domingo, 18 de agosto de 2019

392 - Continuando a Catequese

392  -  Continuando a Catequese

Explicando para o Lukinha o que é Crisma, pensei: "Será que os pais ainda se lembram dos dez mandamentos?"... Pois é! Parece que a catequese atualmente está ficando só mesmo para a Igreja e é uma pena! Porque os primeiros catequistas devem ser os pais, a Família. É em casa que a criança deve receber os primeiros ensinamentos cristãos.  Como em outros tempos...

Bem! Quando a Família não consegue elaborar uma lista como foi questionado no primeiro parágrafo, mas educa seus filhos, como se os conhecesse, está bem! Porém, não é o que se tem presenciado, infelizmente. O que a sociedade moderna tem apresentado, é uma geração de crianças, adolescentes e jovens que não apresentam o mínimo de respeito para com as pessoas, de modo geral. É uma lástima, porque não é tão necessário conhecer a teoria, mas a prática precisa ser de pessoas do bem. Pequenos deslizes são comuns; entretanto, o que estamos vendo, é uma aberração!

Por isto nos preocupamos com a formação do caráter, dos novos cidadãos e pensamos que se são levados a analisarem as normas de comportamento sugeridas pela Igreja, certamente se tornarão pessoas melhores, cidadãos do bem, pessoas honestas, dotadas de valores que vão tornar melhor nossa vida em sociedade. 

Sei que alguns céticos irão criticar e questionar se é necessário ter uma religiosidade definida para se apresentar como um ser humano ético, sério,  nem um pouco amoral ou imoral. Mas, quero ponderar que, em se tratando de um cidadão que realmente leve a sério sua missão, é bem mais fácil reconhecer a tênue linha entre o bem e o mal. Porque ele tem princípios que fará com que esta análise seja mais consistente. 

Você, o que acha? Certamente alguém apontará pessoas com esta ou aquela característica, eu sei. Só que não estou falando de exceções e sim, de regra geral. E é cientificamente comprovado. Portanto, pais, vamos alicerçar uma educação religiosa de qualidade aos nossos filhos. Melhor prevenir que remediar, não é mesmo? E quanto mais cedo, melhor!
(Celina - 17/08/19) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário