sábado, 26 de julho de 2025

620 - Inocência das Crianças!

  Inocência das Crianças!

Esta crônica de número 620 (seiscentos e vinte) do blog Botões de Rosas, saiu pronta lá do Santuário, hoje, quando o sacerdote falou sobre o Dia dos Avós e pediu que colocássemos em Oração, os nomes dos nossos avós, vivos ou falecidos.

Lembrei-me com carinho do nosso avô, Manoel, lá de Ubeba, pra lá de Ubá. Era um local muito bonito, uma casinha modesta, mas um pomar imenso com muitas e saborosas frutas. Lembro-me das mexericas, conhecidas pelo injusto apelido de "candongueiras". 

Segundo o nosso avô, só poderíamos apanhá-las quando estivessem bem maduras. Mas nossos pais pensavam diferente. Então, a mamãe nos dava uns bornais - como umas sacolas - e pedia a cada um que os enchesse com mexericas e os escondesse.

Lembro-me que ele estava sempre em uma cadeira, porque não caminhava mais. Contaram-nos que, na festa de casamento de uma filha, a mesa do banquete - algo improvisado - caiu em suas pernas, inutilizando-as para sempre. 

Coitado do vovô! A gente morria de dó dele, porque não podia caminhar como nós, mas o achávamos um sábio, um adivinho. Por quê? 

A mamãe dizia sempre que era pra não chupar ali, nem umazinha sequer, que lá em casa a gente chuparia muitas. É o mesmo que falar com uma criança pra segurar gostosos pirulitos e não dar nem uma lambidinha. Ah, mamãe! Como obedecer?

E era uma lástima, pois quando chegávamos perto do vovô para "pedir a Bênção", ele logo dizia: "- Ah! Já foram comer frutas verdes!... Está errado! Não pode!"

Ficávamos intrigados com aquilo: "Uai! Quem contou pra ele? Como ele podia saber que a gente chupou das suas mexericas?" Éramos todos muito pequenos e tínhamos aquele velhinho como um homem bom, mas muito diferente! Ele adivinhava tudo! 

Como éramos infantis, como éramos crianças de verdade! Que inocência!... Nosso Vovô Manoel era realmente um sábio, um adivinho, um profeta, sei lá o quê... Alguém diferente das outras pessoas que a gente conhecia...

Quanto ao vovô paterno, nunca o vimos, não sabemos se também era adivinho!...

(Celina  -  26 de julho - Dia dos Avós)

 

 


segunda-feira, 7 de julho de 2025

619 - QUE ALGUÉM LEIA!

  QUE ALGUÉM LEIA!

Meu Deus! Como dá trabalho fazer um Livro! Quem nunca fez um, não tem, certamente, noção disto, não sabe o quanto é trabalhoso, dispendioso, preocupante, cansativo...

E o pior: sempre se faz, na esperança de que alguém leia! E quantos livros, novinhos, sem sinal de que foram abertos, anos e anos depois!... Que pena! Talvez pudesse fazer bem a alguém...

Pensei nisto agora, quando é mandado para o prelo, o meu décimo livro... De vez em quando, a gente tem um feedback, mas isto é tão pouco para alguém que gasta dias e dias, noites e noites, madrugadas a dentro, colocando no papel, aquilo que o incomoda.

Sim, porque o pensar incomoda. Como a semente que se encontra dentro de uma fruta e quer sair para o mundo, quer se transformar numa criatura como aquela de onde veio, deseja germinar, crescer, florir, frutificar, para novas sementes, assim também, a ideia que brota, quer gritar, sair por aí, quer convencer... quer se mostrar e... viver! Ser aplaudida, talvez!

Não que se necessite de aplausos, não é isto. Pouco importa se quem o lê, concorda ou não com o que é dito; se o que pensa vai exatamente de encontro ao que ali é proposto. O que o autor deseja é que se tome conhecimento do seu jeito de pensar, o seu modo de ser, de fazer, de se mostrar. É possível que um texto, uma frase, uma palavra, leve o leitor a refletir, a questionar... E isto é o que se propõe.

Livros não são feitos para ficarem fechados em gavetas e prateleiras. Eles querem, certamente, que sejam abertos, lidos, questionados, fazendo chorar, ou sorrir ou, no mínimo, pensar. Livros querem ser presença! São um presente! Querem sê-lo!

Meu queridíssimo "Décimo Livro" - que as Crianças o leiam, já que você nasceu para elas, tão somente! Foi encomendado, pensado, gestado... ficou pronto, de leve roupagem. Tenho certeza de que você vai ser útil a elas, fazendo-as voar, nas asas do pensamento! Elas vão gostar de conhecê-lo. E você vai ficar feliz ao vê-las felizes! Vai ser bom!

(Celina - 07/07/25) 

 


618 - MAGNÍFICO TAPETE ROSA!


 MAGNÍFICO TAPETE ROSA!

Eu havia chegado de carro - e entrado já na garagem, quando me lembrei de que necessitava fazer algumas compras. Como seria pouca coisa, saí a pé. Ando sempre muito rápido, mil pensamentos a povoar-me o cérebro, coisas a resolver...

De repente... "Meu Deus, o que é isto?! Eu passei aqui agora!... Como pode?..."

_ Um enorme tapete rosa, retangular, lindíssimo, a ocupar toda a calçada! Que maravilha!!! 

Não! Não tenho coragem de pisar em tão divina obra do Criador! Olhei para cima - mais para o céu, que para a criatura que deixara formar ali, aquela suntuosidade, tão excepcional e rara!

E mudei de calçada, pensativa: "Meu Deus! Que inteligência humana seria capaz de tão grandioso feito? Quem poderia fazer crescer e florir árvores de beleza infinita, como os nossos ipês de tão lindas cores que extasiam o olhar de quem os contempla?..."

E ontem, domingo, à tarde, saio para, com outras pessoas, levarmos os Ícones do Jubileu de Platina de nossa Diocese, que estavam na Capela de Santa Teresinha, para a Catedral de Santo Antônio. Estaciono ali, ao lado da lagoa central, perto da E. E. Dr. Arthur Bernardes. 

Quando retorno, o carro está todo enfeitado, todo rosa, flores maravilhosas a colori-lo, um presente de Deus! Venho devagar, observando as flores, como belas e esvoaçantes borboletas, levadas ao vento; algumas chegaram até aqui e estão ainda ali, no para-brisa, a fim de que eu possa provar ao esposo e netos, o presente recebido.

Como é preciosa e divinamente perfeita, a obra da Criação. Obrigada, Senhor!

(Celina  -  07/07/25)


sábado, 28 de junho de 2025

617 - Gratidão

GRATIDÃO

Imbuída de um forte sentimento materno e sempre encontrando delicadezas em bons alunos nas escolas por onde passei - mais de vinte, com certeza, em sete cidades de singelas lembranças! - sempre encontro pelas gavetas, lindos tesouros que me fazem voltar no tempo.

Hoje, a ternura da Nízia, numa cartinha cheia de infantis elogios e doces palavras.

Trabalhando o gênero literário "cartas" em Três Marias, numa turminha de terceiro ano, na escola Ermínio de Morais, e me encontrando, no ano seguinte, em Diamantina, no Grupo Júlia Kubitschek, numa turminha muito boa, no mesmo estágio de aprendizagem, montei um Projeto de Correspondência entre as duas turmas.

A princípio, reunimos as cartinhas de todos os alunos e colocamos numa agência dos Correios. Expectativa!...

E a alegria das respostas que chegam!

E aí, a Nízia, filha do Dr. Edmar e a Ana Carolina, filha do Dr. Júlio da mesma especialidade médica, continuaram se correspondendo, como posso ver pela sua doce cartinha.

Entre outras expressões de carinho, ela me diz:  "Três Marias, 09/03/90 - Tia Celina - Há tempos que lembrava de seu aniversário, uma semana antes e esquecia de escrever e desta vez, criei responsabilidade."

Mais adiante: "Não consigo entender como consegue fazer tanta coisa. Você é uma vitoriosa na vida. Pode ter certeza!" - E coloca entre aspas, a expressão  "vitoriosa na vida". Observação interessante   para uma criança de uns 9 anos!

E observa: "Imagino a barra que estão passando, sem o Waldívio em casa. Nós, sem o Tãnus, já está sendo difícil!" (Ele, meu esposo, havia sido transferido; e o irmão dela, certamente, deveria estar estudando em outra cidade. Que delicadeza da parte de uma criança!)

Fala de sonhos e  projetos: "Diga ao Walcely que também quero fazer Odontologia.  Gostaria de ver você novamente! Quem sabe um dia, num final de semana, aparecemos por aí."

"Continuo correspondendo com a Ana Carolina. Mas ela me disse que iria mudar. E não me deu o endereço novo. Estou esperando ela me escrever."

"Abraços de sua amiga de sempre, Nizia". Crianças saudosas, dando o seu recado. 

Já aqui, em Sete Lagoas, minha filha Walcelina a encontrou um dia no Facebook e pudemos voltar a nos comunicar, agora, que ela se encontra em terras de além-mar, com o filho e o  esposo.

Amo acompanhar vidas daqueles que foram, um dia, meus alunos. Gratidão imensa a você, Nízia Vital Saúde, e a todos os outros que me dão um "Oi" de vez em quando.

(Celina  -  28/06/25)


sexta-feira, 16 de maio de 2025

616 - PARA REFLETIR, CRIANÇA!

  PARA REFLETIR, CRIANÇA!

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo São João.

"Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 'Não se perturbe o vosso coração. Vós tendes fé em Deus; tende fé em Mim também. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, Eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E quando Eu for e tudo estiver preparado, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde Eu estiver, estejais também vós. E para onde Eu vou, vós conheceis o caminho'.

Tomé disse a Jesus: 'Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos saber o caminho?'

Jesus respondeu: 'Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai, senão por mim!"

*******

Reflita, Criança, sobre estas Palavras, neste diálogo de Jesus com seus apóstolos, saindo do plano natural para o sobrenatural. Saindo desta vida terrena e levando-os a pensar nas belezas da Vida Eterna! 

O que Ele disse aos seus amigos, antes de voltar para o Pai, é o que Ele diz a cada um de nós, hoje, não é? Ouçamos a voz do nosso amigo, Jesus,  e acreditemos em Suas Palavras, pois, como disse o apóstolo Pedro, Ele tem Palavras de Vida Eterna!

Pensemos nisto!

(Celina  -  16/05/25)



quarta-feira, 23 de abril de 2025

615 -- EU, CRIANÇA!

 EU, CRIANÇA!

Eu prometo, durante toda a minha vida, jamais me esquecer de que tenho sempre, Jesus e Maria, caminhando comigo, como também o meu Anjo de Guarda.

Eu prometo que sempre vou reconhecer Jesus como a Segunda Pessoa da Santíssima Trindade - Pai-Filho-Espírito Santo; como nosso Irmão Maior, Filho de Maria, que é a nossa Mãezinha do Céu, pois Ele a deu por Mãe a todos nós, na pessoa de João Evangelista, seu Discípulo Amado. 

Eu prometo que sempre vou pedir a intercessão da Sagrada Família de Nazaré - Jesus-Maria-José, para proteger a minha família e as famílias do mundo inteiro..

Eu prometo que vou ser uma pessoa do Bem, respeitando, vivenciando e transmitindo as Palavras do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, reconhecendo que Ele é "o Caminho, a Verdade e a Vida!"

Eu prometo que vou dizer a todos que eu sei que Ele é o "Caminho", pois foi Ele mesmo quem disse: "Ninguém vai ao Pai, senão por Mim!" Por isto, Sua Mãe Maria, Seu Pai Adotivo, São José e todos os Santos podem interceder por nós, porque reconheceram sempre o senhorio de Jesus!

E somente Ele pôde trazer para o Ser Humano a Verdade sobre o Reino de Deus!. E foi também Ele quem soube manifestar a todos os Seus discípulos, a Vida plena, a Vida Eterna, a Vida após a morte, ressuscitando ao terceiro dia, ou seja, no Domingo de Páscoa!

Sei tudo isto - e muito mais!... Por isto, vou ser uma pessoa Católica de verdade, anunciando o que Jesus nos propôs. Prometo sempre fazer uma leitura orante da Bíblia, para que nunca me esqueça de que devemos muito àqueles que a escreveram, sob a ação do Espírito Santo de Deus. 

Prometo que serei sempre uma Pessoa Boa. Este é o meu Juramento! 

(Celina - 23/04/25)  


quinta-feira, 30 de janeiro de 2025

614 - FAMÍLIA

  FAMÍLIA

Criança, ao concluir este trabalho, que, com muito carinho, foi feito para você, a propósito, quero lhe falar de uma verdade que todos conhecem, mas talvez não reflitam  desta forma: somos Família, desde o início da Criação. Quando Deus Pai Criador colocou aqui os elementos básicos para que a Vida aflorasse e tivesse continuidade, depois de pensar nas famílias tão diversificadas,  de animais  e plantas, Ele disse assim: "Façamos o Homem à nossa imagem e semelhança", não foi assim? Não é assim que a gente lê lá em Gênesis?

Pois é! Estamos então falando da Trindade Santa: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Depois falamos de Adão, Eva, filhos, netos... Falamos da Família de Noé, da família de Abraão, Isaac, Jacó, da Família de José, de Moisés e tantas, tantas, tantas outras famílias, ainda no Antigo Testamento... até chegarmos ao Novo, com a Sagrada Família de Nazaré:  Jesus, Maria e José!

Quem faz parte de sua família, Criança?... Quem mora em sua casa com você? São muitas ou são poucas pessoas?...  

Não importa! Ame a sua família! Faça o melhor que puder para que todos se sintam felizes em estar com você. E seja qual for o modelo de família que você tem em mente, pense em crescer, estudar muito, ter um trabalho digno e formar também a sua família, com as Bênçãos de Deus, lembrando-se sempre de que, um dia, como tantos de sua família - e famílias de seus amigos -  tantos, tantos, que já se foram, um dia iremos também nós, prestarmos contas a Deus, do Bem que fizemos aqui na terra!

Lembre-se de que, o sopro da Vida que Deus  nos deu - um dia, nos será tirado. Acontece com todo ser vivo. E nós, que somos dotados de inteligência, de razão e de livre arbítrio, podemos fazer boas escolhas, durante toda a nossa vida, não é mesmo? Naquilo que depender de você, Criança, faça sempre o Melhor - e seja muito feliz em suas escolhas!

Com o carinhoso abraço da Tia Celina, e os votos de uma vida alicerçada nos valores do Evangelho de Nosso Irmão Maior, Jesus Cristo, fico por aqui a desejar-lhe todo o Bem que possa existir na face da Terra! Seja uma  Pessoa Boa! Vale a pena!!!

Despeço-me. Já com saudades!

(Celina  30/01/25)

613 - SANTUÁRIO

   SANTUÁRIO

Esta é certamente uma palavra que você já ouviu. Ou já viu escrita por aí. E talvez,  já tenha até mesmo visitado um Santuário com alguém. 

Só que você nunca deve ter pensado nesta verdade: nossa casa, ou melhor, nosso lar, pode ser um santuário, sabia? Se uma família é bem constituída, se as pessoas se respeitam, se há amor entre os membros que a constituem, ela pode ser considerada um santuário, ou seja, um local onde se busca a santidade. 

E não quer dizer que as pessoas tenham que ser perfeitas, mesmo porque, perfeito ninguém é. Costumo dizer que "Perfeito só Deus, graças a Deus!" Sim, estamos todos a caminho da perfeição, lutando contra nossos defeitos e vícios, procurando ser a cada dia, um ser melhor.

Todos somos dotados de qualidades boas e más; é preciso que nos esforcemos para que as boas sejam aprimoradas a cada momento, e as más, aos poucos vão desaparecendo, com o esforço que fazemos para que tal aconteça.

Você se considera uma Criança boa?...  Esta é uma pergunta que cada um de nós deve fazer a si mesmo. Não uma única vez, mas, sempre!  Por exemplo, ao chegar ao fim do dia, uma reflexão: o que fiz de bom hoje?... Em quê posso ser melhor?... Onde falhei... onde deixei a desejar... o que fiz hoje que me tirou a paz - ou entristeceu alguém?... 

Uma boa pergunta, em qualquer situação, pode ser também assim: "Se fosse Jesus neste caso, como será que Ele agiria?!" Aí é complicado, não é? 

Mas necessário para quem busca a santidade - e quer fazer a sua parte para que o seu lar possa ser considerado um santuário. Vamos tentar?

(Celina -  30/01/25)


quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

612 - CRIANÇA, ESCUTE!

  CRIANÇA, ESCUTE!

Como eu gostaria de sentar com você e ficar horas, falando da Criação do Mundo e da caminhada do povo de Deus!!! Mas como isto não me é possível, fiz aqui, neste livro um pequeno resumo, bem rapidinho, sobre coisas que eu acho importante você saber.

Mas não estou contente ainda, porque dá vontade de falar muito mais. Só que o Livro ficaria tão grande e pesado, que você teria que colocá-lo no chão e deitar sobre ele, enquanto devoraria suas páginas. Não dá! Tenho que parar por aqui. 

Fica o meu desejo de que você busque mais, muito mais! Citei algumas fontes. Busque outras, Busque pessoas boas e entendidas que possam ajudar você. E Deus, o Papai do Céu, vai ficar lá de cima, orientando a elas para que só ensinem coisas boas para você ficar feliz e nunca desanimar de buscar e fazer o bem.

Digo mais: tenha uma vida de oração, sempre procurando se conectar com as coisas do alto, viver num plano mais elevado, ter o olhar voltado para o sagrado, aquilo que é eterno. 

E ao se dirigir ao Pai, ou à Mamãe do Céu, faça-o com simplicidade, não procure palavras difíceis, nem se preocupe com o que irá dizer. Não é preciso! Na verdade, talvez nem haja necessidade de dizer coisa alguma. Fale nada! Fique quietinha, Criança, olhando para o alto - ou para dentro de si mesma; feche os olhos e fique assim, em oração silenciosa, pensando que Deus está com você e vai fazer com que você escolha sempre o melhor.

Fique feliz e procure fazer felizes as pessoas que convivem com você. Sabe? A gente só é feliz mesmo, quando consegue espalhar sorrisos, olhares bons, sementes do Bem! E não se esqueça: DEUS AMA VOCÊ! E eu também! 

Seja, Criança, sempre muito amiga de seus familiares pois eles são os mais próximos de você e é importante um bom relacionamento para que a Sagrada Família fique feliz e bem à vontade na sua casa. Felicidades! Grande abraço.

(Celina - 15/01/25)