sexta-feira, 24 de abril de 2020

435 - Coarto

435  -  Coarto

Chegou pelo whatsapp! Mostrei ao vovô! Entusiasmado, declarou: "Nossa! Que coincidência! Igualzinho o cartaz da Júlia!"  E eu: Coincidência maior foi a gente ter comentado sobre isto há poucos dias. Estava falando com ele de vários bilhetes da nossa neta Júlia, que hoje já tem vinte anos,  e ele disse: "O melhor que eu achei foi aquele: Coarto da Júlia" - uma placa que ficou na porta do quarto durante meses - anos talvez - que era uma plaquinha de papel  colocada na porta. E agora, vem a Gabi com esta: "Amanhã, a brincadeira é no coarto da Gabi." 

Todo aprendizado é bom, mas aprender a escrever é muito bom! Esse início da alfabetização é  lindo demais! As crianças começam a manifestar o que pensam, através da escrita. Seja como for, sempre procuram dar o seu recado. Isto é fantástico! E aí surgem palavras ou expressões que ficam na história da família, como o "coarto da Júlia" que virou agora, "coarto da Gabi", já que escreveu da mesma forma. 

Tenho muita pena de quem não sabe ler. Durante todo o tempo que atuei na Educação, quase sempre trabalhei com alunos já alfabetizados, preocupando-me apenas com um letramento, mais apurado, a escrita correta, um jeito mais erudito de se expressar, principalmente através da escrita.  Pouquíssimas vezes, atuei como alfabetizadora, e devo declarar que achei fantástico! Como é lindo acompanhar o processo, desde o início do ano letivo, passando por várias etapas, mais ou menos, bem definidas e chegar ao final do ano com aquela leitura bonita, uma satisfação muito grande de alunos e principalmente das famílias, que acompanham passo a passo, e veem a vitória, quando as crianças dão sinais de dominar o processo. É muito lindo!

É preciso que as autoridades deem uma atenção especial à educação infantil, pois, quando a criança aprende na época certa,  o letramento seguramente é mais tranquilo e pode-se esperar que a mesma deslanche rapidamente e cada vez com mais entusiasmo. E a sociedade - especialmente o país - só tem a ganhar com isto. Cobremos dos governantes uma legislação eficiente nesse sentido.
(Celina  -  22 /04/2020) 




Nenhum comentário:

Postar um comentário