segunda-feira, 1 de julho de 2019

380 - Pedro e Paulo

380  -  Pedro e Paulo

Dois fortes pilares da Igreja Cristã e tão diferentes em sua existência! Pedro, chamado por Jesus desde o início de Sua Missão, era um humilde pescador, casado, bronco, semianalfabeto, que seguia rigorosamente as ordens do Mestre, numa submissão confiante, feliz, discordando de seu grande Mestre, apenas quando Ele falava de seus sofrimentos e morte, o que ele não podia aceitar, dada a admiração dele pela pessoa de Jesus! Pedro não conseguia entender que Aquele Homem, que era só bondade, pudesse sofrer da forma que Ele anunciava. 

Paulo era um letrado, muito inteligente, solteiro, realmente um cidadão de peso para as autoridades de Israel. Conhecido por perseguir ferrenhamente os seguidores de Jesus, a quem não conhecera pessoalmente, tem a sua conversão definitiva  na estrada de Damasco para onde se dirigia, com a missão de prender os cristãos. Depois de sua conversão, um animado pregador do Reino de Deus! Mestre e doutor das nações, viajou muito, viagens enormes e perigosas, apenas para anunciar o Evangelho a todas as gentes. Incrível o milagre que transformou definitivamente sua vida: de perseguidor, a corajoso defensor dos seguidores de Cristo! 

Ambos, Pedro e Paulo, trabalharam com afinco, para  que a Igreja primitiva pudesse ter forças para resistir a tanta perseguição!  E se doaram totalmente à causa do Evangelho. Pregaram com coragem a Palavra de Deus, e entregaram sua vida - Pedro, crucificado e Paulo, decapitado! Mereceram a glória eterna!

Porém, como qualquer um de nós, muitos erros cometeram, entre eles, negar Jesus, a quem seguia há três anos,  e perseguir os cristãos, quando ainda nada conhecia a respeito de Cristo! Eles poderiam ter paralisado no próprio erro, mas experimentaram a graça do perdão e se redimiram totalmente. Isso nos mostra a bondade de Jesus que não escolhe pessoas que se acham perfeitas, mas vê os corações que se reconhecem falhos, humildes, e receptivos.

Como São Pedro - embora ele tenha sido crucificado de cabeça para baixo - também foram crucificados: São Felipe, São Simão, São Matias e Santo André, este numa cruz em forma de X. São Tiago, São Bartolomeu e São Mateus foram decapitados,  São Tiago de Alfeu foi apedrejado, São Judas Tadeu, morto a machadadas, São Tomé, morto com uma lança e Judas Iscariotes se suicidou. Apenas São João morreu de morte natural, em Éfeso, aos noventa e quatro anos, no ano 103 d.C.

Realmente, era necessário muita fé, coragem e confiança para seguir os passos de Jesus!

(Celina - 01/07/19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário