segunda-feira, 30 de dezembro de 2024

611 - OS AMIGOS DE JESUS E DE SUA MÃE

 OS AMIGOS DE JESUS E DE SUA MÃE

O maior amigo de Jesus lá no céu é o Pai - e deve ser o nosso também, pois Jesus nos ensinou a "amar a Deus sobre todas as coisas, e depois aos irmãos, como a nós mesmos". Mas aqui na terra, seus melhores amigos eram: sua mãe Maria, seu pai adotivo, José, os parentes, os apóstolos e um tanto de gente que caminhava com Ele.

E por quê José é o pai adotivo? Porque Jesus é o Filho de Deus, que Ele mandou ao mundo para nos ensinar muitas coisas boas, mas sua mãe Maria, precisava de alguém bem próximo, um homem bom que servisse de pai para Jesus e ajudasse a ela a cuidar dele. E Deus quis que esse amigo fosse o José, o São José que você conhece, pois vê sempre a imagem dele carregando o  Menino Jesus, não é assim?

Moravam numa casinha muito simples, em Nazaré. Já ouviu alguém falar de Jesus Nazareno? Pois é. É porque cresceu lá naquele lugarzinho. Ajudava sua mãe Maria nos trabalhos de casa, ajudava seu pai José, na carpintaria e, quando ficou adulto, foi batizado e saiu ensinando sobre o Pai do Céu, sobre o seu Reino, sobre a Vida Eterna. 

Talvez você ainda não entenda muito bem sobre isto, mas um dia, vai entender direitinho, quando começar a ler a Bíblia, o Catecismo da Igreja Católica e outros escritos que falam de Deus - a Trindade Santa - e falam de vida, após a morte, ou seja, a Vida Eterna. 

Hoje o que você, Criança, precisa saber mesmo é sobre Jesus, Maria e José - a Sagrada Família de Nazaré - saber sobre a sua família, ter seus pais como seus melhores amigos, amar seus irmãos que são as pessoas mais próximas de você, fazer sempre o bem, ajudar a quem está precisando de você, ser uma pessoa de bom coração

Agindo bem aqui na terra, você merecerá o Céu, quando terminar a sua Missão. Quando terminou a de Jesus, Ele tinha que voltar para o Céu, mas antes de ir embora, Ele criou a Eucaristia, sabia? Só para continuar fisicamente conosco. Instituiu o Sacramento da Comunhão, na véspera da sua morte como está na Bíblia Sagrada. Peça a alguém para explicar isto direitinho pra você.

E seja muito amigo de Jesus! Tenha a Ele, e a Nossa Senhora e São José  como seus melhores amigos, tudo bem? E seja feliz! Muito feliz! Com Deus no coração!

(Celina 30/12/24)

610 - A MÃE DE JESUS!

  A MÃE DE JESUS!

Falar da Mãe de Jesus, aquela que Ele nos deu também por Mãe, quando estava na Cruz, falar dela transborda nosso coração de ternura e gratidão, porque ela realmente nos aceitou por filhos, dedicando seu tempo a nos atender sempre que a ela nos dirigimos. Mas quem é ela?

É Maria, filha de Joaquim e Ana, um casal de velhos israelitas, que durante toda a vida pediam ao Pai que lhes desse filhos, rezando com muita fé.

Mas os anos se passavam - e os filhos não apareciam. Desistiram de pedir? Não! Continuavam em oração! Como todo bom israelita, todo ano, nas caravanas de familiares e amigos, iam ao Templo em Jerusalém e rezavam, rezavam, rezavam...

E continuavam em casa, juntos em oração. Mas, você certamente, já ouviu esta frase: "Deus não demora: Deus capricha!" A gente pensa mesmo que Deus está demorando a nos atender, mas não é assim. Ele sabe o que faz!

E como Deus caprichou! Deu a esse casal de esperançosos, uma linda filha, que nasceu diferente de todos, porque sem o pecado original. Isto mesmo! Sem a mancha do pecado dos primeiros pais. Nasceu sem mácula, imaculada, para ser a Mãe do Filho de Deus!

Foi tão bom quando ela nasceu! Todos ficaram muito felizes! E os Anjos cantavam lá nos céus! Por isto, ela é esta Mãe bondosa, de tantos títulos... Quantos títulos de Nossa Senhora você conhece?

Pode começar a anotá-los, pergunte a seus familiares, a seus colegas, a seus amigos... que sempre terá outros a acrescentar. Se você conhece a Imagem de Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Nossa Senhora de Fátima, de Lourdes, de Guadalupe, do Perpétuo Socorro e for anotando mais uns dez ou vinte, fique sabendo que existem muitos, muitos, muitos outros!

 Uma vez, um Padre catalogou mais de quatro mil títulos de nossa Senhora! E você acha que ele catalogou todos?... De jeito nenhum! Ainda existem ou existirão outros, muitos outros, pode acreditar!

Mas é sempre a mesma Mãe de Jesus e nossa Mãe! Que ela caminhe realmente conosco! Sempre que se lembrar dela, reze uma Ave Maria, que ela está ouvindo e sorrindo para você! Sorria você também!

(Celina 30/12/24)


609 - AINDA SOBRE O PAI NOSSO

 AINDA SOBRE O PAI NOSSO

Jesus espera que caminhemos rezando o Pai Nosso, meditando sobre as sete considerações, listadas por Ele. E foi assim que Ele ensinou, há dois mil anos... e continua nos ensinando hoje - como a explicação a seguir:

Que o Santo Nome de Deus seja respeitado; que venha a nós o Seu Reino, de Paz, de amor, de compreensão, de aceitação; que a Sua vontade seja feita, não a nossa; mas que possamos aceitar a vontade de Deus, com tranquilidade, pois é Ele quem governa a terra e os céus... 

Está tudo nas mãos de Deus, sabia? Quando a gente pensa assim, é fácil "correr atrás", lutar por aquilo que queremos, estudar, trabalhar, evangelizar - porque estamos aqui para agir, não para cruzar os braços e pensar que as coisas caem do céu; não, claro que não! São Paulo - o grande São Paulo - em uma de suas cartas diz assim: "quem não trabalha, não deve comer" - ou seja, todos precisamos estar fazendo alguma coisa, aquilo que, no momento, é a nossa função. 

Jesus nos ensina a pedir o "pão de cada dia" - ou seja - aquilo de que necessitamos para viver; aquilo que nos permite estar de bem conosco mesmo, com nossos irmãos e com Deus. Que possamos, com o nosso trabalho, com o nosso suor, ter uma vida digna, uma mesa farta, o sustento da casa nossa e que ainda nos sobre para ajudar aos menos afortunados, por questões de saúde ou outro qualquer infortúnio.

E, continuando a Oração, pedimos perdão, quando, por um ato impensado, ofendemos alguém e ainda afirmamos que também perdoamos quando machucados por um irmão nosso. É fácil isto?... Não! Mas Jesus nunca disse que seria fácil e sim, que estaria sempre conosco, dando-nos força na caminhada!

Também pedimos ao Pai que não nos deixe cair em tentação, para que possamos fazer somente o Bem! E finalmente, imploramos a Ele que nos livre do mal, o mal terrível que pode nos massacrar, fazendo-nos sofrer intensamente!

É um pouco disto, Criança - e muito mais ainda - o que dizemos ao Pai, com a Oração que Jesus nos ensinou. Reze devagar, pensando bem no que está dizendo e você vai perceber a beleza deste presente que o nosso Irmão maior nos deu: uma belíssima Oração!

(Celina  -  30/12/24)

608 - PAI NOSSO!

   PAI NOSSO!

Quando Jesus, o Filho de Deus, nos ensinou a chamar a Deus de Pai, Ele se fez um nosso Irmão, veja só! Jesus, nosso Irmão? Ele, que é Deus? O Primogênito? O Deus-Filho? A segunda pessoa da Santíssima Trindade? Nosso Irmão maior?...

Sim! Porque Ele mesmo nos ensina que Deus é Uno e Trino. Mas... como é isto? - Três pessoas em um só Deus, com funções distintas: o Pai Criador, Aquele que tudo criou; o Filho Redentor, Aquele que veio ao mundo para nos salvar, ensinando tanta coisa sobre o Reino de Deus; e o Espírito Santo Consolador, Aquele que nos consola, que nos orienta, que nos ajuda a compreender as coisas de Deus!

Sim. Jesus Cristo veio nos ensinar a Lei do Amor! Pois Deus é puro Amor, pura Misericórdia, é um Coração imenso onde cabe toda a Humanidade. Duvida? - Deus é tudo, é o Todo-Poderoso, Aquele que tudo sabe, que a tudo governa, que está no comando de tudo. É fácil entender isto? Não! Claro que não! Nem um pouco! 

Jesus veio nos falar estas coisas e nos fazer atentos aos sinais de Deus, reconhecendo a Sua poderosa presença entre nós. Jesus é bom. Muito bom! Veio nos ensinar um jeito novo de viver, aceitando os Projetos e a Missão que Deus determinou para cada um de nós; e esta aceitação é, com toda certeza, a maior virtude do ser humano; ensinou-nos a fazer o bem, a amar a todos, a desejar somente o bem, a conviver melhor com nossos irmãos...

Somos assim?... Nem sempre. Mas deveríamos ser, para o nosso próprio bem, pois foi o que Ele nos ensinou, se queremos ser de Cristo, ser amigos dEle, não é? Você não quer ser assim?! Então, comece fazendo a linda Oração que Ele nos ensinou. Você sabe rezar o Pai Nosso? Já lhe ensinaram?...

Mas, não é repetindo de qualquer maneira: é meditando sobre o que está dizendo: quando disser "Pai Nosso", pensar no Pai Maior; quando disser "que está nos Céus", pensar nesse lugar, como Jesus nos apontou; um lugar sem dores, sem sofrimentos, sem lágrimas... é assim! Jesus nos explicou tudo isto, conversando com os Apóstolos e amigos que conviveram com Ele. Veja no Novo Testamento da Bíblia Sagrada.

No próximo texto, refletimos um pouco mais sobre esta Oração de Jesus.

(Celina  -  30/12/24)

607 - JESUS CRISTO!

  JESUS CRISTO!

Criança, o que você sabe sobre Jesus? Muita coisa, certamente, não é? Se você é católico, se teve a sorte de nascer em uma família "católica de verdade" -  vai à Santa Missa todo domingo,  presta atenção na Palavra, participa da Santa Eucaristia, sabe refletir sobre as coisas de Deus, então você conhece Jesus e sabe muito sobre Ele. 

Mas encontramos pessoas que não conhecem ainda o Filho de Deus e é uma pena! Porque é necessário conhecê-lo, amá-lo, respeitá-lo e propagar Suas maravilhas,  tudo de Bom que Ele fez para a Humanidade, durante o tempo em que esteve aqui conosco.

Todos nós que fomos batizados, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, somos missionários, sabia? E o que é "ser missionário"? É ter a Missão de levar a Palavra de Deus, falar do Reino de Deus, falar de Jesus, de Sua Mãe Santíssima. a todas as pessoas com quem convivemos. É falar de Deus, onde quer que estejamos, é testemunhar o Seu Amor a todo momento. 

Você é um missionário! Como eu, como todas as pessoas. E a nossa Missão é falar do Reino de Deus, do jeitinho que Jesus nos ensinou. Pra começar, Ele nos ensinou a chamar a Deus de Pai! Não, Pai meu, mas Pai Nosso, Pai de toda a humanidade - nosso Paizinho, que está nos Céus. Não aquele Jeová-Deus, lá longe, que só falava com os profetas - e estes transmitiam a Mensagem.

Assim, Ele nos colocou bem juntinho de Deus, bem pertinho do nosso Pai, que está nos Céus! Como Jesus é bom!

( Celina  -  30/12/24)