segunda-feira, 26 de agosto de 2019

397 - Quem é Maria Valtorta?

397 - Quem é Maria Valtorta?

Amigos são um presente! Uma amiga me emprestou o Volume Primeiro de "O Evangelho como me foi Revelado" - esta obra-prima de Maria Valtorta. Apaixonei-me pelo assunto, pela forma como ela relata os fatos, numa linguagem bem simples, mas colorida por adjetivos e expressões que enfeitam o texto. Amei! E comprei a coleção, os dez volumes que me encantaram!  Lendo, eu desejava, inconscientemente e ardentemente, que todos os cristãos pudessem ter acesso a tudo isto que vejo, pelos olhos dessa feliz vidente. Como é lindo tudo isto! Como é gostoso ouvir Jesus falando a todos, ver o acolhimento de Maria e de todos os outros, num aprendizado bonito e pleno de certezas que a gente não tem...

E fui buscar na internet, a veracidade da existência de pessoa tão iluminada. Entre outras coisas - muitas outras - veja o que achei sobre a autora dessa obra, a mim, tão valiosa: Maria Valtorta, mística italiana, falecida em 1961, foi um exemplo de alma extraordinária, com vida extraordinária. Foi uma das dezoito grandes místicas marianas. Aos vinte e três anos, um anarquista a espancou com uma barra de ferro, deixando-a com limitações físicas. Ficou nove anos de cama. E uniu todas as suas dores à paixão de Jesus.

Seu confessor, ao ver a grandeza dessa alma, pediu-lhe que escrevesse sua biografia. Tudo isso aconteceu em plena guerra mundial, 1943 a 1950. Logo, ela começou a receber uma série de visões, que transcreveu em dezessete volumes, entre eles, sua obra mais conhecida e polêmica: "O Evangelho como me foi Revelado." Em 4870 páginas, ela relata a vida de Cristo, dia a dia..

O Papa  Paulo VI apoiou a leitura da obra de Maria Valtorta, assim como o Padre Pio. A Madre Teresa de Calcutá era uma leitora assídua dos seus escritos. A celebração dos cinquenta anos da morte de Maria Valtorta foi acompanhada por altas personalidades da Igreja. 

Do ponto de vista histórico, os biblistas se surpreendem com o fato de que, como uma pessoa que não teve estudos, possa ter um conhecimento tão detalhado. 

O leitor dessa narração fica preso, porque a obra o introduz na vida de Jesus como um espectador presente. É uma narração extraordinária do ponto de vista teológico, histórico e científico.  Considerando teologicamente, surpreende que uma mulher que recebeu apenas as pregações dominicais tenha transmitido conteúdos de tanta profundidade teológica e, claro, totalmente em sintonia com a doutrina da Igreja.

Do ponto de vista científico, são relatados inúmeros detalhes de fauna, flora, fatos, astronomia, tradições, gastronomia, geografia, topografia, que levaram o engenheiro e pesquisador Jean François Lavere a realizar, durante vinte e cinco anos, um repertório de doze mil dados da obra confirmados cientificamente. Ou seja, os escritos oferecem contribuições muito interessantes para a posterior pesquisa de historiadores, cientistas e biblistas.

O texto da narração da vida de Cristo, às vezes se intercala com textos de mensagens de Jesus a Maria Valtorta sobre temas muito diversificados. (Fonte: Aleteia)

( Vá ao Google e você achará muito mais... Obrigada, meu DEUS!!!)

Celina - 25/08/19

Nenhum comentário:

Postar um comentário