terça-feira, 30 de maio de 2017

293 - O ROSÁRIO

293 - O ROSÁRIO

Hoje, após a celebração da Santa Missa, rezamos o Rosário, no Santuário da Adoração. Éramos sete mulheres. E quando a Nádia precisou sair pra ir ao médico, outra pessoa apareceu pra rezar conosco.  E no finalzinho, quando a Carlota também se foi, outra mulher apareceu. Eu nunca havia feito isto: de uma vez, todo o rosário; sempre rezávamos apenas o terço. Foi um tempo bem maior. E foi muito bom. Principalmente pelo número sete, que tem um grande significado bíblico.

Rezar o rosário é contemplar toda a missão do Filho de Deus aqui na terra. Da sua gestação, com o anúncio do Anjo Gabriel a Maria até a grande glória do encontro dos dois na eternidade - Maria e Jesus - quando a Mãe é coroada Rainha, pela sua servidão. Porque ser rei ou rainha, na linguagem bíblica,  é ser servo, é colocar-se a serviço dos irmãos, como os dois - Mãe e Filho - se colocaram aqui na terra. 

Ela, versada nas Sagradas Escrituras, sabia da vinda do Messias e há muito seu povo esperava por isto. Ele, o Filho de Deus, vem ao mundo, encarnando-se para viver um tempo aqui conosco, com a divina missão de salvar o Ser Humano, que tanto havia se afastado do Criador.

Quando reflito e escrevo estas coisas, fico pensando naqueles que não creem. E peço muito a Deus por eles. Porque, analisando também a história de cada um, podemos pensar: qual a razão, qual o sentido desta vida?... Por que vivemos?... De onde viemos e para onde vamos?... E aí, eu penso naquilo que São Pedro disse: "A quem iremos, Senhor? Só Tu tens palavras de vida eterna!" – quando questionados pelo Mestre.

Precisamos aprofundar nas coisas do alto, deixar um pouco esse solo em que pisamos, e considerar que muitos já não o pisam mais - o que acontecerá também a cada um de nós... E nada sabemos sobre isto! Em que acreditar então?...

E refletindo assim, eu me lembro, com muito carinho, dos sete netos, tão lindos, tão bons, os quais entrego a Deus, com todo fervor, recordando que ontem, domingo, estavam, os sete, todos juntos, conversando, brincando - momentos deliciosos! 

Que Deus abençoe a todos eles, dando-lhes a sabedoria necessária para compreender todas essas coisas...  Que possam viver sempre unidos, crescerem assim, como irmãos, ajudando-se uns aos outros, em perfeita harmonia.  Que nenhum deles perca o contato com os demais, para que a felicidade do grupo seja completa. Deus os abençoe: Júlia, Arthur, Letícia, Lucas, Sávio, Gabriela e Rafael. Beijos da vovó e do vovô!

(Sete Lagoas, 29/05/17)

segunda-feira, 29 de maio de 2017

292 - INOVAÇÕES!!!

292 - INOVAÇÕES!!!

“Correndo contra o tempo!” - parece ser esta a expressão mais acertada para os dias atuais... Correr! Correr muito! E o pior é que, na maioria das vezes, nem correndo muito se consegue. O recurso mesmo é delegar. Delegar um tanto de coisas.  É... Difícil mesmo!

Delegar, porque o tempo é curto, faz-nos sentir que não depende de nós, porque não há mesmo como dar conta de tudo. Porém, o mais constrangedor é saber que não damos conta, não pelo tempo que é escasso, mas porque não conseguimos acompanhar tantas inovações.

“Põe tantas nisto!” - completa meu esposo. Quando comento com ele o que tive que fazer para resolver certas situações, ele profetiza: "Daqui a poucos anos, o pobre, o analfabeto, o menos favorecido material e intelectualmente, não vai conseguir mais sobreviver".

Reafirmo que analfabetos hoje, somos todos nós, considerando o campo da tecnologia. Meu Deus! Como avança! Quando a gente acaba de aprender alguma nova situação, já surgiu outra, que se está longe de dominar, o que ocorrerá após longo tempo, e muito esforço e boa vontade; quando não se entrega os pontos e delega a outros a função, assumindo-se incapaz de vencer tantos obstáculos.

É assim! E ele, meu esposo, não faz a mínima questão de enfrentar as inovações que vão surgindo. Nem o celular quer utilizar, com a menor função, que é atender uma ligação. Não  possui, não quer possuir e se alguém quiser presenteá-lo com o mais simples desses aparelhos, ele certamente agradecerá, dizendo: “Não quero, não preciso, nunca vou usar!” É assim!

E não podemos culpá-lo. O avanço realmente é enorme. E quando se fica pra trás, mais difícil ainda se torna, recuperar o tempo perdido. Arrisco-me a afirmar que é quase impossível! Se para quem está sempre mexendo e tentando acompanhar já não é fácil...

E agora, falo para a minoria da população que está por dentro das mais recentes inovações: “Será que ainda se tem muito o que inventar nessa área?..." Não estou me referindo a nenhuma situação interplanetária; estou falando de nosso pequeno planeta: o que mais vem por aí, no campo da comunicação? Se se tem imagens e sons do lado oposto do planeta quase que instantaneamente, se com um minúsculo chip se consegue fazer horrores, se nada mais escapa à situação virtual em qualquer parte da terra, que está faltando aos homens, acrescentarem à enxurrada de atualíssimas inovações, que assustam até ao mais curioso e antenado dos internautas?...

Vamos continuar correndo contra o tempo? Até quando?...

(Sete Lagoas, 29/05/17)

sábado, 20 de maio de 2017

291 - GALHO SECO!


291  -  GALHO SECO!

"Filho Meu! Filha Minha! - Amo cada um em particular. Amo a cada um, pessoalmente. Conheço todos vocês e chamo a cada um pelo nome. 

Os profetas profetizaram. Os Apóstolos apostolaram. Missionários vários levam a sério sua missão de santidade, na coletividade. 

Não percam a Esperança. Vale a pena acreditar. Acreditem, Filhos Meus! Cada um faça o que deve ser feito, no seu dia-a-dia. Faça cada um, a sua parte!

Vocês têm hoje um grande Missionário, a quem chamam, Papa Francisco. Um outro Pedro! Um outro Paulo! Um outro Educador Feliz para interpretar, com clareza, o Evangelho. Escutem o que ele diz! Sigam seus ensinamentos. Estejam atentos às suas palavras, pois são ditadas pelo Meu Espírito Santo. Ouçam. Acreditem. Coloquem em prática seus valiosos conselhos!

O Galho seca se não aceita mais a seiva divina. Não seja você, Meu Filho, um Galho Seco: não se afaste de Mim! Não queira se machucar. As crises externas passam. Vocês, Meus Filhos, Meus Amados,  não podem passar sem a minha Graça: não sobreviverão sem Mim!

Filhos Meus, eu os exorto a seguirem confiantes. Não soltem a minha Mão; não queiram se desprender da Árvore-Mãe: o galho, que se solta, murcha, seca e morre. 

Não! Eu quero vocês. Eu quero todos vocês. Eu chamo a cada um pelo nome e quero a todos comigo. Permaneçam no meu Amor. Permaneçam em Mim. Recebam a seiva borbulhante do Amor Divino e nada deterá o seu voo. Nada! Sigam todos o Caminho do Amor. Sejam verdadeiros. Vivam a vida em sua plenitude. Eu Sou a água que mata a sede, o alimento que sacia, o sonho que faz caminhar!

Por isto, é que os exorto a que fiquem comigo e desfrutem do meu amor. Eu tenho as belezas com que sonham, Eu Sou as belezas com que sonham. Sou Eu mesmo, um Deus Sonhador que caminha em seus sonhos, que faz realizar seus mais íntimos desejos, que faz brilhar a sua luz.

Eu dei a cada um o sopro da vida, e Eu dou a seiva que alimenta cada célula. Eu Sou o necessário, a certeza que dinamiza, o fogo divino que aquece, Eu Sou a Vida que fervilha no mundo!

Não se afastem, Filhos Meus! Não se soltem, segurem firmes em Mim, porque o galho que se solta, vê o vazio que separa, que divide, que divorcia, que amaldiçoa... e seca... e morre! Eu Sou a Bênção!

Permaneçam em Mim, e Eu permanecerei em vocês, que são Meus Filhos Amados, a razão da minha alegria, o motivo da Minha Misericórdia, o desejo dos Meus Sonhos, ricamente sonhados.

Permaneçam todos em Mim, que permanecerei em vocês, com vocês e serei sempre pra vocês, o  Pai Amoroso que acolhe, que abraça, que aconchega, que dá carinhos, que conforta a alma!!!"

(Sete Lagoas, 20/05/17 – sábado)



segunda-feira, 15 de maio de 2017

290 - DIAS ESPECIAIS!



290 - DIAS ESPECIAIS!

Presente especial - é todo dia que nos é concedido viver, pela graça de Deus! - eu penso assim. Mas, como diz um amigo nosso, há dias mais especiais que outros! Assim foi o final de semana que passou. Esplendoroso! Mais pelo fato de estarmos juntos, que propriamente, pelo local onde nos encontrávamos. 

Porém, mesmo pensando assim, sou obrigada a reconhecer: que lugar!!! Parece um sonho! Tanto pelas construções faraônicas, como pela natureza exuberante!

Ontem levantamos cedinho - meu esposo e eu - e saímos para uma voltinha pelo local. Que maravilha! Árvores gigantescas, cupinzeiros gigantes, bambus verdes e amarelos, enormes, tanto no comprimento como na espessura, um laguinho natural, pássaros esvoaçantes - tudo muito lindo!

Duas coisas, em flora e fauna,  nos chamaram a atenção. Conhecemos as quaresmeiras, já vimos várias; porém, daquele tamanho... Mostrou-nos, com todas as letras, o esforço pela sobrevivência! Como  nascera em meio a árvores imensas, com copas enormes, muito fechadas, aquela quaresmeira foi crescendo, crescendo, até conseguir ultrapassar todas elas – e florescer! Acima de todas! Lá no alto! A princípio, observando de longe, nem acreditávamos ser  uma quaresmeira. Pensamos que talvez fosse um ipê roxo;  mas também, não parecia sê-lo. Ao chegarmos mais próximo, constatamos se tratar mesmo de uma espécie vencedora que conseguiu se livrar de tanta sombra, e  alcançar os raios solares, lá no alto, a quase dez metros de altura,  para abrir suas flores, enfeitando o verde enorme da floresta.

E, caminhando atentos, ouvimos um barulho grande que nos chamou a atenção: três jacus - que lindos! - enormes, majestosos, desconfiados, a nos observar. Bem, eu nunca havia visto um exemplar daqueles, assim, ao vivo e a cores, mas meu esposo conhecia e foi ele quem disse que eram jacus, mas admirou-se do tamanho!

Entretanto, o que me alegrou mesmo, sobremaneira, foi ouvir, antes dos primeiros raios de sol, a gritaria das seriemas. Há quanto tempo não ouvia isto! Que saudades!

E como cada pessoa tem uma visão diferente das coisas, comentando depois com minha filha, ela disse, gracejando: “Deus me livre! Acordar a gente assim, de madrugada?... Deu vontade de pegar o telefone e reclamar – Oi! Alguém aí! Pode dar um tiro naquela seriema???”

Rimos a valer!  Mas eu estava feliz da vida!  Lembrei-me de minha infância, lá longe, distante no tempo e no espaço, quando o grito das seriemas era uma constante durante o dia todo. Saudades!

Só uma coisa nos entristeceu: a quantidade enorme de erva-de-passarinho a tomar conta de muitas árvores. É uma pena, pois na extensão em que se encontra a situação, será difícil eliminá-la! E sabemos que ela prejudica muito as plantas.

(Sete Lagoas, 15/05/17 – segunda-feira)

sábado, 6 de maio de 2017

289 - CRIANÇA NÃO NAMORA"

289  –  “CRIANÇA NÃO NAMORA”

Muito bom encontrar artigos sobre assuntos nos quais a gente acredita e gostaria de escrever, de falar, de gritar em altos brados, esperando que alguém nos ouça, nos dê atenção e propague tais  ideias.

Foi assim que vi e li um interessante artigo, cujo título é o mesmo desta crônica. Mais feliz fiquei ao constatar que não se trata simplesmente do relato de uma pessoa, mas que tal assunto, tão importante, é um projeto da Secretaria de Estado de Assistência Social do  Governo do Amazonas. Quero dizer, é coisa realmente séria!

Feliz em saber que a campanha já tem um alcance enorme no mundo virtual e quero crer, sinceramente, que tem dado frutos no mundo real. Por isto, aproveito este espaço para trazer à discussão o referido assunto, parabenizando as pessoas que estão preocupadas com o mesmo. 

Quero louvar a Campanha “Criança não namora! Nem de brincadeira” e espero que haja mesmo uma grande receptividade por parte de, cada vez, maior número de pessoas e grupos responsáveis por uma infância feliz, na disseminação de tão importante conscientização.

Já é slogan bastante conhecido:  “Criança não é adulto em miniatura”; não devemos adultizá-las com nossas bobagens e incentivação precoce de uma vivência e atitudes que não são próprias de crianças. Sabemos que meninos e meninas têm demonstrações de amizade, de afetividade, mas que isto é muito diferente daquilo que os adultos vivenciam,  quando em propostas de namoro. É muito diferente! Por isto, adultos devem acompanhar os relacionamentos afetivos de suas crianças, mas jamais incentivá-las com assuntos que não lhes dizem respeito, como alguns pais, pouco esclarecidos, costumam fazer.

Com a campanha, relata o artigo, “a Seas vem  recebendo histórias de pais de outros Estados, sobre problemas associados aos relacionamentos infantis que ocorrem no ambiente escolar de seus filhos”. Cita o caso de uma mãe, da cidade do Rio de Janeiro, cuja filha, de apenas cinco anos, recebeu um pedido de casamento em cartão feito pela mãe de um amiguinho do colégio.

Parece brincadeira!  Alguém poderá dizer: “Que tem isto, não tem nada a ver, são coisas de crianças!” E por aí vai! Sim, crianças também têm preferências, gostam de ver coleguinhas bonitos, sorridentes, brincalhões, ficam felizes em curtir certas amizades, é normal sim; mas o adulto deve apenas ouvir, sorrir e deixar passar. Passa rápido! Nunca deve incentivar, levar o assunto muito além do que a criança pode pensar – ou suportar! São fases, passa logo.

Gente, por favor, vamos cuidar de nossas crianças! Criança É Criança! Que todas elas vivam realmente a infância.  Já é difícil livrá-las de tanta erotização que rola por aí... Juízo, pais! Incentivar, nunca!

(Sete Lagoas, 06/05/17)