terça-feira, 15 de outubro de 2024

604 - A TERRA PROMETIDA

   A TERRA PROMETIDA

Prometida a quem? A Abraão, uai, já se esqueceu?! Deus disse  a ele que tomasse sua família, escravos, e todos os seus animais e se pusesse a caminho para a terra que Deus lhe indicaria - "terra onde corre leite e mel!" E ele acreditou! É muita fé! Por isto se diz que "Abraão é o Pai da Fé".

Mas quanta luta para se chegar à tal Terre Prometida! Antes disto, quanta coisa aconteceu! E lá no último capítulo do Deuteronômio, o último livro do Pentateuco, a gente lê que "o Deus que sempre acompanhava Moisés e falava com ele, levou-o  ao cume de um Monte e disse a ele: Essa é a terra que prometi a Abraão, Isaac e Jacó. Eu a ofereço a seus olhos para que você a veja, daqui de cima. Mas você não atravessará até ela."

A gente fica triste quando lê isto. Coitado de Moisés! Sofreu tanto pra tirar o povo das garras do faraó do Egito, sofreu tanto, com as reclamações do seu próprio povo, na travessia do deserto, e quando chega a ver a tal terra onde Deus disse a ele que corre "leite e mel", falou que ele não chegaria até lá. Não parece uma injustiça?... Coitado!

E Moisés morreu ali mesmo, aos cento e vinte anos, nas  terras de Moab. O povo continuou com Josué, a quem Moisés já havia imposto as mãos. Assim, é Josué quem chega com o restante do povo depois de atravessar com eles, o Rio Jordão, fazendo o mesmo que Moisés fez com o mar Vermelho, ou seja, abrindo um caminho nas águas, no meio do rio.

Mas Deus nunca foi injusto, isto não!  Ele deu a Moisés, o descanso que merecia depois de tanta luta,  e evitou sofrimentos futuros. Deus sabe o que faz; a gente é que não sabe o que diz. Devemos sempre confiar em Deus e pensar que, o que Ele faz, é o melhor pra nós, não é assim?

Também não foi fácil para Josué terminar a caminhada com aquele povo, pois,  muitas lutas tiveram que enfrentar ainda. Josué viveu cento e dez anos, morrendo após repartir,  como herança, às doze tribos de Israel, as terras situadas na chamada "Terra Prometida".

(Celina  -  01/10/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário