de Deus, não é mesmo?

Cada um com sua história de vida, feita de estudos, trabalhos, dificuldades, sucessos e derrotas, sorrisos e lágrimas. Você também, à medida que vai vivendo, vai construindo a sua história, não é verdade?

(Celina  -  26/06/24)

589 - ABRAÃO CONSTRUIU UMA LINDA HISTÓRIA!

 ABRAÃO CONSTRUIU UMA LINDA HISTÓRIA!

Considerado o primeiro Patriarca da história da Humanidade, Abraão sempre mostrou ser um homem de fé, obediente a Deus e fazia tudo o que Deus determinava. Certo dia, Deus disse a Abraão que deixasse aquela terra e fosse para um lugar onde Ele iria indicar.

Você acredita que ele acreditou? Chamou o seu sobrinho Ló, pegou sua esposa, seus criados, todos os seus bens e partiu.  Veja quão grande era a fé de Abraão! 

Até quando Deus falou de seu filho Isaac, ele confiou. Como foi isso? Eu conto: Abraão e Sara não tinham filhos porque ela era estéril. Mas um dia, chegaram mensageiros de Deus e disseram que Sara seria mãe. Sara até achou graça quando ouviu aquilo porque já era tão velha...

Mas ela engravidou e no ano seguinte nasceu Isaac. E quando ele já era bem grandinho - um adolescente - Deus quis testar a fé de Abraão e disse a ele que era para sacrificar seu filho. Abraão chamou Isaac bem cedinho para fazer um sacrifício numa montanha, muito distante dali. Pediu que ele levasse a lenha para o sacrifício. E saiu com ele e um criado. 

Esse monte ficava bem longe de sua tenda e caminharam muito para chegar lá. Quando chegaram, o menino achou estranho: tinha a lenha, a faca, corda, jeito de fazer fogo, mas... e o cordeiro para o sacrifício, onde estava?! Os dois - porque o servo tinha ficado lá embaixo - os dois fizeram um altar com pedras, puseram a lenha e o pai  deitou o filho sobre a mesma e o amarrou.

Meu Deus, que situação! Quando o pai levantou a faca para sacrificar o filho, ouviu uma voz: "Guarda a sua faca, Abraão! Não sacrifique o seu filho! Agora sei que você é realmente um homem de fé." 

Imagine, criança! Qual pai teria uma coragem assim? E uma fé desse tamanho?... Olharam e viram um carneiro com os chifres agarrados no espinheiro. Pegaram-no e o sacrificaram, agradecendo a Deus tanta bondade! Que fé tinha Abraão!!!

(Celina - 26/06/24)

588 - ABRAÃO E LÓ - SODOMA E GOMORRA!

  ABRAÃO E LÓ  -  SODOMA E GOMORRA!

Abrão (depois chamado Abraão) e Ló eram homens bons. Ló morava em Sodoma e um dia, estava sentado na porta de sua casa, quando chegaram dois mensageiros e ele os recebeu com respeito, dizendo à sua esposa e filhas que preparassem algo para eles comerem. Os habitantes de Sodoma, que eram grandes pecadores, viram os dois estrangeiros chegando e queriam fazer maldades com eles, mas Ló os defendeu.

Por que eles, os habitantes, queriam isto?! Porque eram muito maus, grandes pecadores e os habitantes dessas duas cidades - Sodoma e Gomorra - agiam sempre assim. Eram malvados mesmo. Tanto que Deus destruiu as duas cidades e foi isto que aqueles dois foram fazer lá.

Como Ló era parente de Abraão, que era muito bom, Deus mandou que os dois fossem lá para tirar a família de Ló daquele lugar de crueldades. Ló saiu à noite com sua mulher e as duas filhas, indo para outra cidade ali perto  e depois foram para as montanhas. E nessa noite, depois que eles saíram, as duas cidades foram destruídas, porque Deus não quer o mal, somente o bem. 

Você pode estar se perguntando: "Por que Deus destruiu as duas cidades?" A Bíblia responde assim, certamente: Porque Deus é bom, quer que sejamos bons uns para com os outros, e quem se afasta de Deus, começa a  fazer muitas maldades, porque longe de Deus, o ser humano perde o seu jeito de ser bom, de amar o próximo, de fazer caridade, de fazer somente boas ações.

Entendeu, criança? Se formos pessoas boas, como Deus sonhou pra nós, jamais seremos destruídos, certamente! Deus, estando sempre conosco, como nosso Pai do céu, nós nos entendemos como irmãos e ninguém vai querer destruir o outro. Seja você, uma criança boa! Sempre! Crescendo, continue sendo uma pessoa do bem! Vale a pena!

(Celina  -  25/06/24)

terça-feira, 25 de junho de 2024

587 - UM NOVO COMEÇO!

 UM NOVO COMEÇO!

Então, a vida do ser humano na terra que havia começado com Adão e Eva, recomeça agora com a família de Noé. Ele e seus três filhos, Sem, Cam e Jafé, começaram de novo a cultivar o solo, a cuidar dos animais, um trabalho grande nesse recomeço, mas viviam felizes, porque estavam com Deus e contavam com a Sua proteção.

A população cresceu novamente, já havia muita gente na terra. Um dia resolveram fazer tijolos para construir casas e começaram a edificar uma torre. Queriam que ela fosse bem alta, muito alta, para chegar aos céus. Assim eles pensavam. E trabalhavam, trabalhavam, trabalhavam...

Já ouviram falar na Torre de Babel?... Pois é essa torre que eles estavam fazendo! Cheios de entusiasmo! Pensavam fazê-la bem alta, para depois subirem por ela. Eram todos descendentes de Noé e, por isto, falavam todos a mesma língua.

E o que Deus fez? Confundiu a língua deles, e ninguém se entendia mais. Cada um falava de um jeito. É como se você estivesse brincando com um tanto de crianças e uma falasse inglês, a outra, francês, e tinha criança que falava italiano, espanhol... e tinha também crianças da China, do Japão, da Coreia, de Senegal... de tudo quanto é país! Como vão se entender?... E tiveram que parar de fazer a tal torre! E se espalharam pelo mundo conhecido na época.

Como cada pessoa é de um jeito, e todos pensam de forma diferente, com o tempo, começaram a fazer maldade uns com os outros. E alguns foram se distanciando de Deus, esquecendo-se dele, e praticando o mal, e não o bem que Deus quer que a gente faça. Começaram uma vida pecaminosa, vivendo alguns deles, o contrário do que Deus sonhou pra nós.

E você, criança, que é uma pessoa boa, pode entender que o nosso Pai do Céu, começou a ficar triste de novo, com a criação do ser humano, não é? Exatamente!

(Celina  -  25/06/24)

 

586 - DE ADÃO A NOÉ

  DE ADÃO A NOÉ

Lembra de Adão e Eva?... O único casal modelado pelas mãos de Deus! Todos os outros seres humanos vieram desse primeiro casal. Assim também aconteceu com todos os animais e todas as plantas: o primeiro, Deus criou; os demais vieram deles.

Adão e Eva tiveram filhos, e netos, e bisnetos... E assim a humanidade foi crescendo, aumentando em número a cada dia e, quando Noé e os seus nasceram, já havia muita gente na face da terra. 

Mas, se o próprio casal, que era o primeiro a habitar o planeta terra, desobedeceu a Deus, a sua descendência também foi desobediente, até chegar ao que nós vimos nos capítulos anteriores e naquela frase tão triste que está em Gênesis, capítulo seis, versículo seis: "E Deus se arrependeu de ter feito o ser humano, que foi modelado com tanto amor, à Sua imagem e semelhança".

Isto foi muito triste! Quando contei esta História para alguns netinhos, a Gabi disse: "Então, vovó, a gente tem que agradecer a Noé! Se não, a gente nem iria existir, não é?" Achei interessante a sua observação!

Era uma população de pessoas que não temiam a Deus. Nem se lembravam de que estavam aqui, porque Deus os havia criado e que, só ficariam na terra, enquanto Deus permitisse. Esqueciam de que todos nós viemos de Deus e vamos voltar para Ele, quando Ele determinar. 

Pois é! Foi assim. Mas como a família de Noé era temente a Deus, todos tinham fé, faziam o Bem  eram pessoas boas, como Deus quer que a gente seja, Ele procurou salvá-los. E pôde também salvar os seres vivos pra que depois povoassem novamente a terra. 

É esta a História. Então, de Adão a Noé, tirando a família dele, todas as pessoas faleceram no dilúvio. É uma história muito triste, mas, com certeza, Deus fez tudo para que o homem se convertesse, porém... Isto não aconteceu. 

Procuremos ter uma vida de Oração, de estudos, de trabalho; deixemos a ociosidade que é a "mãe de todos os vícios". Quem não ocupa seu tempo com coisas boas, vai para o caminho do vício, das coisas erradas, para  preencher o tempo. Sejamos pessoas atentas ao que devemos fazer, e procuremos estar sempre ocupados, lembrando-nos de que "mente vazia é oficina do diabo!" É mesmo, de verdade! Vamos pensar nisto! Queremos estar com Deus, e não, com o inimigo dele, não é?

(Celina  23/06/24)



segunda-feira, 24 de junho de 2024

585 - ENFIM...TERRA À VISTA!

 ENFIM...TERRA À VISTA!

Continuavam ouvindo o barulho da chuva... Mas a arca era toda fechada. Ainda bem que nela  havia espaço suficiente para todos. Só precisavam ter paciência - e esperar...

Enfim, um dia, a chuva parou. Noé foi lá pra cima e abriu a claraboia. Olhou: só água... norte, sul, leste, oeste! Água por todos os lados; nada mais se via...  Pela claraboia, Noé soltou um dia um corvo para ver se as águas estavam baixando; mas ele voltou, porque não havia ainda onde pousar. Era continuar lá dentro. E ninguém sabia por quanto tempo...

Desceu  -  e deu a notícia: muita água! Teriam que esperar a água baixar, a arca pousar em terra firme - para que pudessem sair.

Mandava o corvo - e ele voltava. Um dia, mandou uma pomba; e ela voltou também, sem achar onde pousar. Sete dias depois, mandou-a de novo; e ela trouxe um ramo de oliveira no bico. 

Até que enfim: terras à vista! Já estavam com saudades de pisar em solo firme. E Deus disse a ele que descesse da arca com sua família e tirassem também todos os animais. Que fossem fecundos e povoassem novamente a terra. 

E Deus firmou com Noé uma aliança; formou no céu um lindo arco-íris, dizendo-lhe que todas as vezes que o vissem, lembrassem do dilúvio, pois aquele seria o único: nunca mais usaria  o dilúvio para exterminar os seres humanos da face da terra. Isto foi há muitos anos! Quarenta dias de fortes chuvas ininterruptas e cento e cinquenta dias para as águas baixarem! É muito tempo... Muito mesmo!

Porém, o que salvou a humanidade foi que Noé acreditou! Ouviu a Palavra de Deus, creu nela, arregaçou as mangas, convenceu a família a obedecer. E tudo se fez, como Deus havia planejado! E este foi o valor da fé e da obediência!

(Celina 23/06/24)


584 - NA ARCA

  NA ARCA

Já disse que a arca era muito alta; e muito larga também; cheia de repartições. Para quê? Se fosse só para a família de Noé, poderia ser pouco mais que uma barquinha bem fechada, não é? Mas Deus tinha outros planos...

E era este o sonho de Deus: queria salvar a família de Noé, que era constituída de quatro casais de humanos; e também um casal de cada animal daqui da terra. Difícil, hein?

Difícil mesmo! Assim que terminaram de construir a arca, com madeira e betume - imagine a quantidade de madeira  para 150 metros de comprimento, 25 de largura e 15 de altura! Grande, a arca, não é? Dá pra você imaginar?... E os quatro casais, sempre envolvidos nessa tarefa por um tempão... Depois, começaram a sair atrás dos casais de vivos, não humanos; não foi uma tarefa fácil! Ah! E tem mais: a arca tinha três andares e compartimentos diferentes para separar os bichos que lá estavam. Era madeira "pra ninguém botar defeito!"

Um outro trabalho grande: colocar na arca, alimento para os humanos e todos os outros. Nossa!... Era muito trabalho! Mas eles conseguiram!  Com muita fé e obediência!

Assim que estava tudo no jeito, Deus liberou água de todas as fontes que havia na terra e abriu as comportas dos céus! Choveu, choveu, choveu... durante muitos dias... A água foi subindo, subindo... e, com ela, a Arca de Noé. Subiu acima das mais altas montanhas da terra! Uns sete metros a mais! Quarenta dias e quarenta noites, chovendo seu parar! Noé, sua esposa, seus filhos e noras lá dentro, cuidando dos animais, tratando deles com a comida que tinham posto num local separado. 

Que situação! Será que estavam preocupados?... Claro! Imagine, que situação difícil!

(Celina  -  23/06/24)

domingo, 23 de junho de 2024

583 - NOÉ E A ARCA

   NOÉ E A ARCA

Noé já era bem velhinho e vivia com sua família. Na Bíblia tem um livro que se chama Gênesis. É o primeiro livro. Você já viu uma Bíblia? É onde está a nossa história, ou melhor, a História da Humanidade, desde a criação do mundo.

E foi lá que eu vi esta história de Noé. Ele construiu uma Arca gigantesca pra salvar sua família do dilúvio. Você sabe o que é o dilúvio? Nossa! Foi uma coisa terrível! Muita chuva, muita chuva... até alagar tudo! As águas iam subindo... subindo... subindo...

Mas antes dessa chuvarada, Deus avisou a Noé que isto aconteceria. Por que ele avisou? Porque Noé era um homem bom, vivia com sua família, gostava de fazer o bem, era temente a Deus! Ser temente a Deus é reconhecer que Ele é o nosso Pai Criador, que viemos dele e vamos voltar para Ele, quando terminar nossa missão aqui na terra. Foi assim com Jesus, não foi? Mas isto é outra história, muito tempo depois...

Deus disse a Noé que fizesse uma arca enorme, deu a ele as medidas e explicou direitinho como ele faria isto. Foi muito trabalhoso, levaram um tempão para ver o trabalho concluído. Muito tempo mesmo! Pra você ter uma ideia, criança, ela tinha a altura de um predinho de mais ou menos cinco andares! Veja que coisa monstruosa! Por isto, todos caçoavam dele. Morriam de rir, vendo aquele trabalhão todo. Ninguém podia imaginar como terminaria tudo. E continuavam na farra, só nas festas e nem se lembravam de Deus-Pai Criador!

Adiantava o pobre do Noé querer explicar pra eles?... Ninguém acreditava! Era perder tempo, tentar convencê-los a mudar de vida. Ninguém queria saber disto. Só queriam mesmo era uma vida fácil, sem muitos trabalhos, sem grandes reflexões. Sabe o que aconteceu? Vou contar pra você direitinho!

(Celina  -  23/06/24)


sábado, 22 de junho de 2024

582 - É BOM SER BOM!

  É BOM SER BOM!

Deus quer que sejamos bons. Ele nos criou para isto, criança. Criou-nos para todos sermos felizes, procurando fazer apenas coisas boas. Fazer tudo com carinho, com boa vontade, com entusiasmo, porque nossa felicidade - e também a dos outros - vai depender disto! Como diz a nossa Santinha, Santa Teresinha do Menino Jesus, devemos  fazer as pequenas coisas, da melhor forma possível! 

Quando Deus nos criou, acredite, entregou para o primeiro casal, um jardim de delícias; cheio de flores, de árvores frutíferas, para que o Homem e a Mulher comessem à vontade, sabia? Era só apreciar e deliciar das maravilhas que a terra produzia. Mas o ser humano desobedeceu a Deus e -  não precisa se entristecer com o que eu vou contar pra você agora, pois já se passou  tanto tempo... Mas...

Lá no iniciozinho da Bíblia, está escrito assim: "E Deus se arrependeu de ter criado o ser humano!" Sabe por quê? Não é difícil de se imaginar: A mulher e o homem, o primeiro casal, desobedeceu a Deus e Ele ficou muito triste! Muito triste mesmo!

É como a mamãe da gente, ou o papai, o vovô, a vovó, a professora, ou qualquer autoridade que espera um comportamento da gente, e o mesmo não acontece; é quando a gente desobedece. Não é bom...

Vamos obedecer, criança! Vamos nos lembrar de que  o pecado da desobediência entristece as pessoas! E nós não queremos ver os nossos queridos, tristes e chateados conosco, não é mesmo? 

Deus ficou tão triste que pensou em acabar com tudo!  Porque os homens estavam se afastando muito de Deus! Mas Deus viu que Noé era bom e salvou a família dele: a esposa, os três filhos e suas esposas. Que bom! E a humanidade continuou e hoje temos muitas pessoas pelo mundo todo. 

Você, criança, não vai se esquecer de Deus, que é o nosso Pai do Céu, não é mesmo? Todos os dias, fale com Ele, em Oração. E Ele vai ficar muito  feliz com você. Seja uma boa criança, obediente, cumpridora de seus deveres, e a vida vai sorrir sempre para você! E agindo assim, vai fazer felizes, as pessoas da sua convivência. Não é bom?!

Como é bom ser bom!

(Celina  22/06/24)

581 - É PARA VOCÊ, CRIANÇA!

 É  PARA VOCÊ, CRIANÇA!


Alguém me disse um dia - há anos! - que, se eu gosto tanto das crianças, trabalhei em diversas escolas, na maioria das vezes, com elas - se eu trabalho na Catequese e gosto de evangelizar... por que não me dedicar especificamente a uma literatura infanto-juvenil? Ou seja, escrever um livro  -  que será o décimo da minha coleção -  um livro bem gostosinho de se ler, só para as crianças!

Argumentei que em "Histórias da Vovó Celina" o conteúdo é dirigido a elas. Mas minha amiga realça que deveria ser algo que encantasse com histórias bíblicas, no sentido de uma evangelização eficiente, efetiva, que pudesse marcar as suas vidas.

Vou tentar! Quem sabe, conseguirei mostrar que estamos aqui de passagem, este é o nosso tempo: nem antes, nem depois - é este! Muitos vieram antes de nós, muitos virão depois. Se é assim, se tudo é tão passageiro e, quando menos esperarmos, iremos partir, façamos o bem, sejamos bons! Pessoas do Bem deixam saudades... Pessoas do Bem, se vão, como todas as outras, mas o produto das suas ações, aqui permanece. E o que vamos deixar de bom?...

Mostrar a elas como o Pai gosta de nós, seres humanos, considerando a obra da Criação: quanta coisa bonita Deus fez para enfeitar o Universo! E viu que tudo era bom!... E depois? Criou um Homem e uma Mulher, para desfrutarem de tudo isto! E Deus os abençoou e lhes disse que se multiplicassem e dominassem sobre todos os seres da terra. Entregou ao ser humano, todo o reino animal, vegetal e mineral, para que pudesse usufruir de tudo. 

Deus é bom e nos ama. Observe as flores, as árvores, os peixinhos, os passarinhos, todos os animaizinhos, tudo tão lindo! Louvemos a Deus por isto! Agradeçamos a Ele, cuidando direitinho de tudo que Deus criou, procurando nada estragar, nadinha de nada! Não é bom agir assim?!

(Celina  -  22/06/24)