domingo, 23 de outubro de 2022

544 - Dia 20/10/22

544  -  Dia 20/10/22

  UM DIA ESPECIAL


Há dias bem diferentes na vida da gente. Alguns diriam que levantaram com o pé direito. Eu digo que me levantei com os dois pés bem firmes no chão, o amor no coração e, na cabeça, as melhores decisões. É questão de escolha. E eu escolho ser feliz a cada dia. 


Escolhi rezar o Rosário logo de manhãzinha, adorando a Jesus na Eucaristia. Levantei-me disposta a adorá-lo em três igrejas de nossa comunidade, onde eu sabia que Ele estaria exposto. 

Assim, saí cedinho e me dirigi para a Sant'Ana, onde pude participar da Santa Missa e comungar. E ali fiquei, em adoração, rezando o primeiro terço do rosário. 

Ao terminar, fui ao Santuário da Adoração, continuando minhas orações. Enchi a minha garrafinha da água Benta do Espaço Betânia e saí, dirigindo-me à Catedral de Santo Antônio. E lá estava Jesus exposto, em toda a Sua divindade, esperando pelos Seus fiéis, que vêm estar com Ele por algum tempo. 

Ali permaneci em adoração, rezando. E entrei para a fila de confissões, pois havia dois padres em locais diferentes da igreja, à disposição dos fiéis. Que felicidade poder estar à frente de um ungido de Deus, conversando com ele. Muito gratificante o Sacramento da Confissão! 

Após tudo isto, terminado o rosário, plena da presença confortadora de Deus em minha vida e na vida de toda a família e amigos, retornei-me à minha casa, feliz, para as tarefas diárias, comuns a toda boa dona de casa.

Felizes somos nós, católicos, que conhecemos a alegria pura de sabermos, pertença de Deus! Confiantes, caminhamos firmes, na certeza de que Ele sempre estará conosco, nos orientando na caminhada e que novos  dias, plenos de amor, Ele nos concederá, na Sua infinita misericórdia.

(Celina  -  outubro de 2022)

543 - É muita Bênção!

 543  -  É muita Bênção!

A vida vai passando... A gente nada sabe do momento seguinte, que interessante! Seria viável ter conhecimento de algo com antecedência? Definitivamente, não! Não faria mesmo sentido, saber o que viria depois. Surpresa faz bem. Seja como for! Sorrisos ou lágrimas devem acontecer no mesmo instante; nem antes, nem depois. Apenas no momento, com certeza!

E a gente vai vivendo... Vai caminhando... Subindo e descendo, cada curva do caminho! A gente segue escrevendo uma história que, tanto mais fascinante se torna, quanto mais prestarmos atenção nela. 

Claro! Pode-se levar a vida de qualquer maneira, sem se preocupar com o que virá depois; tudo está nos planos de Deus, com certeza! Só a Ele é dado saber o que virá. Por isto, o que temos a fazer, é nos abandonarmos, com confiança, em Suas Mãos, na certeza de que Ele nunca nos dará um fardo maior que o peso que podemos suportar.

Caminhar com Fé. Este é o segredo de uma vida feliz. E eu quero ser sempre feliz. Quem não o quer?!

Celina  -  Ano Santo de 2022


(Anos que marcaram profundamente a minha vida:

 1972 - 1982 - 1992 - 2002 -  2012 - 2022 -

de uma forma ou de outra)

segunda-feira, 27 de junho de 2022

542 - A Verdadeira Multiplicação!

    542  -  A Verdadeira Multiplicação!


Por mais de uma vez, vimos Jesus multiplicar o pão. Vimos transformar água em vinho, vimos fazer mudos falarem, cegos enxergarem, coxos andarem perfeitamente, leprosos, mal acreditando, se vendo curados -  curadas feridas e mais feridas do corpo e da alma!

Porém, nada maior que a multiplicação do Seu próprio Coração que se faz presença no mundo inteiro em todos os altares, a todo momento, distribuído com fartura a milhões de católicos, famintos de sua misericórdia, sedentos de seu amor divino.

Como é divino tudo isto, meu Deus! Um Coração que se despedaça em fatias divinas do miocárdio santo, que se deixa penetrar em nossas almas, transformando nossas mentes e nossos corações.

Que pena que nem todos conseguem ver isto, este fantástico prodígio que se repete ininterruptamente, nunca faltando nos altares do mundo inteiro o pão e o vinho para a transubstanciação! 

Benditos lavradores que plantam o trigo, que cultivam a uva e que os transformam no pão e no vinho, presentes nas Igrejas Católicas de todo o mundo! 

Que multiplicação fantástica deste Sagrado Coração, cujos santos fragmentos recebemos todos os dias para nossa satisfação e santificação! E quanta emoção ao poder tocar, poder sentir o Corpo Santo de Jesus Sacramentado!

Meu Deus! Como entender que alguns seres humanos ousem desprezar tamanha Bênção, não se fazendo presença aos pés do altar para receberem tão grandioso e sobrenatural presente?!

É realmente uma pena, que nada tenham entendido! Eu gostaria tanto de fazê-los compreenderem!... Mas... como proceder?... Não sei!

Que o Espírito Santo de Deus nos ilumine!

(Celina  -  27/06/22)

sexta-feira, 24 de junho de 2022

541 - Ai! Que susto!!!

 541  -  Ai! Que susto!!!

Nunca gostei de dirigir à noite. Amo dirigir e completei no dia vinte e nove de março, próximo passado, quarenta e dois anos de carteira.  Sim, amo dirigir, mas somente durante o dia. Não enxergo bem à noite. Meu esposo diz que se sente tranquilo comigo no volante, mas à noite, nem pensar! Acho que é por isto, que ele não estava comigo naquela hora.

E aí, aconteceu! E foi hoje, exatamente nesta noite, dia vinte e quatro de junho de dois mil e vinte e dois, que passei o maior aperto do mundo! E vou contar pra vocês, numa crônica bem curtinha: Nem me lembro onde estava, mas era uma escuridão terrível. De repente, parei o carro; não sei se era num semáforo. E aí, surgiu bem do meu lado, uma claridade enorme, creio que de faróis muito possantes. Pararam bem ao lado do meu carro. Tentei engatar uma ré, mas não entrou. Coloquei primeira, disposta a sair voando, mas o carro não saiu do lugar. Só aí notei que o freio de estacionamento estava acionado. Senti o carro andando para trás, como se estivesse sendo puxado por alguém. Um medo enorme se apoderou de mim, e numa fração de segundo, pensei assim: "Meu Deus, por que o Waldívio não está comigo???" Instintivamente, gritei alto: "Quem é você? Meu Deus, me ajude!!!"

Apesar de gritar tão alto, ele, que dormia ali do meu lado, não acordou. Não sei se gritei no sonho, ou já acordada; mas o certo é que o medo foi muito real! Até agora, ao contar pra vocês, estou toda arrepiada e com vontade de chorar! Como é que pode ser tão real assim?

E isto, em tão pouco tempo, porque eu havia me despertado muito cedo, já rezara meu terço e estava esperando bater cinco horas, no relógio de parede, que chegou ontem do conserto, pois ele não estava, nos últimos dias, tocando, nem batendo as horas. E eu amo ouvi-lo, lá de cima, do meu quarto. Esperei, bateu cinco horas, fiquei mais um pouquinho na cama, passei aquele aperto todo e ouvi o relógio, que neste exato momento, anuncia as dez e meia da manhã. E então, me levantei, ouvindo-o tocar as cinco e quinze.

Como é que pode, em menos de quinze minutos, eu passar um aperto tão grande, num sonho desses?! Coisa fantástica! E asseguro, com toda firmeza, que foi exatamente assim, britanicamente assim!

Graças a Deus, foi só um sonho, bem rápido. E peço a Ele que me proteja sempre!

(Celina  -  24/06/22)

sábado, 19 de março de 2022

540 - Minha Mão Esquerda!

 540  -  Minha Mão Esquerda!

Sou destra, extremamente destra! Quase não sei usar a mão esquerda. Coisas simples do cotidiano: não consigo pentear com ela, meus longos cabelos e muito menos, escovar os dentes... Ela não consegue lavar a louça, nem me ajuda a usar os talheres, nas refeições. Acho-a meio preguiçosa.

Dizem que "uma mão lava a outra". A direita lava a esquerda extremamente bem, mas o contrário... não sai não! Somente as duas juntas. Se vou passar um simples esmalte,  a esquerda até que fica linda: mas a direita, coitada! - trabalha tão bem e leva a pior!...

Escrever com a esquerda? Nem pensar! Só rabiscos ininteligíveis! Hoje a gente mais digita que escreve, mas mesmo assim, é preciso dar o recado de vez em quando, usando a caneta; e aí, só com a direita! Se algum dia eu machucar seriamente a direita... Sei não!

Mas... de uns três dias para cá, tenho pensado muito no assunto: ao passar o álcool nas mãos, lá na igreja, pela milésima vez, já levo a esquerda, e, com muito carinho, os dois dedos da direita, que serão utilizados na comunhão, deslizam suavemente pela palma da mão esquerda, muitas vezes, espalhando aquilo que, supostamente, nos livrarão de uma doença terrível. E é aí que eu medito:

Minha mão esquerda, todos os dias se transforma numa inexplicável Manjedoura para este Deus Maravilhoso que resolveu um dia, se encarnar e viver no meio de nós, deixando-nos, na Sua partida, de presente, a Eucaristia!

Que privilégio para a minha mão esquerda - e as mãos esquerdas do grande mundo católico de todo o Universo, serem transformadas em uma manjedoura para acolher o Filho de Deus, como aquela de Belém onde foi colocado o Deus-Menino!

Esta pandemia louca do coronavírus, nos presenteou com a belíssima ideia de que ninguém poderia receber a comunhão na boca, mas, apenas na mão esquerda, de onde a direita a pegaria para levar à sua própria boca.

E foi assim que eu pude encontrar uma finalidade única para ela! Já não a considero mais, uma preguiçosa! Pelo contrário, digna de aplausos! 

Católico, estenda com carinho a mão esquerda, massageie-a com o álcool, olhe para ela: será a Manjedoura de Jesus Eucarístico! Muito lindo, tudo isto!

E viva a Minha Mão Esquerda!!!

(Celina  -  18/03/ 22) 

quinta-feira, 17 de março de 2022

539 - Educar com Amor!

 539  -  Educar com Amor!


Ensinemos aos filhos e netos,

O que o Cristo nos ensinou!

E sabendo que somos irmãos,

Amemos, como Ele nos amou!

 

Educadores, busquem caminhos,

Para ajudarem na formação

Das nossas crianças e jovens,

Solidários todos, a cada irmão!

 

Pais, mães e filhos diante do altar,

Com gratidão, ao Deus de amor,

Elevem os braços em Oração,

À Eucaristia, todo louvor!

 

Todas as gentes, com muita fé,

Na alegria, em comunidade,

Reavivando toda a esperança

Na vida humana, com dignidade!

 

Na luz de Cristo, o ensinamento,

Com compromisso, todo cuidado,

Na fé cristã do nosso povo,

O Evangelho, sendo proclamado!

 

Pedindo a Deus, sabedoria,

Para trilhar novos caminhos,

Com a Virgem Maria, a nos guiar,

Ó cristãos, nunca estamos sozinhos!

segunda-feira, 14 de março de 2022

538 - Casa-Manjedoura "Padre Libério"

 538  -  Casa-Manjedoura "Padre Libério"

Vi hoje uma casa-manjedoura! Quero ter uma. E vou conseguir, se Deus quiser! Não sei se aqui ou em Diamantina; mas vou conseguir. Sei que vou!

Pensar nisto, faz-me lembrar que o Menino-Deus, que foi colocado numa manjedoura, não tinha uma casa. Apenas utilizaram uma gruta, nas imediações da cidade de Belém, reduto de animais. E fora ali, seu primeiro berço, apesar de um bercinho tão lindo, feito pelo próprio pai terreno, que ficara em Nazaré. São assim, as surpresas da vida!

E aceitando o convite da Fabiana, resolvi publicar os trabalhos deste blog até o presente momento,  recebendo o oitavo livro meu, a denominação de "Últimas Crônicas de Botões de Rosas" já que pretendo passar para um outro tipo de trabalho literário.

Meu primeiro livro, onde coloquei poemas, que fui reunindo ao longo dos anos, foi publicado com os trabalhos do blog Retalhos d'Alma. Depois, publiquei cinco outros, com cem crônicas em cada um, trabalho deste blog. O sétimo livro traz quatro histórias minhas, inéditas, que eu havia arquivado. E então, no dia seis próximo passado, domingo, foi lançado o oitavo.

Daqui para a frente, não sei como será; só Deus sabe. Sempre! Ele segue conosco, escrevendo a nossa história. Só tenho a agradecer, a Ele, em primeiro lugar, a toda a santidade reunida e a vocês que me leem e sempre dão um parecer favorável, incentivando-me a continuar. 

Então, até mais! A gente se vê por aí!

(Celina  12/03/2022)

quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

537 - O Silêncio!

 537  -   O Silêncio!

Sempre se fala no silêncio de Maria. Fala-se também no de José, já que ele queria abandoná-la em silêncio, assumindo uma culpa que não tinha, para livrá-la de um castigo terrível. Foi um período difícil, de insegurança, de indecisão, quase de desespero, devido à situação completamente inusitada, conhecendo ele a pessoa - quase criança - que lhe havia sido entregue. Providencial, a vinda do Anjo, em sonhos, para tirá-lo daquela incerteza. 

Hoje ouvi sobre o silêncio de outra pessoa de uma história bíblica maravilhosa. Um silêncio forçado, já que lhe fora tirada a capacidade de falar. 

Era um sacerdote, e estava a serviço no templo de Jerusalém. Um Anjo lhe aparecera também e ele deveria ter acreditado em suas palavras. Mas ele duvidou! Duvidou porque era por demais maravilhoso e inacreditável para ser verdade. E como duvidara daquelas palavras, ficou mudo. E mudo, ele permaneceu durante os nove meses de gestação. 

Zacarias teve que aprender a conviver com o silêncio, durante todo aquele tempo. Como deve ter sido difícil! Mais difícil ainda, por não ter a certeza de quando poderia ser-lhe devolvida a voz e - até mesmo - se lhe seria concedida algum dia!

A gente conhece esta história! Está na Bíblia. Mas eu nunca havia parado pra pensar no quanto deve ter sido terrível não poder falar, dividir com a esposa a alegria de um filho que estava a caminho, depois de tantas orações, depois de tantos dias, meses, anos de intenso pedido, entre lágrimas...

Porém, lembremo-nos de que a Bíblia diz: "Aqueles que semeiam entre lágrimas, na alegria voltarão, carregando seus feixes!"

E ainda podemos repetir confiantes: "Deus não demora! Deus capricha!!!" Porque aquele Menino seria   -  e foi!  -  simplesmente, o precursor de Jesus Salvador entre nós! 

(Já vivi um momento assim: no silêncio, pagando por uma culpa -  que eu não tinha...)

Confiemos sempre! Deus não demora! Deus capricha!!!

(Celina  -  06/01/22)