segunda-feira, 14 de setembro de 2015

162 - BRILHO NO OLHAR

162 -  BRILHO NO OLHAR

Como o cheiro de terra molhada, após longo período de seca; ou como o calor gostoso do sol, após vários dias chuvosos; como a criancinha feliz, que brinca distraidamente, ali no chão, aos pés do adulto em quem confia,   assim é o brilho no olhar de quem tem amor. Se não há brilho, é porque o amor ainda não se instalou. E se não aconteceu ainda, não há como forçá-lo, porque o amor é espontâneo,  é gratuito, e é construído na rotina do cotidiano.

Brilho no olhar é amor sem limites, é aceitação dos projetos de Deus para a nossa vida, é a disposição para a luta na construção de um mundo melhor, é a ousadia na gratuidade da fé.


Vejo o brilho no olhar da mãe que acaricia delicadamente, com divinal ternura, o recém-nascido, que traz ao colo; vejo o brilho no olhar da mãe aflita,  a medicar o filho  doente que tem febre. 

Grande e especial era o brilho no olhar de Maria que fitava o Menino na manjedoura; e havia igualmente brilho ao fitá-lo depois,  agonizando na Cruz. Porque o amor  não desiste, não se omite, não se desespera, não sai de cena nas situações difíceis da vida. O amor está sempre presente, sempre tentando ajudar. Havia brilho no olhar de Maria, quando ajudava Isabel, em Ain Karin; e havia igualmente brilho ao participar do primeiro milagre, nas Bodas de Caná... Assim é Maria, acompanhando os passos de seu Filho Amado, desde a Anunciação. E não perdeu o brilho no olhar, nem mesmo aos pés da Cruz, porque Ela sabia que Ele não estava ali, pagando os Seus pecados - pois, não os tinha - mas pagava os pecados da humanidade, pagava os nossos pecados, e ali fomos salvos por Ele, levantado no lenho do madeiro. E a Mãe, no esforço extremo de compreender os planos do Pai, ali nos foi entregue pelo Filho: "Eis aí, tua Mãe." Pela misericórdia do Pai, naquele momento, fomos salvos - e não podemos perder a salvação.


Quero ser como Maria, quero ter sempre esse brilho no olhar, não quero me esmorecer nas horas de provação, nos momentos difíceis da existência. Para isto, convido Jesus e Maria para viverem conosco, na nossa casa, pela preocupação de conservar intenso, o brilho no olhar. Fica conosco, Senhora, fica conosco, Senhor! 

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário