segunda-feira, 5 de agosto de 2024

600 - DO EGITO À TERRA PROMETIDA

  DO EGITO À TERRA PROMETIDA

Moisés e seu irmão Aarão, até que enfim, conseguem sair com o povo, mas o faraó arrependeu-se de ter concordado com a saída de seus escravos e foi, ele mesmo,  com seus maiores guerreiros e os melhores carros atrás do povo hebreu, perseguindo-os até ao acampamento, perto do mar.

O povo ficou apavorado, mas Moisés recebeu de Deus a ordem de abrir o mar com o seu cajado e todos os hebreus puderam passar rapidamente para o outro lado.

Acontece que os egípcios também já haviam chegado ao local e, aproveitando que as águas do mar haviam dividido para os hebreus passarem, entram eles também, atrás dos fugitivos. 

Quando já se encontravam todos entre as muralhas das águas, Deus ordenou a Moisés que descesse o braço em cuja mão estava o cajado. Assim que o fez, as águas represadas se precipitaram com violência sobre os egípcios, levando consigo o faraó, cavalos e cavaleiros e os carros todos.

Todo o povo de Israel pôde ver os cadáveres dos egípcios nas praias, antes de partirem rumo à Terra Prometida a Abraão. Eles estavam salvos e começaram a caminhar pelo deserto.

Caminharam três dias, sem encontrar água e estavam todos sedentos ao extremo.  Enfim, encontraram uma fonte, mas a água era amarga. Reclamaram então com Moisés e Deus, mostrando-lhe um pedaço de madeira, disse a ele que jogasse nas águas; e elas se tornaram boas para o consumo.

Não foi fácil a travessia do deserto; muitas coisas desagradáveis aconteceram e o povo já estava arrependido de ter saído do Egito e acusavam Moisés por isto. Coitado de Moisés! Só queria ver seu povo livre da escravidão do Egito, libertados das mãos de patrões cruéis, que os maltratavam muito! Porém, era tão difícil a vida no deserto que o povo reclamava o tempo todo. E Moisés se recorria a Deus para que o ajudasse a solucionar os problemas. 

Que dificuldade! Não é fácil ser mensageiro de Deus! E como será que tudo terminou? Vamos ver alguns fatos... Problemas e soluções...

(Celina -  05/08/24)


Nenhum comentário:

Postar um comentário