domingo, 27 de abril de 2014

74 - OBRIGADA, SENHOR!

74 -  OBRIGADA, SENHOR!

Música linda esta! Uma verdadeira oração! Oração belíssima que a gente deveria usar sempre. E mais que isto: deveria ensinar a todas as crianças para que elas aprendam a agradecer ao Criador  por todas as coisas criadas por Ele. Hoje, parece que a gratidão está em desuso, principalmente com relação às crianças e adolescentes de famílias de maiores posses. Parece que tudo o que recebem, quem o faz, tem a obrigação de fazê-lo! É quase impossível pensarem que a boa educação manda agradecer aos favores recebidos. Colocar na cabeça deles que a gratidão é uma das mais lindas flores do jardim da gentileza, isto é tarefa difícil de ser cumprida. 

Então, vamos cantar e ensinar esta  música porque assim, com esta e outras, vão interiorizando valores maiores e alicerçando uma educação que pode fazer deles, melhores cidadãos. E não custa tentar:

Obrigado, Senhor, porque és meu amigo,
Porque sempre comigo, Tu estás a falar,
No perfume das flores, na harmonia das cores 
E no mar que murmura o Teu nome a rezar.

Escondido Tu estás no verde das florestas,
Nas aves em festa, no sol a brilhar,
Na sombra que abriga, na brisa amiga,
Na fonte que corre ligeiro a cantar.

Te agradeço ainda porque na alegria,
Ou na dor de cada dia, posso Te encontrar.
Quando a dor me consome, murmuro o Teu nome.
E mesmo sofrendo, eu posso cantar.
 
Escondido tu estás...

Penso que a gente,  cantando em casa, como eu sempre fiz quando meus filhos eram pequenos, eles vão ouvindo e, ainda que não cantem, o trabalho está sendo feito. Obrigada, Senhor, por nos orientar sempre! Obrigada!!!

73 - SANTOS

73 - SANTOS

Hoje, dia vinte e sete de abril de dois mil e quatorze, às cinco horas da manhã - horário de Brasília - grande evento na Praça São Pedro, no Vaticano: a canonização de mais dois grandes Santos: Papa João XXIII e Papa João Paulo II. Uma maravilhosa celebração, uma grande festa, com  mais de um milhão de pessoas reunidas para prestar uma homenagem aos dois grandes Papas que, pelo seu exemplo de vida, sua dedicação à Igreja, sua proximidade com Deus aqui na terra, seu  testemunho fiel ao seguimento de Jesus Cristo, hoje são conduzidos às honras dos altares.

Neste momento final, o nosso querido Papa Francisco faz os agradecimentos a todos os presentes, virtual e fisicamente, e cantamos o "Regina Coeli", agradecendo à Nossa Boa Mãe, sua caminhada constante conosco, sempre presente nos bons e maus momentos que passamos aqui "neste vale de lágrimas" - companheira fiel,  amiga dos amigos de Seu Divino Filho. Sua imagem  é venerada agora, pelo Sumo Pontífice, e certamente, por todos os presentes,  nesse santo local de caminhada milenar.

Agora a bênção final,  encerramento de uma celebração simples, mas tão importante, nesses momentos em que tivemos presentes, junto ao povo cristão reunido na Praça, quatro grandes Papas, continuadores da obra confiada a São Pedro: o Papa Francisco, o Papa Emérito, Bento XVI e os Papas Canonizados - São João XXIII e São João Paulo II. 

Que Maria esteja sempre conosco nesta caminhada aqui na terra, fazendo-nos também pessoas santificadas, pessoas boas que caminham com Cristo, ajudando os irmãos. Amém, Aleluia, Aleluia!!!

domingo, 20 de abril de 2014

72 - QUE FOI?!...

72 - QUE FOI?!...

"Que aconteceu?... Que foi?..." - é a pergunta que todos fazemos. É claro que alguma coisa houve, mas não importa, quando Deus chama, a pessoa se vai! E vai mesmo! Vai o rico e o pobre, o preto e o branco, o forte e o fraco, o gordo e o magro, o pequeno e o grande, o chato e o não-chato, o arrogante e o singelo, o sábio e o ignorante, o feliz e o infeliz, o saudável e o doente... e por aí vai... Não há diferenças  para a morte...
     
E  ontem eu vi uma situação que me entristeceu profundamente: A mãe choramingava, não com desespero, mas com uma tristeza enorme, gritava: "Não, não está certo! Não está certo a mãe enterrar seu filho!  Pela lógica da vida, os filhos é que devem enterrar os pais, não o contrário!..." E a mãe chorava, chorava, chorava...

É... a morte... Como entendê-la?... Como viver, sem questionar situações de morte?... Como compreender essa passagem que chamamos de morte?...

Gente, Deus está conosco! Em qualquer situação, em todos os momentos, confiemos! Em tudo que nos acontece,  precisamos nos esforçar para sentir o amor de Deus por nós.

A vida... a morte... doenças, desempregos... atos e fatos... tudo, tudo, faz parte da vida... em tudo há a Mão de Deus... agindo, abençoando... 

Quantas coisas ruins, quantas situações de morte, situações de não-vida... quantas coisas poderiam nos acontecer...  Mas estamos aqui! Ainda! Ainda estamos aqui! E é por isto, que precisamos procurar escutar Deus, ouvir a Sua voz.

Procurar entender a história de cada pessoa, a vida pregressa de cada uma, o "para quê" de cada acontecimento, e agradecer a Deus o tempo que nos é dado para reconstruir o que muitas vezes, pela nossa incompreensão, foi destruído por nós, ou que, pelo menos   de alguma forma,  participamos dessa destruição...

Lágrimas fazem parte. Veja: estou chorando! E chorando por outras vidas... Chorando pela história sofrida de alguém que eu não conheço, mas que agora, nesta linda manhã,   fala conosco  pelos microfones da Canção Nova. E nos exorta agora a colocar a nossa FAMÍLIA nas Mãos de Deus! Paremos de escrever, de ler... e façamos, com confiança, uma profunda oração pela nossa família, a família onde fomos plantados, seja ela como for: Ave Maria...

domingo, 13 de abril de 2014

71 - COISAS DE CRIANÇA

71 - COISAS DE CRIANÇA

    Não! Não foi comigo que aconteceu. Vi no Facebook da mãe dele e achei muito interessante. Beleza, Arthur: parabéns! Assim você vai longe, querido! Colo aqui o que a mamãe escreveu:

*******

       Vovô Consuil, saiu com Arthur para buscar seus itens de pesca no rancho e voltar para casa.
    Chegando lá.... A turma da pescaria toda reunida. Ai o vô pegou todas as tralhas e chamou  o Arthur para ir embora.
     Ai Arthur começa:
    _ Ah, não, vô!...  Ah, nem, vô!.... Quero pescar... Buá... buá... buá...
    Meia hora depois de tanto choro, o vô tenta acalmá-lo:
   _ "Calma Arthur! Você tem muita vida pela frente. Ainda vai pescar e andar muuuito de barco."
    Aí, o  Arthur responde:
   _ "Sim, vô, é claro! Eu sei! O problema é o senhor!!! O senhor que já não tem muita vida pela frente!!!"
   Aí, o vô, doido.... pegou o barco na hora e foi passear. 
  Quem aguenta!
                                                 ******
    Assim são as crianças! Muito além do que a gente imagina!

domingo, 6 de abril de 2014

70 - IMPRESSIONANTE!!!

70 - IMPRESSIONANTE!!!

Você tem mãe?... Que pergunta! Todo mundo tem mãe! Viva ou morta; aqui ou na eternidade... todo mundo tem mãe!

Talvez você até já seja também, mãe; ou pretende sê-lo. É possível mesmo que esteja tentando a grande graça da maternidade, a maior e mais gratificante bênção que uma mulher pode  receber na face da terra!

Maria recebeu essa graça! Devido às circunstâncias, poderia ter vacilado, demonstrado insegurança; poderia ter deixado a resposta para depois... 

Mas, não! "Eis aqui, a escrava do Senhor! Faça-se!" E o trabalho foi feito! Aconteceu! E o grande Projeto de Deus foi realizado.

Leio: "Tudo com Jesus, nada sem Maria!" Analiso: se Deus, o Todo-Poderoso, o Onipotente, quis contar com Maria para que seu Filho Amado viesse ao mundo, seremos nós, pobres mortais, a contestar a importância dela para o evento do Novo Testamento?!...

Impressionante: Maria se nos apresenta de maneiras diferentes, conforme a invocação  que lhe fazemos (Nossa Senhora do Bom Parto, do Perpétuo Socorro, da Boa Viagem...) ou lugares diversos de sua aparição (Nossa Senhora Aparecida, de Fátima, de Lourdes, de Guadalupe...) e sabemos que é a mesma pessoa. Como é que pode?! Acho lindo isto!!!

Preparando uma palestra para as catequistas, no ano passado, encontramos uma figura de Maria, grávida. Como a gente sabia que era Ela?... E todo mundo entendeu! Impressionante!

Será que está no olhar?... Ou na alma, divinamente bela?... Onde está a Magia de reconhecermos Maria, a Mãe de Jesus, em todas essas imagens?!...

Amemos Maria: Ela nos trouxe Jesus, o grande Amor do Pai pela Humanidade!!! Amemos Maria, a Mãe de Jesus e nossa Mãe! Peçamos a Ela que passe à frente de todos os nossos empreendimentos!

69 - COMEÇAR...

69 - COMEÇAR...

Há um começo...
E há outro começo!
Estamos sempre começando, pois, cada final de etapa, já é o início de outra. A sementinha que hoje é lançada à terra, é fruto de uma colheita anterior, pois, "na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma!"

A nossa vida é uma sequência interminável de fatos, com causas e consequências, às vezes bem definidas; outras, totalmente inesperadas ou confusas, o que sempre nos surpreende, deixando-nos com uma imensa interrogação.

E é aí que entra a nossa fé. Fé em Deus, fé na vida, fé no ser humano, nosso irmão. Uma fé que nos faz caminhar confiantes, sem temor. Uma fé que nos permite arregaçar as mangas e ir à luta, com coragem, com determinação, com a firme confiança de que, o possível, faremos, e o impossível poderá nos ser concedido, se formos merecedores de tamanho presente.

Aliás, o dom da VIDA, por si só, já é um presente. Um presente, que, totalmente de graça, recebemos, como um enorme rolo de fita, que, com determinação, vamos desenrolando, construtores que somos de nossa história.

Não nos interroguemos muito a respeito do futuro; sabemos que o mesmo dependerá, de certa forma, do que plantarmos hoje. Portanto, preocupemo-nos simplesmente em lançar a semente - COM MUITO AMOR - ingrediente importantíssimo e insubstituível. Vamos revolver a terra, adubá-la, regá-la, cuidar dela com carinho. Isto é trabalho nosso; mas fazer germinar, fazer crescer e frutificar, é obra do CRIADOR!

Por isto, trabalhemos com fé e entreguemos nosso trabalho nas mãos de DEUS. Ele, somente Ele, irá coroar nossos esforços, com o prêmio merecido, conquistado com garra, com coragem, com determinação! Sejamos bons semeadores: os frutos virão - é só esperar. Com Fé!