sábado, 26 de dezembro de 2015

198 - LINGUAGEM MATEMÁTICA

198 - LINGUAGEM MATEMÁTICA

Um, dois, três... é assim que começa! Lindíssimo aprendizado é a linguagem matemática! Gosto de observar o relacionamento das crianças com a contagem: é impressionante! Contam os dedinhos, os degraus da escada, os carrinhos, os carros grandes pelas ruas, os peixinhos nadando ali no aquário -  e até no laguinho!

O  Lukinha desce todos os dias comigo, contando os carros de auto escola. Outro dia ao virar a esquina, contava, contava... Perguntei: O que você está contando, Lucas?... Continuou contando - e respondeu exatamente quantas vezes estava escrito SESC nos muros da esquina!

É assim! Contamos os nove meses, dia após dia - e contamos depois os anos de vida - as décadas - e há pessoas, como meu sogro, que vão além de um século!

A contagem nos leva aos problemas concretos; estes, aos abstratos e hipotéticos - até que a gente descubra que viver é solucionar problemas, dos mais diversos matizes, problemas que são escolhas, problemas que são vida.

E imprimindo este pequeno texto numa folha especial, vejamos se você é capaz de contar as joaninhas que circulam apressadas entre as folhas verdes, perdidas no papel! É um desafio! Uma dica: por que não usar o mesmo método primitivo do pastor e suas pedrinhas, contando ovelhas?!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário