terça-feira, 26 de março de 2013

19 - OS SALMOS



19 - SALMO 70(71)

Hoje, dia vinte e seis de março, a liturgia trouxe este refrão do Salmo 70(71): "Minha boca anunciará vossa justiça." Este Salmo traz palavras fortes como: refúgio, rocha protetora, abrigo seguro, força e amparo, proteção e segurança, esperança, apoio, justiça, confiança, graças incontáveis, maravilhas.

Recentemente, ficamos sabendo por que essas duas numerações dos Salmos. Com prazer, passamos pra você: "Quando aconteceu a tradução do hebraico para o grego, os Salmos 146 e 147 foram divididos ao meio. E quatro Salmos foram reunidos dois a dois: os Salmos 9 e 10  e os Salmos 114 e 115. Por isto, a numeração diferente entre o texto hebraico e o texto grego. Quando o Salmo vem com dois números, a numeração maior sempre pertence ao texto hebraico. Na liturgia se usa o texto grego, tradução latina; por isto, sempre vem primeiro o número menor. Se fosse o texto hebraico, primeiro viria o número maior; o de hoje na liturgia, seria Salmo 71(70)". 

Deu pra entender? Eu sempre tive esta curiosidade. Felizmente, numa literatura do Pe. José Wilmar Dalla Costa, tudo ficou esclarecido. Que bom! É vivendo e aprendendo, não é?


 

segunda-feira, 25 de março de 2013

18 - LÁZARO



18 - LÁZARO

Segunda-feira Santa: refletimos sobre um trecho muito bonito do Evangelho de São João (Jo 12, 1-11). Sempre ouvimos e comentamos a ressurreição de Lázaro, mas dificilmente falamos sobre o mesmo, após esse episódio. Jesus, em Betânia, jantando com seu amigo Lázaro; Marta a servi-los;  e Maria a derramar um perfume puríssimo em seus pés, secando-os com seus belos cabelos. Uma amizade bonita, momentos gostosos de descontração, família reunida... Mas Judas Iscariotes a reclamar... Por que será?... Os judeus curiosos, querendo ver Lázaro, a quem Jesus havia ressuscitado; e os sumos sacerdotes planejando matar aos dois...

Vale a pena reler, refletir, vivenciar...

domingo, 24 de março de 2013

17 - SEMANA SANTA



17 - SEMANA SANTA


Começamos hoje as comemorações da Semana Santa. Foram bentos os ramos, descemos em procissão, fomos para a Paróquia,  dando continuidade à celebração. Momentos específicos assim, vividos anualmente, nos fazem pensar em nossa caminhada pelo mundo. Fazem-nos refletir sobre outros momentos, em outros anos, ao mesmo tempo em que medimos a nossa fragilidade, a incerteza do amanhã, o desconhecimento total do que virá: Quantas vezes viveremos ainda momentos como esses?... Levaremos novamente ramos para serem abençoados?... Quantos de nós não estarão mais aqui no próximo ano?... Interrogações inúteis, sem respostas... Só Deus sabe!
****
É sempre bom refletir sobre a pequenez do homem, frente à grandiosidade do Universo. Grandiosidade de Deus, o Criador de tudo. Como somos pequenos  e quão breve é a nossa passagem pela terra! Conscientizemo-nos disto!








 

quinta-feira, 21 de março de 2013

16 - CELEBRAR





16 - CELEBRAR

       A vida é maravilhosa e deve ser celebrada todos os dias, a cada momento. Mas há um dia especial para cada um de nós: é o aniversário natalício. Que dia gostoso! Diferente! Curto meu níver, de montão. Fico acordada até a meia-noite pra sentir o sabor e a gostosa sensação de viver os primeiros minutos do grande dia. Depois, fico novamente acordada até os últimos suspiros do dia que se vai. Gosto de sentir que vivi mais um ano, saboreando a vitória dos trezentos e sessenta e cinco dias que se foram e, ao mesmo tempo, pedir a Deus proteção para os outros tantos que viverei, ao lado de pessoas tão queridas! 

       Ontem, com muito carinho, celebramos - nós, catequistas - o aniversário da coordenadora. Foi ótimo! Não sei bem quem teve a brilhante ideia, mas foi uma bela surpresa. Ela ficou tão feliz! Para ela, nossas orações!!! Que Deus  continue abençoando-lhe os passos, para que  seus dias sejam cada vez mais produtivos, nesse dinamismo que todos conhecemos. A ela, os nossos mais sinceros PARABÉNS! 









quarta-feira, 20 de março de 2013

15 - FÉRIAS!!!



FÉRIAS!



 Estou de férias - que delícia! Sem horário pra sair correndo para a escola! Poder lavar a roupa, sem ter que ficar de olho no relógio, almoçar mais tarde, de propósito - só pra curtir...

Mas, de certos hábitos, a gente não abre mão: levantar cedo, por exemplo. Isto pra mim, é sagrado. Sempre gostei de pular da cama, assim que o dia dá as caras; não gosto de ficar acordada, fazendo cera, fazendo hora... Acordei, pulo fora! O dia se torna maior, gostoso, com maiores possibilidades. E tem mais: estou aproveitando as manhãs para uma caminhada: como é bom!

Há muita coisa simples e boa nesta vida;    basta saber aproveitar. 
A vida pode ser sempre maravilhosa, se a gente quiser. Procurar estar em paz com Deus e com os irmãos, isto é a chave de uma vivência equilibrada, modesta, feliz. Simples assim!



quinta-feira, 7 de março de 2013

14 - CARTAS?!



14 - ESCREVENDO CARTAS...

       
Sete Lagoas, 07 de março de 2013

 

Meu afilhado,

      
 Lindíssimo cartão, belíssimas palavras de felicitações! Muito obrigada!
       E mais que isto: uma carta! Há quanto tempo, eu não recebia uma carta; há quanto tempo, eu também não escrevia uma...
       O computador, a internet, estar online e marcar presença virtual constante - ou quase - muitas vezes, apenas repassando, tirou do ser humano a necessidade de "estar junto", "o olho-no-olho, sem skype", o bate-papo real, e isto não é bom. Bom mesmo, como você disse, é estar lado a lado, "jogando conversa fora" - livre e solto, cada um - tranquilo, feliz - isto é verdadeira felicidade - como você escreveu em vermelho, com muita propriedade.
       E esses momentos devem se multiplicar. Não é certo a gente ficar tanto tempo sem ver as pessoas que ama, apesar das oportunidades fáceis demais de um "alô" - "olá" - "oi" - emails...
       Bem, parece que conosco não será apenas assim, não é mesmo? Hoje, não só o ir-e-vir virtual que está muito mais fácil, mas também o ir-e-vir real, o transporte, o carrinho de cada um... Graças a Deus! A comunicação melhorou muito e vamos desfrutar desta maravilha para estarmos mais unidos, mais felizes.
       Suas letras lindas, seus desenhos - pura arte! - estão ali, na parede da varanda e todos gostam de ver.
       Muito obrigada por tudo. Agradeço de coração suas palavras carinhosas e peço desculpas por demorar um pouco a responder; é que eu estava muito atarefada, preparando o Encontro de Catequese e a primeira reunião do mês de março, na escola. Era uma literatura imensa para degustar com afeto e precisão, na tentativa de fazer o melhor, de se doar por inteiro, de dar ao outro,  a melhor resposta para suas inquietações.
       Continuemos unidos, lendo, escrevendo, desenhando, cantando, rezando... E que Deus nos abençoe sempre. Um abraço, com muita gratidão. Até breve!
******************************************************
(Carta enviada hoje ao destinatário. Parece incrível: mas ainda é muito prazeroso receber e enviar cartas. Experimente!)



      

terça-feira, 5 de março de 2013

13 - NÚMERO DA SORTE?!

 

13 - NÚMERO DA SORTE?!

        

Bem, chegamos à postagem nº 13. Nossa! Quanto tempo! Dizem ser este o número da sorte. Deve ser mesmo! Porque hoje estou iniciando um período de férias. Sessenta dias! E pretendo escrever muito durante esse tempo que começa com um dia lindo de sol. E vi os alunos: correndo, lanchando, brincando na hora do recreio. É interessante como a gente se apega a essa meninada! São gotas de bênçãos que orvalham nossa vida! 

       Crianças! E pensar que em tão pouco tempo deixarão de sê-lo... Que o amanhã - que às vezes, parece tão distante - virá logo-logo, trazendo surpresas, agradáveis, às vezes... Mas nem sempre...

        E  eu fico  observando  cada rostinho,  cada sorriso,  cada grito - como gritam! - e rezo: peço a Deus por eles. Peço a Deus que tome conta de seus dias, de suas escolhas, seus estudos, seus trabalhos... a família que formará cada um. 

        Deus nunca permita que a instituição "Família" chegue ao fim! Família... tudo de bom!!! Deus abençoe as nossas famílias! Tenho muita sorte com a minha. Obrigada, meu Deus! Muito obrigada!

        Não, não é apenas o número treze que dá sorte, mas todos os números. É só acreditar; estudar, trabalhar, fazer o bem. E a sorte vem!

12 - AGRADECIMENTO


12 - OBRIGADA, AMIGA!


       Conheço uma pessoa, que é a personificação do amor universal. Conheço uma pessoa que, pela sua dedicação à família, pela sua dedicação ao trabalho, pelo seu senso de justiça e sua compreensão das coisas terrenas e eternas, pela compreensão do elo que forma a teia humana do Planeta Terra, essa pessoa, pra mim, é a tese de que DEUS é realmente o Criador e de que Ele tem o controle de tudo.
       Essa pessoa é você, minha amiga! Você é, pra mim e pra quem a conhece bem, a prova de que o amor existe, que  a justiça é o melhor caminho, e que devemos procurar fazer sempre a vontade de Deus -  mesmo que isto não vá de encontro  aos desejos de alguém -  para que não haja prejuízo na caminhada da vida humana. 
       Essa pessoa é você, minha grande amiga, e me faz ajoelhar agora e agradecer a Deus, tê-la conhecido, ter convivido com suas palavras, dividindo sorrisos, multiplicando ideias, somando  decisões nos desafios diários, para diminuir ou amenizar fatos negativos. Sim, porque você sempre pensa positivamente, como acredito que deve ser, considerando as Palavras de Jesus
   E é por isto que deixo registrado aqui meu agradecimento, nesta página dos "botoesderrosass.blogspot.com/"  para que eu mesma sempre a leia, ainda que ninguém o faça; porém sabendo que ela será sempre um alimento para a minha alma, quando agradeço a Deus, por tê-la colocado no meu caminho, com toda a gratuidade do seu coração. Obrigada, amiga! Saiba que sua amizade faz aumentar  a  fé, em Deus e no ser humano , o que me torna uma pessoa melhor. Muito obrigada! Deus a abençoe sempre e a todos  os que lhe são caros. Que Maria seja  sua fiel companheira e que a PAZ do SENHOR esteja com você e sua família até os confins dos tempos. Obrigada por tudo!!!