quinta-feira, 11 de julho de 2024

597 - DE JOSÉ A MOISÉS

  DE JOSÉ A MOISÉS

Quem foi José? Vamos recordar, Criança: José do Egito era filho de Jacó, o terceiro grande patriarca do povo de Deus; eram doze irmãos e um dia, ele foi vendido para uns comerciantes que levavam mercadorias para o Egito e lá o  venderam ao faraó, como escravo. E foi isto a salvação de seu povo, que, anos depois, estava morrendo de fome e ele os levou também para o Egito, colocando-os numa região muito fértil daquele país, conforme determinara o faraó.

E quem foi Moises? Você já sabe? Vamos ver um pouco sobre ele, que nasceu do povo de Deus que morava no Egito e que seria morto ainda novinho, mas foi salvo das águas. Vou contar um pouco dessa história, que é muito interessante. Vamos lá?

O povo, descendente de Jacó, crescia cada vez mais. As mulheres hebreias eram muito férteis e em pouco tempo, povoaram aquelas terras do Egito onde moravam, o que começou a preocupar muito ao faraó, que já não era mais aquele do tempo de José.

Temendo que o seu país fosse atacado por outro povo e os judeus se aliassem aos inimigos, o faraó determinou que as parteiras matassem todos os meninos que nascessem das hebreias, deixando apenas as meninas, pois eles não temiam as mulheres e elas eram úteis ao povo egípcio pois trabalhavam muito.

Além disto, decretou que fossem dados trabalhos pesados aos homens para que eles fossem morrendo de tanto trabalhar. Carregavam grandes blocos de pedras para as construções, faziam tijolos e era exigido que produzissem cada vez mais, trabalhando debaixo de chicotes! Veja que maldade! 

Mas nem sempre as parteiras tinham coragem de matar os bebês e o povo de Deus só crescia cada vez mais. Advertidas pelo faraó e, temendo os castigos, tiveram que começar a obedecer. Que tristeza!

Veja a preocupação de uma mãe hebreia quando ficava grávida! Se fosse menina, tudo bem; mas se fosse um menino... 

Grande era a tristeza e a aflição das mães. E aí, o que fez a mãe de Moisés?... Vamos ver esta história.

(Celina  -  11/07/24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário